Temas de Apoio ao Cliente

Perguntas frequentes

Quais são os dados pessoais que as empresas do grupo Brisa tratam?

De acordo com a Política de Privacidade poderão ser recolhidos e tratados, através dos diferentes canais e serviços, as seguintes categorias de dados pessoais, dependendo da finalidade do tratamento em causa:  

Informação de identificação e contacto: Nome, Morada, e-mail, contacto telefónico, número de identificador, dados de contrato; 

Informação pessoal: Data nascimento, género, carta de condução, interesses de lazer (Golf, Sol e Praia, Natureza e ar livre, entre outros), agregado familiar; profissão; habilitações literárias, data da matrícula; marca, modelo, versão da viatura e número de quadro; mês de renovação e tipo de seguro, informações de consumo (viagens, abastecimento de combustível, geolocalização, estacionamento); 

Dados de páginas na internet, aplicações e redes sociais: caso o cliente se tenha registado ou autenticado é possível a utilização dos seguintes dados: utilização média da aplicação (comportamento do utilizador dentro das aplicações); informação de localização; utilização da página e redes sociais Via Verde (ex. colocação de questões através do Facebook/Messenger).  

Qual o objetivo de criar uma conta em “A Minha Via Verde”?

A Via Verde tem vindo a elevar os níveis de serviço através dos seus canais digitais. Quer no site ou na app, através da “Minha Via Verde”, pode realizar um conjunto de operações sem ter de sair do conforto da sua casa, designadamente as seguintes:  

 

  • Consultar e fazer download de movimentos e/ou de utilizações do(s) identificador(es) associado(s) ao Serviço Via Verde; 
  • Consultar, alterar e fazer download de dados relativos ao(s) identificador(es) associado(s) ao Serviço Via Verde; 
  • Consultar e alterar os seus dados pessoais relativos ao Contrato com a VVS e, igualmente, os dados associados ao Contrato VVP tais como, a palavra-passe da área reservada de cliente – à exceção do Número de Identificação Fiscal e do titular do Contrato associado às Condições Gerais de Adesão ao Serviço Via Verde; 
  • Consultar e fazer download de extratos eletrónicos; 
  • Alterar o tipo e a periodicidade do extrato; 
  • Anular e reativar Identificador(es) nos termos previsto nas Condições Gerais de Adesão ao Serviço Via Verde; 
  • Alterar ou suprimir matrícula(s); 
  • Ativar ou desativar quaisquer Serviços Complementares; 
  • Gerir a referência de pagamento associada ao Contrato;
  • Alterar as suas declarações de consentimento;
  • Os utilizadores terão ainda acesso, sem que seja necessário verificarem-se novas formalidades ou qualquer ato complementar, às novas funcionalidades que venham a ser disponibilizadas através do Site.  

 

 

O que são cookies? 

O cookie é uma informação que é automaticamente colocada nos discos rígidos dos computadores e/ou dispositivos dos utilizadores, quando estes acedem a certos sites ou aplicações. O cookie apenas identifica o seu programa de navegação no servidor. Os cookies possibilitam o armazenamento de informação no servidor, de modo a melhorar as experiências Web dos utilizadores e analisar e rever performances do site. A maioria dos programas de navegação estão definidos para aceitar cookies, embora seja possível configurar o navegador para recusar todos os cookies, ou para indicar quando um cookie está a ser enviado. Note-se, no entanto, que algumas partes das Plataformas poderão não funcionar corretamente, caso tenha recusado os cookies. 
Os cookies e outras tecnologias de rastreio imediato não recolhem automaticamente dados pessoais sobre si. Nos casos em que prestar voluntariamente esse tipo de informação, através de registos ou trocas de correio eletrónico, podem estas tecnologias ser usadas para obter mais informações relativamente à sua utilização dos sites e aplicações, e/ou para promover a interação de correio eletrónico de modo a proporcionar uma maior utilidade para o utilizador. 

