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Perguntas frequentes

O que é o serviço Via Verde Traveller?

O Via Verde Traveller é um serviço sem período de fidelização, que permite pagar automaticamente, de forma rápida e cómoda, taxas de portagem em determinadas autoestradas em Espanha.

Se é aderente, deverá utilizar as vias de pagamento eletrónicas assinaladas para o efeito (símbolo Via T).

Este serviço tem vindo a ser desenvolvido no âmbito do projeto-piloto de Interoperabilidade entre Portugal e Espanha. Na fase inicial de lançamento do serviço, não haverá lugar ao pagamento de quaisquer comissões relacionadas com passagens nas autoestradas espanholas que participam no projeto de Interoperabilidade. Após a fase inicial, a Via Verde informá-lo-á dos eventuais custos associados.

O valor será o que em cada momento se encontrar em vigor na Tabela de Preços Via Verde.

Sou cliente Via Verde. Como fazer para usufruir do serviço Via Verde Traveller?

Pode usufruir do serviço Via Verde Traveller desde que o seu identificador seja da nova geração (MDR — Medium Data Rate), se encontre associado a um NIF e que o serviço se encontre ativo.

Estão excluídos os Identificadores de contratos Rent a Car, Isentos/Créditos e Pré-pagos. Para Identificadores classe 1, 2 e 5 emitidos a partir de 29 de março de 2016, o serviço Traveller está ativo por defeito.

Para ativar/desativar o serviço Traveller bastará comunicar através dos canais disponíveis:

  • Site Via Verde através de formulário;
  • Linha de Apoio ao Cliente através do contacto 210 730 300 ou 707 500 900.

Nota: Descubra como distinguir os dois identificadores.

Preencha o formulário.

Como é feito o pagamento das passagens realizadas em Espanha?

As taxas de portagem em Espanha serão debitadas na mesma forma e periodicidade que em Portugal, na modalidade de pagamento automático.

Para consultar as entradas e saídas das passagens em concessionárias espanholas, deverá procurar a designação "Via Verde Espanha”.

O valor das taxas a pagar nas autoestradas espanholas muda se eu aderir ao Via Verde Traveller?

Não. O valor das taxas de portagem mantém-se sempre igual, independentemente da adesão ao serviço.

Em que autoestradas espanholas posso usar o serviço Via Verde Traveller?

Poderá usar o serviço Via Verde Traveller nas autoestradas:

Audasa – Autopistas del Atlántico, C.E.S.A.:

  • Autopistas del Atlântico, Concesionaria Española, S.A.U.
  • AP-9;
  • AP - 1 Europistas, Concesionaria del Estado, S.A.U.
  • AP-1(Burgos - Armiñón);
  • Autopista Concesionaria, Astur - Leonesa, S.A.U.
  • AP-66 (Campomanes - León);
  • Autoestradas de Galicia, Autopistas de Galicia, Concesionaria de la Xunta de Galicia, S.A.U.
  • AG-55 (A Coruña - Carballo) e AG-57 (Puxeiros - Val Miñor) Autopistas de Navarra, S.A.
  • AP-15

ABERTIS – Autopistas España S.A. Unipersonal:

  • Autopistas Concesionaria Española S.A.U. – AP-7 (troço La Jonquera/Tarragona), AP-2
  • Iberpistas S.A.C.E. – AP-6 (Villalba/Adanero)
  • Autopista Vasco-Aragonesa, C.E.S.A. – AP-68 (Bilbao-Zaragoza)
  • Castellana de Autopistas, C.E.S.A – AP-51 (Villacastín/Ávila) AP-61 (San Rafael/Segovia)
  • Autopistes de Catalunya S.A.U. – C-32 (Castelldefels-Sitges-El Vendrell)
  • Infraestructures Viaries de Catalunya S.A.U. – C-31/C-32 (troço Montgat/Palafolls) y C-33
  • Aumar S.A.C.E. – AP-7 (troço Tarragona/Valencia) e AP4 (troço Sevilla/Cádiz)

Também tenho identificadores de outros países. Posso mantê-los no vidro da minha viatura?

Sim, quando não existe um protocolo de interoperabilidade com outros países. Nesse caso, cada sistema de cobrança de taxas de portagem reconhece apenas os identificadores concebidos para as autoestradas em questão.

No caso dos identificadores de origem espanhola, e devido ao protocolo de interoperabilidade entre Portugal e Espanha, por precaução deverá removê-lo da viatura.

O serviço Via Verde Traveller mantém-se ativo em caso de alteração de viatura ou titularidade do identificador?

Sim. O serviço Via Verde Traveller mantém-se sempre associado ao identificador, nos termos e condições estabelecidos nas condições gerais de adesão.
Tal como já acontece atualmente, se mudar de viatura deverá comunicar a alteração à Via Verde através dos canais de contacto disponíveis:

  • Site Via Verde através de formulário;
  • Linha de Apoio ao Cliente através do contacto 210 730 300 ou 707 500 900.

Preencha o formulário.

Como posso informar-me sobre as taxas das portagens aplicadas em Espanha?

Poderá informar-se sobre os valores das taxas de portagem junto das concessionárias e/ou operadoras das autoestradas em Espanha abrangidas pelo serviço Via Verde Traveller.

Poderá também consultar o Mapa de Autoestradas Espanholas no âmbito do Projeto Piloto de Interoperabilidade.

O meu jipe é classe 1 em Espanha, mas classe 2 em Portugal. Que taxa de portagem será aplicada?

Em Portugal, a sua viatura será cobrada de acordo com a classe tarifária aplicável nas autoestradas portuguesas.

Tenho um identificador Via Verde e um identificador Via T. Posso continuar a utilizar os dois?

Não, sob pena de se replicarem transações para a mesma viatura.
Deverá sempre optar por um: ou o identificador Via Verde ou o identificador Via T.

Pretendo desativar o serviço Via Verde Traveller, o que devo fazer?

Em qualquer momento, poderá desativar o serviço Via Verde Traveller.

Para tal, basta manifestar a sua intenção junto da Via Verde Portugal, através dos canais disponíveis:

  • Site Via Verde através de formulário;
  • Linha de Apoio ao Cliente através do contacto 210 730 300 ou 707 500 900.

Preencha o formulário.

A quem devo solicitar o envio de recibos referentes a passagens realizadas nas autoestradas portuguesas?

Se o emissor do identificador for uma entidade bancária espanhola, deverá fazer o pedido à Via Verde, através do email cliente@viaverde.pt com indicação do endereço para envio do extrato. Se o emissor do identificador não for uma entidade bancária espanhola, deverá fazer o pedido ao próprio emissor.

Se o meu identificador Via Verde Traveller não for lido em portagens autoestradas espanholas, o que devo fazer?

Ao passar na Via T, existe uma barreira que abre apenas quando se processa corretamente a leitura de um identificador com o Via Verde Traveller ativo. Caso a barreira não abra, será encaminhado para uma via de pagamento manual. Se não houver esse encaminhamento, deverá aguardar a assistência de um colaborador da concessionária /operadora em questão.

Contacte-nos para estas situações