Via Verde Boleias

Perguntas frequentes

O que significa partilhar carro?

Ao partilhar carro, várias pessoas viajam num só veículo partilhando os custos da viagem de forma a tornar essa mesma viagem mais económica e com menos emissões de CO2.

É legal partilhar o carro?

Sim, desde que não seja lucrativo. Por lei, o transporte particular de passageiros não pode gerar lucros aos condutores. Os passageiros apenas podem contribuir com montantes que se destinem a cobrir os gastos de deslocação (combustível, portagens, etc.) do condutor.

Como sei que posso confiar nos outros membros da Via Verde Boleias?

Os utilizadores usam a sua identidade real, não são permitidos pseudónimos ou avatares. Cada pessoa regista-se com o seu nome real (e fotografia). Os números de telemóvel e e-mails são validados e certificados. Vamos construir a reputação da comunidade com avaliação de viagens em tempo real, levando a que os utilizadores se respeitem dentro do espírito colaborativo. Antes de escolher com quem vais viajar, podes ler as opiniões dos outros membros e tirar partido das experiências de outras pessoas que já viajaram com ele.

Como se define o preço das viagens?

O preço é fixado pelo condutor quando partilha os seus lugares livres. O preço é igual para todos os passageiros de um carro e não se altera consoante o número de pessoas a viajar. Para escolher e fixar o preço por lugar o condutor baseia-se no preço que lhe é recomendado pelo Via Verde Boleias. O Via Verde Boleias faz essa recomendação com base no itinerário e gastos da viagem. Os condutores são livres de ajustar ligeiramente esse preço, tendo em conta o conforto do seu carro ou a disponibilidade para se desviar durante o percurso. O preço definido pelo condutor tem um limite máximo estabelecido pela Via Verde Boleias de forma a assegurar que os gastos são bem distribuídos.

Como sei onde são os pontos de encontro e de chegada numa viagem?

Os pontos de encontro e de chegada são indicados pelo condutor e estão anunciados de forma precisa nos detalhes da viagem. Na página da viagem podes ver também qual a disponibilidade do condutor para fazer desvios e flexibilidade em relação à hora da partida.

Posso usar o Via Verde Boleias no estrangeiro?

O Via Verde Boleias pretende melhorar a mobilidade em Portugal e tem como principal objetivo facilitar as deslocações com origem/destino em território nacional. No entanto, podem ser publicadas boleias com outros pontos desde que a origem ou destino seja em Portugal.

Quais são as regras de segurança?

As normas de segurança para os condutores são as mesmas que em qualquer outra circunstância de condução. O veículo deve ter todos os documentos em ordem, com o seguro e a inspeção em dia. Como passageiro, também se aplicam as normas básicas de segurança. Deves utilizar o cinto de segurança durante toda a viagem e manter um comportamento ordeiro que não afete a condução do condutor.

O que não está permitido?

Não está permitido qualquer comportamento ilegal ou perigoso durante a condução. Comportamentos inadequados também são proibidos: condutores e passageiros devem agir de forma respeitosa. É importante recordar que não está de nenhuma forma autorizado que os condutores obtenham lucros ao partilhar carro. Qualquer comportamento deste tipo resultará na eliminação imediata da conta de utilizador.

Contacte-nos para estas situações

Temas de Apoio ao Cliente