Descobrir Portugal
5 Barragens Para Percorrer de Canoa
Top
  • Natureza e Ar Livre

5 Barragens Para Percorrer de Canoa

Se é fã de canoagem então uma destas barragens é ideal para si. De norte a sul, mostramos-lhe as melhores albufeiras para pôr a pagaia na água.

1

Barragem da Caniçada

Abrangendo os concelhos de Terras de Bouro e de Vieira do Minho, a Barragem da Caniçada é a nossa sugestão para colocar a canoa nas águas do Rio Cávado.
Construída em 1954, esta albufeira estende-se por muitos quilómetros e é considerada uma das mais bonitas do país ou não fizesse ela fronteira com o Parque Nacional da Peneda-Gerês.
Opte por seguir pelo braço do Rio Caldo, de onde pode observar o Santuário de S. Bento da Porta Aberta, ou pelo caminho formado pelo riacho que desce das termas do Gerês. Qualquer um é de cortar a respiração.

Quer seja uma visita de um dia ou de mais, na envolvente da barragem encontra várias opções de alojamento e restauração e a Marina de Rio Caldo apresenta boas infraestruturas de apoio às várias atividades náuticas.

2

Barragem da Aguieira

No leito do Rio Mondego, a jusante da Foz do Rio Dão, pode encontrar a Barragem da Aguieira, um dos locais de eleição para canoagem.
Não é à toa que atletas e seleções nacionais e internacionais escolhem anualmente este lugar para estagiar.
Esta extensa albufeira, que abrange os limites do concelho de Penacova, no distrito de Coimbra, e do concelho de Mortágua, no distrito de Viseu, está inserida numa paisagem de grande beleza natural e o seu ponto mais alto chega a atingir os 90 metros.

Sugerimos-lhe uma viagem sem grande velocidade ou limite de tempo para que possa usufruir de todo o ambiente. Siga pelas margens recortadas, pelos recantos escondidos, descubra as pequenas ilhotas e ancoradores que vai encontrando pelo caminho.

3

Barragem de Montargil

A grande surpresa para quem visita a Barragem de Montargil pela primeira vez é a sua imensidão e grande afluência de pessoas nas margens.
Localizada no concelho de Ponte de Sôr, esta albufeira tornou-se numa verdadeira estância balnear no meio do Alentejo.
Entre por uma das muitas praias fluviais existentes e faça-se à água! A paisagem é a típica alentejana, pintada com o verde dos pinheiros e sobreiros espalhados pelas margens.

Se não conseguir resistir a ficar para mais um dia, a zona é rica em alojamento e restaurantes, oferecendo ainda um muito concorrido parque de campismo.

4

Barragem do Alqueva

É uma das mais mediáticas barragens nacionais. A Barragem do Alqueva, com os seus 250 km de albufeira e 1100 km de margens, é o maior lago artificial da Europa.
Construída sobre o Rio Guadiana, parta com a sua canoa da Marina da Amieira para as águas mansas do Grande Lago. Viaje por entre as inúmeras ilhas e pelos longos braços daquela que é a maior reserva de água do país.
Se quiser uma experiência única sugerimos um passeio noturno. Através da Dark Sky Alqueva poderá reservar a viagem junto de um parceiro certificado. Garantimos que será um dos céus mais estrelados que alguma vez vai ver.

5

Barragem de Odiáxere

Quem pensa em Algarve pensa na agitação característica que se vive na zona costeira. Mas pegue na canoa e viaje até ao concelho de Lagos para entrar na serenidade das águas da Barragem de Odiáxere.
Localizada a sul da Serra de Espinhaço de Cão, a Barragem da Bravura, como também é conhecida, foi construída sobre a Ribeira de Odiáxere e é uma das mais bonitas do Algarve.
Chegue à albufeira através da Vila de Odiáxere, seguindo para norte, em direção a Bravura. À sua espera terá águas calmas mas inúmeros percursos por onde se pode aventurar à descoberta da paisagem serrana algarvia.

Desafio

O Rei das Pagaiadas

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Albufeira da Barragem da Caniçada (Ponte sobre Rio Cávado)
  • Barragem Hidroelétrica da Aguieira
  • Albufeira da Barragem de Montargil (Parque de Campismo)
  • Albufeira da Barragem do Alqueva (Marina da Amieira)
  • Albufeira da Barragem de Odiáxere (Bensafrim)

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas