Temas de Apoio ao Cliente

Apoio ao cliente

Tem dúvidas ou problemas? Encontre aqui as respostas.

Perguntas frequentes

O que é a Via Verde Estacionar?

A Via Verde Estacionar é uma app que permite realizar o pagamento de serviços de estacionamento de rua com a sua conta Via Verde, através do seu telemóvel.

Como posso utilizar o serviço Via Verde Estacionar?

Basta descarregar a aplicação Via Verde Estacionar e de seguida:

  • Se já tem acesso à área reservada do site Via Verde ("A minha Via Verde"), apenas terá de fazer login na app Via Verde Estacionar com os mesmos códigos (username e password) utilizados no site.
  • Se é cliente mas nunca se registou no site, poderá registar-se na própria app Via Verde Estacionar. Estes códigos dão acesso a todos os serviços disponibilizados pela Via Verde (App Via Verde, Site, etc.). Deve efetuar o registo através do NIF associado ao contrato Via Verde.

O serviço Via Verde Estacionar tem algum custo associado?

Não. Atualmente não se prevê a cobrança de taxas pela utilização do serviço.

É necessário ter um identificador Via Verde para poder usar o serviço Via Verde Estacionar?

Não. Se ainda não é cliente basta aderir à Via Verde escolhendo a modalidade Mobilidade, onde não é necessário ter identificador.

Posso inibir a utilização do serviço Via Verde Estacionar?

Sim, tal como para os restantes serviços Via Verde (excepto portagens), é possível inibir e reativar a utilização dos serviços Via Verde Estacionar na área reservada do site ("A minha Via Verde") ou através da app Via Verde.

No extrato/recibo da Via Verde é claro onde posso consultar as transações do Via Verde Estacionar?

Sim. Para além da lista de movimentos disponível no extrato, terá informação detalhada das transações do serviço Via Verde Estacionar, com informação da data, hora e local onde realizou a transação (a hora que vem referida é a hora em que terminou o estacionamento).

Posso utilizar a app Via Verde Estacionar em qualquer veiculo?

Pode associar qualquer veiculo à sua app Estacionar, tendo ou não identificador.

Em que locais está disponível o serviço Via Verde Estacionar?

Atualmente o serviço está disponível nas seguintes localidades:

  • Amadora
  • Almada
  • Bragança
  • Cascais
  • Figueira da Foz
  • Loures
  • Oeiras
  • Portimão
  • Porto
  • Tavira
  • Vila Nova de Gaia
  • Vila Real

Contamos num futuro próximo alargar a outras localidades do país. 

O estacionamento através da app Via Verde Estacionar é mais caro que os métodos de pagamento tradicionais?

O pagamento através da app Via Verde Estacionar é idêntico ao praticado pelos meios tradicionais, com a vantagem de possibilitar o pagamento do valor exato correspondente ao tempo que estacionou, já que a aplicação dá a possibilidade de terminar ou prolongar o estacionamento, sendo depois cobrado o valor correspondente.

Fiquei sem bateria ou acesso à aplicação no telemóvel depois de validar o estacionamento. Como proceder? O estacionamento continua válido?

O estacionamento é válido e será interrompido na hora inicialmente prevista, sendo cobrado o respetivo valor. Caso necessite de prolongar o estacionamento, pode ficar em situação irregular e estar sujeito a multa, caso não opte por um meio tradicional de pagamento.

Posso fazer mais do que um estacionamento em simultâneo?

Sim. A app Via Verde Estacionar permite iniciar mais do que um estacionamento em simultâneo para diferentes matrículas, mesmo que não se encontrem registadas no contrato Via Verde.

Os fiscais têm conhecimento de que paguei parquímetro através da aplicação Via Verde Estacionar? Não estou sujeito a multa sem ter o papel comprovativo?

Todos os pagamentos de estacionamento feitos através da app Via Verde Estacionar estão disponíveis para consulta da equipa de fiscalização, não estando sujeito a multa. Apenas precisa de verificar se a matrícula que indicou na app é a mesma da viatura estacionada.

Como identifico que a área/parquímetro é abrangida pelo serviço Via Verde Estacionar?

Basta ativar a localização GPS na aplicação para que a mesma seja preenchida automaticamente (se o local onde estacionou for abrangido pelo serviço Via Verde).

Caso não tenha a localização GPS ativa, poderá indicar manualmente o marcador no mapa ou utilizar a lista de localidades e zonas existentes. Caso o serviço não esteja disponível na zona indicada no mapa ou esta não constar da lista mencionada, não será possível iniciar o estacionamento na aplicação.