Temas de Apoio ao Cliente

Apoio ao cliente

Tem dúvidas ou problemas? Encontre aqui as respostas.

Perguntas frequentes

O que é app Via Verde Transportes?

É um serviço que permite viajar nos transportes públicos através do seu smartphone.

Para viajar, não necessita de adquirir bilhete previamente, basta iniciar viagem na estação de inicio e terminar na estação de fim. Caso use regularmente um passe ou assinatura, poderá adquiri-lo através da app, tendo a possibilidade de ativar a sua renovação automática, mensalmente.

No fim da viagem, o sistema irá calcular a melhor tarifa a aplicar e o pagamento será feito através da conta Via Verde.

A utilização deste serviço, está disponível na rede Fertagus e SulFertagus.

Como posso aderir à app Via Verde Transportes?

Terá que fazer download da app e efetuar o registo. Para se registar terá que colocar o nº de contribuinte associado à sua conta Via Verde e escolher a referência que pretende utilizar.

É necessário ter um identificador Via Verde para poder usar o serviço Via Verde Transportes?

Não. Se ainda não é cliente basta aderir à Via Verde escolhendo a modalidade Mobilidade, onde não é necessário ter identificador.

Já sou cliente via verde, preciso registar-me na aplicação?

Para fazer login na aplicação basta utilizar o e-mail e a password que utiliza para aceder à sua área reservada do site da Via Verde.

Se ainda não tiver acesso ao site, pode fazê-lo quer através do site da Via Verde www.viaverde.pt ou na própria app Via Verde Transportes.

Se tiver mais do que um contrato Via Verde, posso escolher o contrato que quero associar para aceder à app?

Sim. Se tiver mais do que um contrato, quando utilizar a primeira vez a app, terá que seleccionar o contrato onde quer associar o seu acesso Via Verde Mobilidade (VVM). Para facilitar a associação, o número do contrato contém a informação da matricula.

Sou funcionário de uma empresa que é cliente Via Verde. Posso aderir à app Via Verde Transportes em meu nome?

De momento, a app Via Verde Transportes apenas pode ser utilizada por titulares com identificadores Via Verde em seu nome.

Tenho uma empresa. Posso aderir à app Via Verde Transportes?

Sim. A app Via Verde Transportes está disponível para as empresas que se encontram registadas no nosso site. A primeira transacção realizada através da app Via Verde Transportes, será comunicada para o endereço de e-mail que consta do respectivo contrato

Aluguei uma viatura e subscrevi o serviço Via Verde.Posso aderir à app Via Verde Transportes?

Não. Este serviço não se encontra disponível para Rent-a-Car.

Tenho um identificador na modalidade de pré-pago, posso aderir aos serviços Via Verde Mobilidade (VVM)?

Não. Os serviços de Mobilidade apenas estão disponíveis para identificadores adquiridos na modalidade pós-pago.

Quais as versões que suportam a app Via Verde Transportes?

Para utilizar a app Via Verde Transportes deve ter instalada a versão Android 4.4 ou superior, e em dispositivos Apple, iOS 8 ou superior.

As transacções feitas com a app Via Verde Transportes constam no extrato mensal?

Sim. As transações realizadas constam no extrato/recibo Via Verde mensal. Os extratos apresentam informação detalhada das transacções por código de acesso, com informação da data, hora e local onde se realizou a transacção.

Como posso consultar o meu histórico de transações com a utilização da app Via Verde Transportes?

Para além da consulta dos movimentos na sua área reservada A minha Via Verde, também na app pode consultar o histórico das últimas viagens realizadas no separador Viagens. Terá acesso a todo o histórico de viagens realizadas com respetivos custos.

A referência com que me registei na app e com a qual adquiri um passe para o resto do mês, deixou de estar ativa. Deixo de ter acesso ao passe?

Não. O passe que comprou enquanto a sua referência ainda estava ativa é valido para o mês em causa.

Fiquei sem bateria| sem internet | sem smartphone durante a viagem. O que faço se passar por uma fiscalização?

Deve sempre garantir que o seu smartphone está apto para a utilização do serviço. Mas no caso de não estar, poderá indicar o seu nº de contribuinte ao fiscal, para que seja consultado o seu registo de viagens.


Tenho o GPS ativo mas na app surge a informação de que não é possivel aceder à minha localização. O que faço?

Nessa situação deve reiniciar a app e o GPS, caso o problema se mantenha entre em contacto com o operador da estação.

Estou a utilizar a app Via Verde Transportes e a Gate não abre. O que faço?

Apenas nos casos de check out, deve pedir assistência na estação para que a mesma seja aberta. No caso de check out, para que a viagem seja terminada, deve dirigir-se a um balcão Fertagus de Apoio ao Cliente, e solicitar o término da viagem ao operador.

A utilização da app tem algum custo associado?

Não. Actualmente não se prevê a cobrança de taxas pela utilização do serviço.

Tenho sempre que terminar a minha viagem?

Deve terminar na app todas as passagens que efetuar. Para saber o valor, a app necessita da informação da estação de início e da estação de fim da viagem. Caso contrário, ao final de 120 minutos sem ter informação da viagem terminada, a app faz um check out automático, selecionando a última estação da direcção escolhida e aplicando o preço máximo desse percurso.
Ex.: Faz em check in no Pragal em direcção a Setúbal e tem intenção de sair no Pinhal Novo. Quando chega ao Pinhal Novo, não faz check out da viagem. Passados 120min, sem check out, a app faz um check out automático, cobrando o valor da última estação para a direcção escolhida, Setúbal.

Há algum tarifário especial por utilizar a app Via Verde Transportes?

Sim, foi desenvolvido um tarifário a pensar nos utilizadores da app Via Verde Transportes. Este tarifário pretende beneficiar os utilizadores ocasionais da aplicação, com os seguintes descontos:

-  6 a 20 viagens - 10% de desconto;

- 21 a 60  viagens - 15% de desconto;

- +60 viagens - 50% de desconto.

Nota: Estes descontos só são validos para viagens que não sejam feitas ao abrigo de uma assinatura mensal.

Fiz uma viagem no comboio e de seguida fiz uma viagem de autocarro. O preço do comboio está correto, mas o preço na viagem de autocarro é inferior ao preço do bilhete. Porquê?

O desconto é sempre aplicado ao valor da segunda viagem. Neste caso, foi contabilizada a viagem SulFertagus (autocarro + comboio), sendo que no primeiro troço da viagem é cobrado o preço normal, mas no segundo foi efetuado o acerto para usufruir do desconto a que tem direito. O total dos dois, é o valor do bilhete Surlfertagus, com o desconto.

Iniciei uma viagem por engano. Posso cancelá-la sem me ser cobrado qualquer valor?

Na rede Fertagus, terá até 30 minutos depois de iniciar viagem e desde que esteja na mesma estação onde fez o check-in.

É obrigatório associar fotografia durante o registo na app Via Verde Transportes?

É obrigatório associar a sua fotografia se pretender adquirir uma assinatura mensal.

Em que locais posso pagar com a app Via Verde Transportes?

A utilização deste serviço está disponível em toda a rede Fertagus e Sulfertagus.

Perdi o smartphone. O que devo fazer?

De modo a continuar a usufruir dos serviços da app Via Verde Transportes faça download e respetivo login na aplicação num novo dispositivo. O dispositivo anteriormente usado deixará de estar associado à sua conta. Complementarmente, sugerimos a alteração da password de acesso.

Posso comprar um titulo mensal pela app?

Sim, pode, desde que sejam títulos exclusivos da rede Fertagus e Sulfertagus.

Pode ainda ativar a renovação automática, para que o seu título seja adquirido automaticamente, todos os meses.

A renovação automática pode ser desativada a qualquer momento.

Caso existam bilhetes combinados entre meios de transportes, o sistema aplica essa tarifa?

Sim, por norma, o sistema aplicará sempre a melhor tarifa definida pelo operador.

Tenho título ativo e não consigo iniciar/terminar viagem, como faço?

Dirija-se ao operador na estação e indique nº de contribuinte, nº de telemóvel ou endereço de e-mail para que o operador possa iniciar ou terminar a viagem e abrir a respetiva cancela se necessário.

O meu título ainda estava ativo e passou a expirado, o que faço?

No caso de ter iniciado viagem e o título ter expirado durante a mesma, o sistema encerrará a sua viagem na última estação da linha escolhida. Caso necessite de ajuda para abrir a cancela dirija-se ao operador da estação.

Preciso ter o Bluetooth ligado para utilizar a app?

Sim, para um correto funcionamento da app, deve manter o Bluetooth do seu telemóvel ligado. Desta forma, mais facilmente será detetada a sua localização para início ou fim da viagem.

Contacte-nos para estas situações