Descobrir Portugal
5 Cidades Para Visitar Em 2019
Top
  • Família
  • História e Cultura
  • Festivais e Eventos

5 Cidades Para Visitar Em 2019

O novo ano está à porta e com ele uma série de eventos que vão marcar 2019. Esta é a desculpa perfeita para ir conhecer algumas cidades portuguesas.

26 de dezembro 2018
1 Braga

Braga

Porque é de viagens que estamos a falar, comecemos por Braga, a cidade que vai acolher o Expocidades em 2019.
Na sua 5ª edição, esta é a maior mostra do potencial turístico do Eixo Atlântico, constituído por cidades galegas e portuguesas, entre ela em Portugal: Barcelos, Braga, Bragança, Chaves, Guimarães, Macedo de Cavaleiros, Maia, Matosinhos, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Maria da Feira, Valongo, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Vila Real.
Deste modo, entre 31 de maio e 2 de junho, Portugal e Espanha juntam-se na Praça da República para mostrar o que de melhor as duas regiões têm para oferecer, entre atrações turísticas, artesanato, gastronomia, etc.
E já que se encontra em Braga, siga o nosso city break com os melhores pontos de paragem para conhecer a cidade.
2 Calouste Gulbenkian

Porto e Lisboa

Não é uma, mas sim duas as cidades a visitar pelo mesmo motivo: o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andersen.
A conhecida poetisa nasceu no Porto, em 1919, e morreu em Lisboa, em 2004, por isso, estas são as cidades onde vão ter lugar os maiores eventos de uma programação que se estende a todo o país.
Da dança, a exposições, conferências e concertos, a obra de Mello Breyner será celebrada das mais diversas formas, sendo desde já de destacar um colóquio em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian, a 16 e 17 de maio; um concerto comemorativo no Teatro Nacional de São Carlos, a 6 de novembro; ou o ciclo de conferências “Sophia e as Artes”, na Fundação de Serralves, no Porto, a 16, 23 e 30 de novembro, e a 7 e 14 de dezembro.
Para mais informação sobre a agenda das comemorações, consulte o site oficial.
3 Guarda

Guarda

Mais um evento que junta Portugal e Espanha numa cidade portuguesa. A Guarda vai receber durante em junho a Cimeira Luso-Espanhola que terá como objetivo aprofundar a estratégia de desenvolvimento das regiões fronteiriças.
Muito possivelmente não terá acesso a esta cimeira que reunirá os dois governos da Península Ibérica. Porém, esta é a desculpa perfeita para conhecer a cidade mais alta de Portugal.
Da Torre de Menagem à Praça Luís de Camões, onde encontra a Sé da Guarda, siga o nosso roteiro para conhecer esta cidade entre muralhas com mais de 800 anos de História.
4 Convento de Cristo

Tomar

Realiza-se de quatro em quatro anos, e 2019 é ano sim! Tomar recebe a Festa dos Tabuleiros, entre 29 de junho e 8 de julho.
Única no mundo, esta celebração distingue-se pela ruas ornamentadas, as colchas colocadas nas janelas e varandas e flores, muitas flores atiradas durante o cortejo principal, que, no próximo ano, acontece a 7 de julho.
Durante o desfile, centenas de raparigas transportam na cabeça os tabuleiros que podem atingir o metro e meio de altura e os 15 quilos. Compostos por 30 pães, de formato especial, são suportados por um cesto de vime e rematados por uma coroa com a Cruz de Cristo ou a Pomba do Espírito Santo.
Aproveite que está na terra dos templários para visitar o Museu dos Fósforos, provar um “beija-me depressa” ou para conhecer o Convento de Cristo, Património Mundial da UNESCO.
5 Portimão

Portimão

Portimão é conhecida pelas fortes ligações que sempre teve ao rio e ao mar e, a partir de 2019, vai também ser reconhecida como a Cidade Europeia do Desporto.
O programa de atividades a decorrer durante o ano ainda não é conhecido, mas a cerimónia de abertura está agendada para 18 de janeiro.
Os eventos deverão passar por algumas das principais infraestruturas do concelho, do Portimão Arena ao Autódromo Internacional do Algarve, na Mexilhoeira Grande, ao Aeródromo Municipal do Alvor, entre outros.
Fique atento à programação e não deixe de visitar outros locais emblemáticos desta cidade algarvia.
Desafio

Agenda 2019

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Santuário do Bom Jesus do Monte
  • Parque de Serralves
  • Sé Catedral da Guarda
  • Convento de Cristo
  • Museu Calouste Gulbenkian
  • Autódromo Internacional do Algarve

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas