Descobrir Portugal
Monte da Ravasqueira — O Alentejo É Isto
Artigo
  • Família
  • Romance
  • Gastronomia e Vinhos

Monte da Ravasqueira — O Alentejo É Isto

A poucos minutos de Arraiolos, há um monte que reúne tudo o que de melhor a região alentejana tem para oferecer. Há vinho, gastronomia típica, uma adega, um museu e uma paisagem magnífica onde as vinhas se fundem com a planície. É tempo de conhecer o Monte da Ravasqueira.

03 de fevereiro 2020

Silêncio, tranquilidade, pureza. No Alentejo, a genuinidade das gentes sente-se na forma como acolhem quem vem de fora, na maneira como partilham e na paixão que dedicam às tradições.  O Monte da Ravasqueira não é, de todo, uma exceção. 

Monte da Ravasqueira

Aqui, o vinho é rei. Detentores de várias distinções em concursos nacionais e estrangeiros, os néctares aqui elaborados nascem de 45 hectares de vinha dividida em cerca de 20 castas que vão desde o Alvarinho, passando pela Touriga Nacional, o Syrah, a Viognier ou Antão Vaz. 

Para melhor os conhecer nada como um passeio pelas vinhas, seguido de uma visita à adega e de uma prova de vinhos. O Monte da Ravasqueira oferece diversas opções, tanto para simples apreciadores, como para verdadeiros connaisseurs

Vinha no Monte da Ravasqueira

E como o vinho pede, quase sempre, a companhia de petiscos, aproveite que está no Alentejo e prove algumas das iguarias da terra. O Monte da Ravasqueira serve refeições e até lhe organiza um piquenique. Só precisa de fazer marcação.

Atrelagens, carros de cavalos e arreios

Outro dos segredos do Monte da Ravasqueira é o Museu da Atrelagem. Esta coleção de carros de cavalos e arreios começou pela mão do patriarca da família e foi crescendo ao longo das décadas. Hoje, conta com mais de 30 exemplares, incluindo um do século XVIII, todos em perfeito estado de conservação. Uma forma de perpetuar uma das fortes tradições da Ravasqueira, que foi campeã em 1996 no Campeonato do Mundo de Atrelagem que se realizou na Bélgica.

Museu da Atrelagem

Como vê, tem aqui boas razões para rumar a Arraiolos. O Monte da Ravasqueira é uma excelente escolha para os apreciadores de vinho e o percurso, para quem vem de Lisboa, dura pouco mais de uma hora. A recompensa está mesmo ali à vista. 

Desafio

Provador de Néctares do Alentejo!

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Monte da Ravasqueira

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas