Via Verde Boleias

Apoio ao cliente

Tem dúvidas ou problemas? Encontre aqui as respostas.

Perguntas frequentes

Posso publicar uma viagem como passageiro?

Não. Os condutores publicam os seus lugares e os passageiros procuram as suas viagens.

Posso usar o serviço para transportar um animal ou um pacote?

Não. Os condutores não podem permitir o transporte de animais ou pacotes que não lhe pertençam a si ou a um dos passageiros.

Posso reservar no último momento?

As boleias ficam disponíveis até 1 hora antes da hora de partida.

O pagamento é seguro?

Sim, trabalhamos com a Mangopay uma empresa de pagamentos online que se certifica que todos os dados partilhados são tratados de acordo com as normas bancárias em  Portugal. Podes ler mais detalhes no Contrato-Quadro para Serviços de Pagamento com Moeda Eletrónica Mangopay.

Não tenho cartão de crédito. Posso usar o VV Boleias?

Sim, no Via Verde Boleias podes utilizar cartões de débito e crédito.

Como contacto um condutor?

Pode ser necessário realizar algumas perguntas a um condutor, apesar das informações principais (pontos de saída e chegada, cidades de passagem, a duração, etc.) estarem disponíveis no anúncio. Podes falar com o condutor através do sistema de mensagens que existe para cada boleia. As mensagens são visíveis para todos os utilizadores. Depois da reserva, existe uma caixa de mensagens apenas para os participantes dessa viagem.

O que é a Aprovação Automática?

Se o condutor publicar a viagem em Aprovação Automática, a tua viagem é reservada no momento em que clicas em "Reservar". Não tens de esperar pela confirmação do condutor.

O que é a Aprovação Manual?

Se o condutor publicar uma viagem com Aprovação Manual, dispõe de algumas horas para aceitar a tua reserva. O teu pedido caducará se o condutor não responder no prazo definido. Se o condutor não aceitar a tua reserva serás avisado. Se o condutor aceitar o teu pedido receberás uma mensagem de confirmação.

Como pago as minhas viagens?

Basta que insiras os dados do teu cartão no teu perfil e assim que confirmares a reserva, reservaremos o saldo correspondente ao custo da tua viagem na tua conta. O condutor apenas recebe esse valor após o fim da viagem.

O meu pedido de reserva foi recusado ou caducou. O que faço?

Caso tenha caducado podes reenviar o teu pedido ou escolher uma nova viagem. Se o teu pedido foi recusado o condutor pode ter mudado de ideias sobre a viagem e já não te pode levar. Também podia ter vários passageiros a aguardar resposta e não tinha espaço para todos. Deves reservar uma nova boleia.

Como se calculam os encargos de processamento e o que incluem?

Os encargos de processamento são calculados de acordo com o preço que o condutor atribui à viagem. O preço apresentado ao longo do processo de reserva, desde a página de resultados de pesquisa à secção de pagamento, inclui já os gastos de gestão e o IVA. O condutor, este recebe exatamente o valor que definiu ao publicar a sua viagem.
Os encargos de processamento existem para ajudar a cobrir os custos de funcionamento do Via Verde Boleias e a agilizar o funcionamento da nossa plataforma tecnológica.

Como indicar que estou no carro e que a viagem está a começar?

No dia da viagem, podes ver na app a tua localização e a do condutor com quem vais viajar. Isto facilita o vosso encontro. Quando estiveres no carro, deves indicar na app (caso não tenhas feito download da app, também podes fazer este passo no site) que estás a iniciar a tua viagem.

Como posso deixar uma classificação para o condutor?

Perto do final da viagem vais receber uma notificação para classificar o condutor e os outros passageiros que viajaram contigo. As classificações são entre uma e cinco estrelas e tens ainda um espaço para comentários. Lembra-te que as classificações ficam permanentemente no perfil dos outros utilizadores e vão influenciar as viagens futuras.

Como cancelar a minha reserva antes da viagem?

Se não podes realizar a viagem que tenhas confirmado, cancela a tua reserva o mais rapidamente possível através da tua Agenda. Se cancelares a tua reserva, o condutor pode receber uma indemnização, dado que possivelmente não conseguirá encontrar um novo passageiro que ocupe o teu lugar.
O teu reembolso depende do momento de cancelamento:
- Se cancelares com mais de 24 horas de antecedência relativamente à partida: não pagas a viagem.
- Se cancelares entre 24 horas e 2 horas antes da partida: pagas 50% do valor da viagem e os encargos de processamento. Os 50% permitem que indemnizemos o condutor por este cancelamento de última hora.
- Se cancelares nas 2 horas antes da viagem ou depois da viagem ou não te apresentares no local: não receberás qualquer reembolso e o condutor receberá 100% do valor, tal como se tivesses viajado. O Via Verde Boleias receberá os encargos de processamento que tiveres pago.

Como posso fazer uma reclamação depois da viagem no Via Verde Boleias?

Se queres alertar para um problema ou incidente ocorrido durante a viagem ou se a viagem não se realizou por algum motivo que não a tua ausência ou do condutor, deves avisar-nos de tal facto nas duas horas seguintes à hora prevista para a partida. Se qualquer reclamação não for realizada no prazo de 2 horas depois da hora prevista de início de viagem, o condutor receberá uma transferência com o valor que pagaste para reservar o lugar.
Para relatar qualquer incidente, terás que o fazer através do nosso formulário de contacto e explicar o que aconteceu.

Preencha o formulário

E se o condutor alterar a viagem?

Se o condutor tiver que alterar o horário ou o ponto de saída, deverá contactar o mais rapidamente possível os seus passageiros para os avisar. Se concordares com as alterações realizadas, podes chegar a acordo diretamente com ele e realizar a viagem conforme estava previsto. Se não concordares com as alterações e, dado que o cancelamento é atribuído ao condutor, podes receber o valor na íntegra (despesas administrativas incluídas). Nesse caso, o condutor deve cancelar a viagem no site ou aplicação para seres reembolsado.

E se o condutor cancelar a viagem?

Os cancelamentos são raros, mas se acontecer, receberás um reembolso completo.
O condutor deve registar o seu cancelamento na aplicação para que consigamos agir rapidamente. Caso ele não o faça, e existam diferenças entre os vossos relatos a nossa equipa irá tomar medidas de acordo com a informação disponível e as nossas políticas de gestão de conflitos.

E se o condutor não se apresentar no ponto de encontro?

Esta situação ocorre muito raramente. Se o condutor tiver um imprevisto de última hora, o mais provável é que te avise antes da partida e que cancele diretamente a sua viagem no site, o que ativará o teu reembolso integral.
Se o condutor não se apresentar à hora que combinaram aconselhamos que esperes uns minutos dado que pode existir um ligeiro atraso. Se o condutor não aparecer e não o conseguires contactar é fundamental que registes na tua app Via Verde Boleias que o condutor não apareceu.

E se for impossível localizar o condutor?

Tenta falar com ele através do sistema de mensagens ou liga-lhe (tens essa opção disponível no dia da viagem). Vê no mapa se ele está a dirigir-se para o ponto de encontro. Se, mesmo assim, não encontrares o condutor deves aguardar porque pode estar um pouco atrasado. Se não aparecer deves então alertar através da aplicação que não iniciaste viagem porque o condutor faltou.

Quais são as condições de cancelamento? Que devoluções receberei?

 

As devoluções são realizadas em função do momento em que cancelas a tua reserva e também de acordo com quem é responsável pelo cancelamento: - Se cancelares com mais de 24 horas de antecedência relativamente à partida: não pagas a viagem.
- Se cancelares entre 24 horas e 2 horas antes da partida: pagas 50% do valor da viagem e os encargos de processamento. Os 50% permitem que indemnizemos o condutor por este cancelamento de última hora.
- Se cancelares nas 2 horas antes da viagem ou depois da viagem ou não te apresentares no local: não receberás qualquer reembolso e o condutor receberá 100% do valor, tal como se tivesses viajado. O Via Verde Boleias receberá os encargos de processamento que tiveres pago. Se o cancelamento for atribuído ao condutor, receberás o reembolso na íntegra (encargos de processamento incluídos).

 

O que faço para receber as devoluções?

Não precisas de fazer nada. Apenas é necessário que tenhas o teu NIB/IBAN disponível na nossa app.

Contacte-nos para estas situações