Via Verde Boleias

Perguntas frequentes

Quais são os modos de reserva propostos?

A aprovação automática
Os teus passageiros ficam com o lugar garantido assim que selecionam a opção "Reservar". Serás notificado cada vez que um lugar é reservado.
A aprovação manual
Terás que aceitar ou recusar cada um dos pedidos de reserva enviados para viajar contigo. Quando ofereces um lugar, tens de indicar um período estimado para a tua resposta (entre 30 minutos e 12 horas). Deves tentar responder nesse período. Tens no máximo 12 horas para aceitar o pedido do passageiro, depois desse tempo o pedido é cancelado. No caso de viagens publicadas no próprio dia, tens até 1 hora antes da partida para confirmar os pedidos de viagem.
A viagem ficará completa quando tiveres aceite as reservas para todos os lugares disponíveis.

Como recebo as contribuições dos passageiros?

Basta que insiras o teu NIB/IBAN na aplicação e receberás as contribuições diretamente na tua conta bancária.

Como publico o valor da minha viagem?

Tens de calcular todos os teus custos com esta viagem, incluindo a degradação do veículo, os gastos com a manutenção e com seguros.
Os valores não são variáveis em função do número de passageiros que viajam no carro dado que o passageiro não saberia, antes de realizar a viagem contigo, qual seria a sua contribuição para as despesas. Assim, o valor indicado para cada lugar será o valor recebido por lugar ocupado, independentemente de obteres dois ou quatro passageiros no carro.

Quantos passageiros posso levar?

Não te esqueças que a partilha de carro consiste em partilhar despesas e que é totalmente proibido obter benefícios económicos. Sugerimos que deixes um dos lugares do carro vazio para maior conforto dos passageiros.

Porque razão o valor por lugar não é variável?

Os valores por lugar disponível não são variáveis para tornar as pesquisas de viagens mais fáceis e eficazes. Ao ter preços variáveis, um passageiro pode recear ser o único a viajar o que poderia implicar que tivesse de suportar o custo total da viagem. Assim, ambas as partes estão de acordo sobre o valor por lugar antes de realizar a viagem.

Quanto tempo tenho para aceitar um pedido de reserva?

Quando ofereces uma boleia tens de indicar em quanto tempo estimas responder aos pedidos de reserva de lugares. Deves tentar respeitar esses períodos. No máximo tens 12 horas para responder aos pedidos. Para reservas feitas no próprio dia, tens de responder até 1 hora antes da partida.

Como cancelo uma reserva ou a minha viagem?

Uma reserva aceite apenas pode ser cancelada pelo passageiro. Podes cancelar a tua viagem eliminando-a da tua agenda.

E se um passageiro cancelar antes da viagem?

Se o passageiro cancelar com menos de 2h de antecedência, receberás o valor por inteiro. Sempre que há um cancelamento, o lugar fica novamente disponível para reserva.

E se for impossível localizar o passageiro?

Tanto os passageiros como o condutor devem certificar-se de que estão comunicáveis nas horas que antecedem a boleia. Os números de telefone ficam disponíveis antes do início da viagem. Caso não seja possível localizar  o passageiro, passando o tempo limite, o condutor deve iniciar a sua viagem e indicar na aplicação que o passageiro não apareceu.

O que preciso saber sobre o transporte de bagagens e responsabilidades do condutor?

O condutor é responsável por todas as bagagens que transporta no seu veículo. Nunca aceites transportar bagagens ou animais que não te pertençam, ou a um dos teus passageiros.

O que faço em caso de avaria?

Em caso de avaria deves proceder como em qualquer outra viagem e contactar o teu seguro.

Quem é responsável em caso de acidente?

O Via Verde Boleias não se responsabilizará por acidentes que possam ocorrer durante a viagem.

O que tenho de fazer ao iniciar uma viagem?

Cada vez que viajas com o Via Verde Boleias deves confirmar a presença dos passageiros que se encontram dentro do carro. Depois deves carregar em "Iniciar viagem" e estás pronto para começar!

A viagem não se realiza: como assinalar o facto?

Quando não se realiza uma viagem deves eliminar o anúncio da viagem o mais rapidamente possível e avisar os teus passageiros.

Como deixo uma classificação sobre os meus passageiros?

No final de cada viagem, o Via Verde Boleias pede-te uma classificação dos vários passageiros.

Como adicionar o meu carro?

Ao criar o teu perfil deves adicionar o teu carro indicando a marca e modelo do veículo. Podes adicionar ou eliminar viaturas na tua página de perfil.

O meu carro é comercial, de empresa ou de serviço, posso publicar viagens no Via Verde Boleias utilizando esse veículo?

Sim, no entanto deves ter isso em conta na definição do preço da viagem. Deves calcular o preço com base no custos que terás para a realizar e como tal não deverás ter em conta gastos não suportados por ti, por exemplo relacionados com a manutenção da viatura.

Partilhar carro pode afetar o meu seguro?

Os seguros em Portugal na sua generalidade cobrem a responsabilidade civil dos passageiros numa viagem. De qualquer forma, aconselhamos os condutores a certificarem-se junto à sua seguradora sobre a cobertura da sua apólice em concreto.

Posso usar o serviço para transportar um animal ou um pacote?

Não. Os condutores não podem permitir o transporte de animais ou pacotes que não lhe pertençam a si ou a um dos passageiros.

Contacte-nos para estas situações

Temas de Apoio ao Cliente