Ao usar as plataformas digitais da Brisa e Via Verde, que informações estou a dar-vos?

A Brisa segue um conjunto de medidas para proteger a privacidade dos utilizadores das suas plataformas digitais.

A visita às Plataformas, por si só, não implica o registo, de forma automática, de qualquer dado pessoal que identifique o utilizador, no entanto, o acesso a determinados serviços poderá ser sujeito a um registo prévio. Nestes casos, tal poderá implicar a disponibilização de dados pessoais, nomeadamente: morada de residência/sede social; contacto telefónico, endereço eletrónico, o Número de Identificação Fiscal, matrícula de veículos e localização geográfica, conforme aplicável.

Poderão ainda ser recolhidas, através de processos automáticos (cookies), informações relativas à navegação dos utilizadores nos canais digitais, com o objetivo de permitir uma experiência de navegação mais completa, para melhorar a qualidade dos serviços e para adaptá-los às preferências dos seus clientes.

Para obter informação adicional, por favor consulte a Política de Privacidade.

Que tipo de cookies utilizamos?

Nas Plataformas utilizamos apenas cookies de sessão, os quais consistem em cookies temporários que permanecem no arquivo de cookies do browser do utilizador até este sair das Plataformas e recolhem informações sobre a forma como os utilizadores interagem com as mesmas. A informação obtida permite identificar problemas e fornecer uma melhor experiência de navegação. O utilizador poderá, a todo o momento, controlar o modo como os cookies se encontram alojados no seu dispositivo ou, alternativamente, removê-los, para o que basta alterar as configurações do seu browser. Conforme referido, deverá ter em atenção que a alteração destas configurações poderá ter impacto no adequado e correto funcionamento das Plataformas. As Plataformas utilizam cookies para melhorar a sua navegação e alguns dos nossos serviços de internet requerem ativa a opção “cookies enable” nos browsers dos respetivos dispositivos. Esta opção, para além de permitir o estabelecimento de sessões seguras, permite também assegurar a respetiva proteção dos dados. 

O grupo Brisa usa a informação que recolhe sobre mim para outros fins que não os associados aos serviços que me presta?

Não. Os dados recolhidos são utilizados estritamente para os fins identificados nos fundamentos para a utilização dos seus dados pessoais.

O consentimento é sempre necessário?

Não, nomeadamente nos casos em que o tratamento seja necessário para a execução de um contrato ou para o cumprimento de uma obrigação legal a que o responsável pelo tratamento dos dados esteja sujeito.

Eu posso optar por limitar os dados pessoais que vos dou? Como é que faço?

Os formulários de adesão aos diferentes serviços integram um conjunto de dados. Uns de preenchimento obrigatório para permitir o próprio funcionamento do serviço, outros facultativos, devidamente assinalados com o termo “opcional”).

No caso dos dados de preenchimento obrigatório, o seu não preenchimento impossibilitará, no âmbito do descrito nos termos e condições, a adesão aos produtos/serviços em causa.

Que perfis criam dos vossos clientes?

A criação de perfis tem como finalidade poder conhecer o universo dos nossos clientes, a partir do qual poderemos desenvolver melhorias nos produtos/serviços que prestamos e enviar comunicações e ofertas personalizadas e adequadas a cada um.

Que medidas foram tomadas para garantir a segurança dos meus dados?

A VVP e, quando aplicável, a VVS, desenvolve(m) os seus melhores esforços para proteger os dados pessoais dos utilizadores contra acessos não autorizados através da Internet. Para o efeito, utiliza(m) sistemas de segurança, regras e outros procedimentos, de modo a garantir a proteção dos dados pessoais dos utilizadores, bem como para prevenir o acesso não autorizado aos dados, o seu uso impróprio, a sua divulgação, perda ou destruição. 
É, no entanto, da responsabilidade do utilizador garantir e assegurar que o computador ou dispositivo (smartphone, tablet, etc.) que está a utilizar se encontra adequadamente protegido contra softwares nocivos, vírus informáticos e worms. Adicionalmente, deverá estar ciente que, sem a adoção de medidas de segurança adequadas (por exemplo, a configuração segura do  programa de navegação, software antivírus atualizado, software de barreira de segurança e a não utilização de software de origem duvidosa), o risco dos dados pessoais e passwords serem acedidos por terceiros, sem autorização para tal, é agravado. 
Note-se que sempre que a recolha de dados seja realizada em redes abertas, como a Internet, os seus dados poderão circular sem condições de segurança, existindo o risco de serem vistos e utilizados por terceiros não autorizados.

Como posso alterar ou retirar o meu consentimento?

A qualquer momento é possível alterar ou retirar o seu consentimento.

Caso retire todas as suas declarações de consentimento, deixará de ser contactado para as finalidades descritas na política de privacidade.

Para retirar as suas declarações de consentimento deverá aceder a Dados de Conta, disponível em “A Minha Via Verde” e selecionar as opções de acordo com a sua preferência. A última versão submetida prevalecerá sobre todas as anteriores.

Como é que eu sei quais os dados pessoais que são guardados? Como posso exercer os meus direitos (acesso, retificação, eliminação, limitação, oposição, etc)?

Deverá contactar-nos através do preenchimento do formulário abaixo:

Formulário

Durante quanto tempo conservam os meus dados pessoais?

O tempo de preservação dos seus dados depende do tratamento em causa. Consulte as políticas de privacidade de cada responsável pelos tratamentos aqui.

Os meus dados poderão ser partilhados com entidades que não pertençam ao grupo Brisa?

Alguns dos seus dados pessoais poderão ser acedidos pelos nossos fornecedores e prestadores de serviços no âmbito das finalidades descritas na Política de Privacidade e poderão ser transmitidos a entidades terceiras (Autoridade tributária, tribunais e autoridades judiciárias) no cumprimento de obrigações legais.

Quais são as empresas que fazem parte do grupo Brisa e que tratam dados pessoais?

O grupo Brisa desenvolve a sua atividade através de diversas entidades:

 

EMPRESA

ELEMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO

BRISA AUTO-ESTRADAS DE PORTUGAL, S.A.

Sede: Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana

Capital Social: € 6.000.000,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 500048 177

VIA VERDE SERVIÇOS, S.A.

Sede: Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana

Capital Social: € 50.000,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 509 039 863

VIA VERDE PORTUGAL - GESTÃO DE SISTEMAS ELECTRÓNICOS DE COBRANÇA S.A.

Sede: Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana

Capital Social: € 1.000.000,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 504 656 767

VIA VERDE CAR SHARING, S.A.

Sede: Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana

Capital Social: € 50.000,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 514210 664

BRISA O&M, S.A.

Sede: Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana

Capital Social: €500.005,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 505827 662

BRISA GESTÃO DE INFRA-ESTRUTURAS, S.A.

Sede: Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana

Capital Social: € 50.000,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 506 081 079

BRISA - CONCESSÃO RODOVIÁRIA, S.A.

Sede: Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana

Capital Social: € 75.000.000,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 502 790 024

BRISAL - AUTO-ESTRADAS DO LITORAL S.A.

Sede: Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana

Capital Social: € 17.820.500,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 504 778 820

AEBT – AUTO-ESTRADAS DO BAIXO TEJO, S.A.

Sede: Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana

Capital Social: € 50.000,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 508822 939

AELO – AUTO-ESTRADAS DO LITORAL OESTE S.A.

Sede: Caminho Municipal 1092 – Catefica

2560-587 Torres Vedras

Capital Social: € 50.000,00

Matriculada na C.R.C. de Torres Vedras

NIPC: 506544 826

AEDL - AUTO-ESTRADAS DO DOURO LITORAL S.A.

Sede: Quinta da Torre da Aguilha – Edifício Brisa, 2785-599 São Domingos de Rana

Capital Social: € 50.000,00

Matriculada na C.R.C. de Castelo de Paiva

NIPC: 507 027 140

CONTROLAUTO - CONTROLO TECNICO AUTOMOVEL S.A.

Sede: Rua Alfredo Lopes Vilaverde 15 B-7, 2770 101 Paço de Arcos

Capital Social: € 5.000.000,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 503 123 226

ITEUVE PORTUGAL, SOCIEDADE UNIPESSOAL, LDA.

Sede: Rua Fernão Lopes – Pampilheira, 2750-001 CASCAIS

Capital Social: € 498.799,00

Matriculada na C.R.C. de Cascais

NIPC: 502 921 579

Quais os objetivos e fundamentos para a utilização dos meus dados pessoais?

Os seus dados pessoais são recolhidos e utilizados para efeitos de apoio ao cliente e marketing (comunicação de informação relacionada com produtos e serviços do grupo Brisa/Via Verde) nos termos por si selecionados no formulário de consentimento.

De acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, a utilização dos seus dados pessoais deverá justificar-se ao abrigo de, pelo menos, um fundamento* jurídico para o seu tratamento.

O fundamento jurídico aplicável à recolha e utilização dos seus dados pessoais para fins de assistência ao cliente e marketing é o seu consentimento.

*Fundamentos jurídicos para o tratamento de dados pessoais:

  • Quando tenha dado consentimento ao tratamento dos seus dados pessoais (para estes efeitos ser-lhe-á apresentado um formulário de consentimento para a utilização dos seus dados, consentimento esse que poderá ser posteriormente alterado);
  • Quando o tratamento seja necessário para celebrar um contrato consigo ou proceder à sua execução;
  • Quando o tratamento seja necessário para cumprimento das obrigações legais a que a empresa responsável pelo tratamento se encontre sujeita;
  • Quando o tratamento seja necessário para alcançar um interesse legítimo e os nossos motivos para a sua utilização prevaleçam sobre os seus direitos de proteção de dados;
  • Quando o tratamento for necessário para que possamos declarar, exercer ou defender um direito num processo judicial que nos seja movido, contra si ou um terceiro.

Porque devo aceitar o consentimento de comunicações de marketing?

Ao autorizar a comunicação de marketing poderá continuar a aceder em primeira mão a um conjunto de ofertas exclusivas, como novas funcionalidades, serviços de mobilidade e benefícios que a Via Verde Serviços e o programa Viagens & Vantagens têm para lhe oferecer.

Em qualquer momento poderá alterar o seu consentimento através do site www.viaverde.pt.


Porque devo aceitar os consentimentos de tratamento e interconexão de dados pessoais?

A aceitação de tratamento e interconexão de dados pessoais é essencial para a adesão ao programa Viagens & Vantagens. Só com este consentimento será possível acumular e utilizar os Pontos e o Saldo de Portagem do programa Viagens & Vantagens, bem como beneficiar de outras vantagens associadas.

Ao autorizar, está a permitir que os seus dados de contacto e de utilização sejam transmitidos e partilhados entre a Via Verde Portugal e a Via Verde Serviços e esta os partilhe com empresas parceiras do Programa Viagens & Vantagens sempre que necessários para assegurar o acesso e a utilização dos benefícios do Programa.

Aceita, ainda, que a Via Verde Serviços trate os seus dados de contacto, de utilização, operacionais e de perfil para personalizar e apresentar-lhe ofertas relevantes.

Se já aderiu, ao não dar autorização ao tratamento e interconexão de dados pessoais, será rescindida a adesão ao Programa Viagens & Vantagens e irá perder acesso ao Programa, incluindo os pontos já adquiridos, Saldo Portagem, bem como outras vantagens associadas.

Em qualquer momento poderá alterar o seu consentimento através do site www.viaverde.pt.

Contacte-nos para estas situações

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