Descobrir Portugal
Termas — O Segredo Está Na Água
Artigo
  • Romance
  • Bem-Estar

Termas — O Segredo Está Na Água

Sabe o que são águas ferruginosas? E bicarbonatadas? Se isto não lhe diz nada talvez esteja na hora de ir passar uns tempinhos às termas. Aproveita para descansar, retemperar energias e, quem sabe, acabar com uma ou outra maleita.

Spa Termal das Pedras Salgadas
Estamos em Trás-os-Montes e a mais de 500 metros de altitude. Há muito que as Pedras Salgadas são um nome sonante quando se fala de águas termais. O conceito e a marca foram totalmente renovados dando lugar a um parque moderno, de excelência e em harmonia perfeita com a natureza. O Spa Termal tem o cunho de Siza Vieira que reabilitou os balneários históricos. O alojamento é feito nas Eco e nas Tree Houses. A água chega ao parque vinda de quatro nascentes e a sua qualidade é reconhecida em todo o mundo.  É indicada para tratamentos de doenças endócrinas, do aparelho digestivo e respiratório e também do foro reumatológico. O Spa Termal das Pedras Salgadas disponibiliza ainda vários programas de bem-estar que incluem massagens, esfoliação corporal, aromaterapia, lifting e hidratação. Funciona durante todo o ano.

Pedras Salgadas

Termas de Vizela
As propriedades das águas termais das Caldas de Vizela terão sido descobertas pelos romanos, um dos muitos povos que habitou aquela região. A cidade fica no Minho e é banhada pelo rio que lhe dá nome. As termas estiveram encerradas durante vários anos tendo reaberto portas recentemente. E em boa hora uma vez que águas com estas características não se podem mesmo desperdiçar. São procuradas por quem precisa de terapêuticas para as vias respiratórias e doenças de pele ou de ossos. O Balneário de Vizela está enquadrado num amplo parque que contribui para um relaxamento total. 

Termas do Vimeiro
As Termas do Vimeiro foram, em tempos, alimentadas pela água vinda de duas fontes – a de Santa Isabel, já em desuso, e a dos Frades. Diz a história que este balneário, no pequeno lugar de Maceira, em Torres Vedras, terá surgido no final do século XIX. Localizadas numa zona central do país e apoiadas por diversas unidades de alojamento, atraem muitos turistas e pacientes de junho a outubro, meses em que está em pleno funcionamento. Há ofertas de termalismo clássico, orientado para questões clínicas, e termalismo de bem-estar para quem procura massagens, hidromassagens e outro tipo de tratamentos de relaxamento.

Termas do Vimeiro

Caldas de Monchique
São as únicas termas existentes em toda a região algarvia e funcionam 365 dias por ano. Na verdade, estamos a falar de uma Villa Termal que, para além das termas propriamente ditas, oferece unidades de alojamento, espaços de restauração e até um wine bar, imagine-se. Tudo inserido em edifícios históricos que foram recuperados com bom gosto e com a preocupação de se inserirem em plenitude com a paisagem circundante — o Parque Natural da Serra de Monchique. O Spa Termal, com áreas generosas, aposta em tratamentos exclusivos que vão desde os duches de jato e vichy à aplicação de lamas. Nas terapias medicinais, as águas da Villa Termal das Caldas de Monchique, ricas em bicarbonato, flúor e alcalinidade, estão indicadas para quem necessita de cuidados respiratórios ou músculo-esqueléticos. 

Termas de Monchique

 Termas das Caldas da Rainha

Estamos a falar do hospital termal mais antigo do mundo! A iniciativa foi da Rainha D. Leonor, em 1485, que terá reconhecido naquelas águas características capazes de curar todos os males. 500 anos depois as propriedades mantêm-se. As Termas das Caldas da Rainha estão claramente direccionadas para os tratamentos medicinais e estão em funcionamento ao longo de todo o ano.

Desafio

Mergulhador de Águas Termais

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Termas de Vizela
  • Termas das Caldas da Rainha
  • Caldas de Monchique
  • Spa Termal das Pedras Salgadas
  • Termas do Vimeiro

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas