Adesão

Apoio ao cliente

Tem dúvidas ou problemas? Encontre aqui as respostas.

Perguntas frequentes

Qual a forma mais rápida de aderir à Via Verde?

A forma mais rápida e cómoda é através da adesão online. Preencha os dados solicitados, escolha a modalidade que quer associar ao identificador (Livre, Leve ou Compra) e receberá o identificador na morada indicada.

Adicionalmente, pode fazer a adesão à Via Verde:

  • Na rede de lojas Via Verde 

Junto dos nossos parceiros comerciais:

  • ACP (30 delegações a nível nacional) 
  • Ascendi (1 loja Perafita — Matosinhos)
  • CTT (573 estações de correio, distribuídas a nível nacional) 
  • Glassdrive (125 centros a nível nacional)
  • Concessionária Honda Lopes & Lopes (em Mem Martins) - Segmento de motos
  • Concessionária Honda Motobox (no Porto) - Segmento de motos
  • MSCAR
  • Portvias
  • Salvador Caetano (91 concessionários a nível nacional) 

De que documentação preciso para aderir à Via Verde?

Para que o processo de adesão seja rápido e eficaz, deverá ter presentes os seguintes elementos:

  • Livrete da viatura (ou documento equivalente)
  • Número de Identificação Fiscal
  • Carimbo e/ou certidão comercial (no caso de Cliente Empresarial)
  • Método de pagamento (numerário, cheque, Multibanco)
  • Comprovativo de morada (no caso de envio de proposta de adesão)

Quais as vantagens de aderir no site Via Verde?

Ao aderir online, para além de mais cómodo, usufrui de campanhas mais vantajosas. Permite-lhe ainda a configuração automática da sua área reservada A Minha Via Verde onde a qualquer momento poderá alterar os seus dados de conta e consultar todas as informações úteis. 

Quais os valores de adesão à Via Verde?

Poderá consultar aqui os valores de adesão.

Alertamos que a opção de adesão com extrato em papel está apenas disponível na rede de lojas Via Verde.

Existe algum período de fidelização?

Não, não existe qualquer tipo de fidelização.

Quais os termos e condições da adesão ao serviço Via Verde?

A Via Verde Portugal tem vindo a proporcionar novos e melhores serviços aos seus clientes.
Por isso ajustámos os termos e condições do atual Contrato de Adesão à Via Verde, nos termos da cláusula 11:

  • Foram inseridas alterações no sentido de facilitar a adesão online ao serviço Via Verde, tendo-se acrescentado ainda novas funcionalidades de gestão do contrato por parte do cliente.
  • Foi prevista a possibilidade de, no futuro, a Via Verde Portugal vir a disponibilizar serviços aplicacionais cuja utilização dependerá do recurso a apps.
  • Foi incluída a possibilidade de se adicionar Identificador(es) a um contrato já existente, realidade que até agora exigia a celebração de um novo contrato.
  • De igual forma, privilegiou-se o uso de meios de interação remota com o cliente, tais como o site, email ou SMS, podendo a Via Verde Portugal optar por endereçar comunicações ao Cliente (preferencialmente) através destes meios. 
  • Foi ainda previsto o envio do extrato em formato eletrónico para o endereço de correio eletrónico fornecido pelo cliente como regra geral, mantendo-se, no entanto, possível o envio do mesmo em formato papel se assim for solicitado pelo cliente.
  • Mais se informa que a Via Verde Portugal previu a possibilidade de, mediante comunicação expressa e de acordo com o Preçário Via Verde em vigor, cobrar taxas pela prestação de determinados serviços, como seja:  
    • Envio de extrato em formato papel para a morada do cliente;
    • Processamento de registos fotográficos sempre que se revelar impossível a detecção e/ou leitura do(s) Identificador(es) (desde que relativos a veículos corretamente associados a Identificadores válidos).
  • Foi introduzida a possibilidade de a Via Verde Portugal desativar definitivamente o Identificador no caso de o cliente não reativar o mesmo no prazo de 30 dias após comunicação de furto, roubo ou perda.
  • Foi introduzida ainda a possibilidade de a Via Verde Portugal pôr termo ao contrato no caso do cliente não ter ativado qualquer Identificador no prazo de 30 dias, após desativação no site da Via Verde Portugal, por iniciativa do cliente. 

Consulte a versão integral das novas Condições Gerais e Específicas de Adesão ao Serviço Via Verde

Tive um problema no processo de adesão. O que devo fazer?

Para que possamos ajudá-lo melhor, sugerimos que contacte a nossa linha 210 730 300 ou 707 500 900.

Quais as condições de rescisão/não utilização da Via Verde?

 

Pode rescindir dos serviços Via Verde a qualquer momento, sendo que não está previsto qualquer período de fidelização. 

Na modalidade de Aluguer ou LEVE, após o momento de rescisão pedimos que seja feita a devolução do identificador no prazo de 30 dias. No caso de não o fazer, será efetuada a cobrança no valor descrito na tabela de preços. O mesmo valor é aplicado no caso do identificador se encontrar em mau estado de conservação.

A não utilização consecutiva do serviço Via Verde Leve por um período de 24 meses leva à sua rescisão por parte da Via Verde Portugal. Neste caso, aplicam-se as mesmas regras de devolução do identificador.

 

Quero associar uma conta estrangeira ao meu identificador Via Verde Leve. É possível?

A modalidade Via Verde Leve está apenas disponível para cartões emitidos por bancos a operar em Portugal.
Já na modalidade Via Verde Visitors, é possível associar uma conta bancária estrangeira.

Quais são os critérios utilizados para definição da Classe de Veículos?

As classes de veículos para efeitos de tarifas de portagem são, por ordem crescente do respetivo valor do tarifário, as seguintes:

  1. Motociclos* e veículos com uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, inferior a 1,10 m, com ou sem reboque.   *Os motociclos são considerados classe 1 para efeitos de cobrança manual, no entanto, ao aderirem à cobrança eletrónica - Via Verde - passam a ser considerados classe 5.

  2. Veículos com dois eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10m.  
  3. Veículos com três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10m.  
  4. Veículos com mais de três eixos e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo, igual ou superior a 1,10m.  

O Decreto-Lei 39/2005, de 17 de fevereiro prevê alguns casos em que os monovolumes podem beneficiar a tarifa da classe 1 mas, para tal, é necessário adquirir um identificador Via Verde. Para tal, terá que solicitar à Via Verde a atribuição do desconto, apresentando o Documento Único Automóvel.

Pode consultar a lista oficial de veículos que cumprem ou não os requisitos previstos na Lei no site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) em www.imt-ip.pt

Ainda que o seu veículo não conste da lista do IMT se considerar que respeita os requisitos previstos na Lei, dirija-se ao IMT para que possa obter todos os esclarecimentos necessários sobre o processo de homologação e publicação nas referidas listas.

Quais as taxas de portagem em vigor?

Poderá consultar aqui as taxas de portagem em vigor, nas autoestradas da rede Brisa.

Quanto tempo demora um identificador a ser entregue?

Caso faça a adesão online, receberá o seu identificador num prazo de no máximo 15 dias úteis, após expedição. No entanto, tem ao seu dispor 4 opções de envio:

  • Urgente: Entregue até 48 horas
  • Standard: Entregue até 10 dias
  • Internacional: Entregue até 15 dias
  • Rede pick-up: Entregue entre 24-48h

Nota: As entregas urgente e internacional, estão sujeitas a taxas de envio. O identificador só será expedido após confirmação de pagamento.

Como poderei efetuar a aferição da classe do meu veículo?

Após aferição, as viaturas são enquadradas na classe de portagem correspondente. As viaturas aferidas são, por norma, disponibilizadas pelos Importadores. 

Caso possua uma viatura cuja marca e modelo não conste na lista disponível para consulta no site do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT) em www.imt-ip.pt, ou tenha efetuado alguma alteração que tenha impacto na altura da mesma, medida à vertical do primeiro eixo, devidamente homologada pelo IMT, poderá solicitar uma aferição ao veículo. 

Para procedermos a uma medição ao veículo em questão, nas nossas instalações, necessitamos que nos envie os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • Morada;
  • Contacto telefónico;
  • Documento Único Automóvel/Livrete;
  • Centro Operacional onde pretende a medição; (Carregado, Leiria, Feira, Maia, Ponte de Lima, Coina, Vendas Novas, Almodôvar, Carcavelos, Loures, Marinha das Ondas e Medas).

Posteriormente será contactado a fim de agendar a data.

Para sua comodidade, pode enviar a informação solicitada por email para cliente@viaverde.pt, ou pode ainda enviar pelo correio para:

Via Verde Contact, S.A.
Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa
2785-599 São Domingos de Rana

Se a classe tarifária do veículo for alterada em resultado de alterações efetuadas na viatura, com implicação da altura da mesma, medida à vertical do primeiro eixo, devidamente homologadas pelo IMT, o Departamento de Portagens emitirá um "Cartão Credencial Classe 1" no valor de 6,00€. A apresentação deste documento é obrigatória no ato de pagamento de portagem manual ou na emissão de um novo Identificador Via Verde.

Como são aplicadas as campanhas e promoções na adesão à Via Verde?

Cada cliente (NIF) apenas poderá beneficiar de uma campanha comercial associada à Modalidade Via Verde Livre, por veículo (matrícula).