Outros Serviços Via Verde

Perguntas frequentes

Que modalidades de pagamento existem?

Existem 2 modalidades de pagamento possíveis:

  1. Pagamento automático via SIBS: as transações são debitadas à medida que utiliza o serviço.
  2. Pré-pago*: a modalidade de pré-pago pressupõe o carregamento prévio de um valor para utilização, até que seja consumido o saldo. Esta modalidade apenas permite pagamentos em Portagem.

Não é possível alterar a modalidade de pagamento via SIBS para pré-pagamento. No entanto, é possível alterar da modalidade de identificador pré-pago para a modalidade de pagamento automático. Deverá fazer o pedido numa das lojas Via Verde ou através da Linha de Apoio (210 730 300 ou 707 500 900).

* O pré-pago está apenas disponível com a adesão nos CTT e obrigatoriamente com um dispositivo de compra. Apenas o carregamento com pagamento por Multibanco permite a utilização de serviços complementares (parques de estacionamento, abastecimento Galp, McDrive, ferries).

O que é e como funciona a modalidade de pré-pagamento?

O pré-pagamento permite-lhe carregar um determinado valor mínimo, definido numa conta de pagamento CTT, para consumo de portagens até esgotar o respetivo saldo. Poderá, a qualquer momento, recarregar novamente o saldo nas contas de pagamento CTT:

  • Nas estações de correio CTT
  • Nos agentes PayShop
  • No Multibanco (opção “Pagamento de Serviços”, usando a referência para carregamento fornecida no ato de adesão).
  • O carregamento no Multibanco poderá demorar até cerca de 48 horas. O saldo mínimo de carregamento obrigatório para a conta de pagamento nos CTT (*) encontra-se listado na Tabela de Preços válidos para 2018 (poderá também consultar aqui a tabela de preços para 2019) da Via Verde:

    • Classes 1 e 5: 25€
    • Classes 2, 3 e 4: 60€

    (*) Por cada identificador Via Verde associado à respetiva conta de pagamento.

    Os CTT efetuam o pagamento das taxas de portagem da utilização de infraestruturas rodoviárias ou outros serviços que aceitam o Dispositivo Eletrónico como meio de cobrança (e respetiva transferência de valores para as operadoras), através das contas de pagamento abertas pelos aderentes e na sequência das transações processadas e remetidas pela Via Verde.

    Atualmente, as passagens referentes ao identificador pré-pago podem ser consultadas no site CTT.
    O identificador pré-pago apenas dá acesso ao serviço de portagens nas autoestradas.

O meu identificador é pré-pago. Posso utilizar a Via Verde nos serviços complementares?

Não. O identificador pré-pago apenas dá acesso ao serviço de portagens nas autoestradas.

Temas de Apoio ao Cliente