Descobrir Portugal
9 Locais Para Visitar Em Portimão
Top
  • História e Cultura

9 Locais Para Visitar Em Portimão

Terra com fortes ligações ao rio e ao mar, Portimão vive de tradições e de vestígios de outros tempos. Descubra os locais que não pode perder numa viagem ao Sul.

06 de abril 2018
1 Igreja Matriz de Portimão

Igreja Matriz de Portimão

Construída numa das zonas mais elevadas da cidade, a Igreja Matriz de Portimão data do séc. XV, mas ao longo do tempo sofreu várias intervenções que resultaram numa miscelânea de estilos — barroco, rococó e manuelino.
Do edifício primitivo restou o portal gótico, inspirado no Mosteiro da Batalha, que conta com extremidades decoradas e esculturas.
Também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Conceição, o templo tem no interior um retábulo-mor da autoria do escultor Manuel Martins, um dos maiores entalhadores do seu tempo da região algarvia.

2 Coreto de Portimão

Zona Ribeirinha de Portimão

Um dos locais de eleição para passeios ao final do dia. A zona ribeirinha de Portimão segue rente ao Arade, com pequenos ancoradouros debaixo de olho e o mar como destino.
Junto à Praça Manuel Teixeira Gomes, o Coreto do Portimão marca o momento em que Portimão foi elevada a cidade e lembra os concertos e cerimónias oficiais que ali tiveram lugar.
Demolido no início da década de 1970, quis a vontade da população portimonense que fosse reerguido como símbolo da memória colectiva. “A história deste coreto confunde-se com a identidade histórica da cidade”, refere um documento publicado pela junta local aquando da construção desta nova estrutura, em 2010.

3 Convento do Colégio de Jesuítas

Convento do Colégio de Jesuítas

No séc. XVII, depois de encontrar em Portimão um porto seguro para refúgio de uma forte tempestade, Diogo Gonçalves mandou construir a Igreja e o Colégio dos Jesuítas.
Localizado na Alameda da Praça da República, este convento jesuíta destaca-se pela simplicidade na arquitetura. Para além da igreja-salão, os corredores deste edifício apresentam obras de cerca de 200 pintores portugueses que constituem o espólio do Museu Diogo Gonçalves.
Na capela-mor encontra o túmulo em mármore deste fidalgo da terra.

4 Palácio Bívar

Palácio Bívar

O atual edifício dos Paços do Concelho data de finais do séc. XII. O palácio, ao estilo neoclássico, pertenceu à família Bívar, ilustres portimonenses que se destacaram no campo da política nacional e regional. Tendo integrado a então Câmara dos Deputados — hoje Assembleia da República —, a ação de Francisco Bívar foi fundamental aquando da discussão do traçado da estrada litoral do Algarve — mais conhecida como a EN125 —, nomeadamente no ponto de travessia do rio Arade.

5 Teatro Municipal de Portimão

Tempo — Teatro Municipal de Portimão

No Largo 1º de Dezembro, o edifício de cor amarela salta à vista com as suas estátuas de Art Déco e painéis de azulejos. O TEMPO —Teatro Municipal de Portimão resulta da transformação do Palacete Sárrea Garfías (séc. XVII) naquele que é o espaço cultural de excelência da cidade.
Por aqui são frequentes os concertos, peças de teatro e workshops que contribuem para a revitalização da zona histórica e para a dinamização cultural da cidade.

6 Fortaleza de Santa Catarina

Fortaleza de Santa Catarina

Na falésia junto à Praia da Rocha, numa posição altaneira, como se quer, a Fortaleza de Santa Catarina é um dos ex-libris de Portimão e a prova da importância que aquele porto sempre teve para a atividade marítima.
Construída durante o reinado de D. Filipe II e integrada nas estruturas defensivas do Algarve, fazia a proteção do rio Arade. Hoje é um dos miradouros de eleição da cidade. 

7 Museu de Portimão

Museu de Portimão

É um dos museus mais premiados de Portugal e ocupa a antiga Fábrica de Conservas Feu. O Museu de Portimão leva-o numa viagem no tempo e na história local, até às origens humildes desta população virada para o mar.
A exposição permanente “Portimão, Território e Identidade” mostra, entre outros períodos históricos, como se processava o dia-a-dia dos antigos operários da fábrica e nem falta o som a anunciar a chegada do peixe a Portimão.
8 Igreja da Misericórdia de Alvor

Igreja da Misericórdia de Alvor

Fora do centro de Portimão, na freguesia de Alvor, a Igreja da Misericórdia é um dos templos mais bonitos que pode visitar.
Datada do séc. XVII, esta igreja é repleta de detalhes no interior, desde o altar, ao púlpito lateral e ao vitral alusivo ao milagre das rosas.
A origem deste templo religioso remonta ao reinado de D. Manuel, numa homenagem à memória de D. João II que faleceu naquela localidade.
É considerado um dos melhores exemplos do estilo manuelino em terras algarvias.
9 Monumentos Megalíticos de Alcalar

Monumentos Megalíticos de Alcalar

A 5 km da Mexilhoeira Grande, no concelho de Portimão, os Monumentos Megalíticos de Alcalar começaram a ser descobertos no final do séc. XIX e prevalecem até aos dias de hoje.
Classificado como Monumento Nacional, este núcleo megalítico estende-se por mais de 10 hectares e pode conhecê-lo melhor com uma visita ao Centro de Interpretação.

Desafio

Tanto de Portimão

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Museu de Portimão
  • Igreja de Nossa Senhora da Conceição
  • Fortaleza de Santa Catarina
  • Monumentos Megalíticos de Alcalar

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas