Descobrir Portugal
5 Museus Para Conhecer no Alentejo
Top
  • História e Cultura

5 Museus Para Conhecer no Alentejo

Percorremos as terras alentejanas de uma ponta à outra em busca de espaços museológicos que vale a pena visitar. Venha connosco nesta viagem pela cultura e pela história.

04 de julho 2018
1 Museu do Relógio — Serpa

Museu do Relógio — Serpa

Este museu conta com dois núcleos — o outro é em Évora — mas vamos debruçarmo-nos sob o que fica localizado em Serpa. O Museu do Relógio nasce a partir do espólio de António Tavares d’Almeida (agora nas mãos do filho), colecionador de máquinas do tempo, e que resultou na abertura do espaço em 1995. 
Ao todo, são mais de duas mil peças, desde 1630 até aos nossos dias. Há exemplares de todos os feitios e para todos os gostos — pulso, bolso e parede —, para além de marcas de renome da relojoaria como são os casos da Patek Philippe, a Rolex ou a Piaget.
O Museu do Relógio de Serpa está instalado no Convento do Mosteirinho e de portas abertas de terça a sexta entre as 14H00 e as 17H30. Aos fins de semana e feriados, pode visitar o espaço entre as 10H00 e as 12H30 e as 14H00 e as 17H30.
Nota: o Museu do Relógio de Serpa encontra-se encerrado para férias entre os dias 10 e 15 de julho. 

2 Museu Regional de Beja

Museu Regional de Beja

Também denominado de Museu Rainha D. Leonor, é um dos locais indicados para ficar a conhecer um pouco melhor sobre a história, a cultura e o panorama artístico da zona de Beja.
O acervo estende-se desde a pré-história até aos dias de hoje e conta com uma relevante coleção de pintura que vai desde o século XV ao século XVIII, com obras de artistas portugueses, espanhóis e holandeses. Mas também há secções de ourivesaria, arqueologia, heráldica e ainda um núcleo visigótico. 
O bilhete de entrada no Museu Regional de Beja custa 2€, estando aberto de terça-feira a domingo, das 9H30 às 12H30 e das 14H00 e as 17H15.

3 Museu do Mármore – Vila Viçosa

Museu do Mármore – Vila Viçosa

Mudou-se da antiga estação de comboios de Vila Viçosa para a Pedreira de Gradinha, a caminho de Borba. 
Material nobre, explorado desde o tempo dos romanos, é apreciado em todo o mundo pela sua qualidade e beleza. No Museu do Mármore é possível ficar a perceber como se processa a sua extração e transformação, bem como a maquinaria usada nas pedreiras. 
Durante os meses de verão, o espaço museológico está a funcionar de terça a domingo (encerra às segundas e feriados), das 9H30 às 13H00 e das 14H30 às 18H00. A entrada custa 1€. 

4 Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino

Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino

Trabalhos de autores como Júlio Pomar, Vieira da Silva, Almada Negreiros e até Le Corbusier serviram de base para algumas obras de tapeçaria que pode admirar neste museu. A Tapeçaria de Portalegre é uma forma de arte única, um trabalho 100% manual que consiste em replicar quadros através de uma trama de oito cabos que une centenas de cores distintas. O resultado são peças extraordinárias que tem mesmo que conhecer neste museu cujo nome é uma homenagem ao mentor da recuperação desta arte de Portalegre — Guy Fino
Está aberto de terça a domingo das 9H30 às 13H00 e das 14H30 às 18H00.

5 Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo — Évora

Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo — Évora

Desde o ano passado que o Museu de Évora passou a denominar-se Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo. Com mais de 100 anos de existência, está instalado no edifício dos antigos Paços Episcopais, e começou por acolher o espólio arqueológico da cidade. Ao longo do tempo, juntaram-se coleções de pintura, ourivesaria e mobiliário, entre outras. 
Dos milhares de objetos que compõem o acervo do museu destaca-se um conjunto de painéis da Vida da Virgem e da Paixão de Cristo com origem no século XV na Escola de Bruges. 
De abril a outubro, o Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo funciona de terça a domingo entre as 10H00 e as 18H00. 

Desafio

Museus do Alentejo

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Museu do Mármore
  • Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino
  • Museu de Évora
  • Museu Regional de Beja
  • Museu do Relógio

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas