Descobrir Portugal
Parque Natural da Serra de São Mamede
Artigo
  • Natureza e Ar Livre

Parque Natural da Serra de São Mamede

Paisagem exuberante, rica em fauna e marcos históricos. Vilas que representam orgulhosamente a identidade alentejana. O Parque Natural da Serra de São Mamede é tudo isto e muito mais.

21 de junho 2016

É um Alentejo com espírito beirão este que encontramos na Serra de São Mamede, a maior cadeia montanhosa abaixo da linha do Tejo.

A área abrange os concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre e a sua relevância em termos naturais levou a que fosse classificada e protegida como parque natural.

Castelo de Vide

Aqui a vegetação é exuberante. Castanheiros, carvalhos, sobreiros e azinheiras pintam as encostas de verde e convidam ao passeio.

São vários os percursos pedestres registados no local. Os do Marvão (8 km), dos Galegos (11 km), do Alegrete (11 km) e da Esperança (16 km) são alguns que poderá percorrer. Os dois últimos até de BTT, caso seja adepto.

Paisagem Serra de São Mamede

Atravessando-os terá uma boa visão sobre o parque e não deixe de ficar atento à fauna local: aves, como a águia, o gavião, o bufo-real ou a coruja do mato, havendo também registos de javalis, veados ou texugos.

Vilas e aldeias cheias de história
São Mamede apresenta vestígios humanos desde o Paleolítico e não são poucos os marcos históricos que pode encontrar, desde antas a menires (como o Menir da Meada), evoluindo, ao longo dos tempos, para pontes romanas e quinhentistas.

Menir da Meada

No limite sul do parque, na freguesia de Esperança, concelho de Arronches, encontrará o mais importante conjunto de pinturas rupestres ao ar livre em Portugal.

Também embrulhadas pelo parque natural, Marvão e Castelo de Vide são de visita obrigatória.

Castelo de Marvão

Os castelos de ambas as vilas foram em tempos fortificações estratégicas na defesa da fronteira, já que pela sua posição territorial e elevação tornaram-se num local de refúgio e ponto de observação e vigilância em relação aos avanços do país vizinho.

Por último, não abandone a região sem uma incursão pela gastronomia local, seja com uma prova de petiscos alentejanos ou das tradicionais migas.

Desafio

Naturalmente Alentejano

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Castelo de Marvão
  • Castelo Medieval de Castelo de Vide

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas