Descobrir Portugal
Breve História dos Ovos Moles
Artigo
  • Gastronomia e Vinhos

Breve História dos Ovos Moles

São uma das mais famosas e gulosas iguarias da gastronomia portuguesa. Típicos da cidade de Aveiro, têm uma história rica, como não podia deixar de ser. Vamos então conhecer um pouco mais sobre os Ovos Moles.

03 de fevereiro 2016

A história dos Ovos Moles tem origem conventual no século XVI. Terá sido no Convento de Jesus de Aveiro que este doce típico terá sido elaborado pela primeira vez. Enquanto que as claras dos ovos eram usadas para tarefas domésticas — para engomar a roupa, por exemplo —, às gemas não se sabia que uso dar. Até ao dia em que lhe juntaram o açúcar!

Ovos Moles

Doceiras prendadas, as freiras do convento rapidamente criaram um delicioso doce de ovos que, mais tarde, resultaria nos Ovos Moles de Aveiro. Fechado o templo, a receita perpetuou-se pela mão da empregada da última religiosa que ali habitou.

Os Ovos Moles são servidos em hóstia (obreia), por influência conventual, em formas que remetem para a cidade de Aveiro e a sua tradição piscatória e proximidade com o mar — os peixes, os búzios ou as conchas. Mas também são apresentados dentro de pequenas barricas pintadas à mão.

Ovos Moles de Aveiro

A genuinidade dos Ovos Moles de Aveiro foi reconhecida pela União Europeia que lhe atribuiu, e pela primeira vez a um produto português, a denominação de Indicação Geográfica Protegida.

“São seis barrilinhos d’ovos moles de Aveiro”
Já Eça de Queiroz n’Os Maias fazia referencia aos Ovos Moles de Aveiro! E onde os comer? Bom, se estiver de visita a Aveiro, damos-lhe duas sugestões. A primeira é a incontornável Confeitaria Peixinho, a casa que há mais anos comercializa Ovos Moles na cidade. Fica bem no centro de Aveiro, a um minuto da Câmara Municipal e tem portas abertas há 160 anos.  

Outras das referências aveirenses quando falamos de Ovos Moles é a Casa Maria da Apresentação da Cruz. No número 37 da Rua D. Jorge Lencastre, os Ovos Moles continuam a ser confecionados da forma tradicional e segundo a receita da família. Por isso, e uma vez em Aveiro, não deixe de passar por lá para levar uma (ou mais!) caixinhas para casa.

trouxas de Ovos da Casa dos Ovos Moles em Lisboa

Na capital, esta iguaria também tem lugar de destaque — A Casa dos Ovos Moles em Lisboa. Em hóstia ou nas barricas decoradas a rigor, os Ovos Moles fazem parte de uma lista de doces conventuais que aqui são servidos com toda a tradição e onde os ovos são reis. Fidalgo, Trouxas de Ovos, Celestes ou Toucinho do Céu acompanhados por uma Ginjinha, um Vinho do Porto ou um Moscatel.

Acreditamos que tenha ficado com água na boca portanto a solução será mesmo dar um saltinho à Casa dos Ovos Moles em Lisboa. A casa mãe fica na Calçada da Estrela e ainda há uma outra no Mercado de Campo de Ourique.

Desafio

O Ovo Mole!

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Casa Maria da Apresentação da Cruz
  • Casa dos Ovos Moles em Lisboa

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas