Descobrir Portugal
1056 Metros de Altitude
Roteiro
  • História e Cultura

1056 Metros de Altitude

É a cidade mais alta de Portugal e uma das mais belas. Guarda encerra nas suas muralhas mais de 800 anos de História que vale a pena descobrir. E não esqueça de respirar fundo um dos ares mais puros do país.

13 de maio 2016
Torre de Menagem

Dia1

A nossa viagem pela cidade da Guarda começa pelo seu ponto mais elevado e que lhe atribui o título de cidade mais alta de Portugal.
A Torre de Menagem, situada a 1056 metros de altitude, foi construída no séc. XIII e estava integrada no sistema defensivo de alcáçova.
Aqui terá o primeiro contacto com a história da cidade, quer através de um núcleo de exposição arqueológico, como ao “folhear” a Carta de Foral ou através da banda desenhada a “História da Guarda Oitocentos anos de cidade”.
As visitas acontecem diariamente, entre as 9h00 e as 17h00, e têm a duração de 40 a 50 minutos.
Antes de sair da torre e embrenhar-se nas ruas da Guarda, aprecie a vista a 360º que esta lhe oferece.

Chafariz de Santo André

Da Torre de Menagem à Rua Soeiro Viegas são cerca de 10 minutos a pé. Aqui, junto da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, vai encontrar o Chafariz de Santo André, um dos mais monumentais exemplares de estilo barroco e onde se destacam os motivos marinhos e as bicas de água em forma de monstros. Há quem também o conheça como o chafariz da família Refoios Saraiva, uma vez que, originalmente, pertencia a uma propriedade desta família na freguesia de Vela, tendo sido posteriormente trazido para este local.

Complexo do antigo Sanatório Sousa Martins

E porque está à porta do Parque da Saúde, que tal entrar nos seus jardins e apreciar os edifícios centenários que se encontram no interior?
O antigo Sanatório Sousa Martins, inaugurado pela Rainha D. Amélia e pelo Rei D. Carlos I, em maio de 1907, foi classificado em 2014 como Imóvel de Interesse Público.
A localização privilegiada da Guarda, com as caraterísticas do clima e ar, tornou-se desde cedo num elemento favorável à cura de doenças respiratórias e o sanatório foi a primeira instituição criada de raiz para a assistência a doentes com tuberculose.
Aproveite que se encontra neste local, com todo o seu espaço verde e sequóias gigantes, e respire fundo.

Antigo Convento de São Francisco

Saia do Parque da Saúde e dirija-se para a Rua Francisco Salgado Zenha. Lá vai encontrar o antigo Convento de São Francisco. Hoje, Arquivo Distrital da Guarda, em tempos esta antiga abadia acolheu frades franciscanos. Fundado no século XIII, sofreu diversas intervenções ao longo do tempo, mas ainda hoje se destacam, no seu interior, a igreja, o pátio fechado e o claustro.
Antigo Paço Episcopal

A próxima paragem deste roteiro é o Museu da Guarda, na Rua Alves Roçadas. Está no antigo Paço Episcopal e Seminário da cidade, mandado construir em inícios do séc. XVII, por ordem do Bispo da Guarda D. Nuno de Noronha.
Não tem que enganar, pela austeridade arquitectónica e fachadas despidas de quaisquer elementos decorativos.
No interior espera-o uma coleção de mais de 4800 peças oriundas do distrito, integradas em núcleos de Arqueologia, Escultura ou Pintura Sacra, entre outros espaços.
Pode visitar o local de terça-feira a domingo, entre as 10h00 e as 18h00.

Igreja da Misericórdia

Junto ao Largo João de Almeida vai deparar-se com a Torre dos Ferreiros, uma das portas monumentais das muralhas que protegiam as casas, paços e igrejas do antigo burgo medieval egitaniense.
E já que falamos em igrejas, a da Misericórdia, também neste largo, é um dos edifícios mais imponentes da cidade.
Aprecie a fachada em estilo barroco e repare no nicho construído no topo, o qual guarda a imagem de Nossa Senhora da Misericórdia.

Sé Catedral da Guarda

Vamos agora até à antiga Praça Velha da cidade. A Praça Luís de Camões é o espaço mais central da cidade e um dos que reserva mais história.
É lá que vai encontrar a Sé Catedral da Guarda, um dos monumentos mais marcantes da arquitetura portuguesa, os antigos Paços dos Concelho e vários outros edifícios que fazem a história da cidade, como é o caso do Solar dos Póvoas.
Aproveite esta zona para descansar e almoçar.

Porta D'El Rei

Saia da Praça Velha e dirija-se ao Largo do Espírito Santo. Já reparou na passagem em pedra? Está na Porta D’El Rei, um dos acessos monumentais criados na muralha e que servia de via de circulação entre a cidade e o exterior. Por aqui passava uma das maiores vias de Portugal, na altura da Idade Média, a qual fazia a ligação de Celorico a Coimbra e Lisboa.

Antigo Bairro Judaico e Igreja de São Vicente

Sabia que a presença judaica na Guarda remonta ao século XIII e foi uma das mais importantes da Beira Anterior? O bairro desta comunidade situava-se no que é hoje a Rua e Largo de São Vicente, um dos pontos de maior movimento da cidade medieval, o que facilitava o desenvolvimento da atividade comercial. Também aqui existiu uma importante sinagoga.
Já que está no largo aprecie um outro edifício de culto, desta feita cristão: a Igreja de São Vicente.
De estilo barroco, entre no interior para ver os vários painéis de azulejos com representações de cenas de Nossa Senhora e da vida de Cristo.

Rua Direita

Estamos no fim desta viagem pelo centro histórico da Guarda mas ainda há tempo para passar por mais um ponto monumental na muralha: a Porta da Erva.
Também conhecida como a Porta da Estrela, foi construída no século XIII, integrando igualmente o sistema defensivo da cidade.
Pode também optar por ir pelo sentido oposto, pela Rua Francisco de Passos — a Rua Direita.
Esta artéria era o eixo principal do burgo medieval e caminhando por ela vai encontrar casas com fachadas quinhentistas e detalhes arquitectónicos que vale a pena descobrir com um olhar mais atento.

Desafio

Escudo da Estrela

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Sé Catedral da Guarda
  • Torre de Menagem da Guarda
  • Chafariz de Santo André
  • Antigo Convento de São Francisco
  • Museu da Guarda
  • Igreja da Misericórdia da Guarda
  • Igreja de São Vicente

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas