Descobrir Portugal
Aguardente DOC Lourinhã — Tradição Engarrafada
Artigo
  • Gastronomia e Vinhos

Aguardente DOC Lourinhã — Tradição Engarrafada

É uma das três regiões demarcadas de aguardente vínica na Europa. Fomos até à Adega Cooperativa da Lourinhã descobrir os segredos desta bebida única.

03 de dezembro 2018
O cheiro a álcool é intenso, a luz rara e a madeira e paredes escurecidas pelo tempo. À medida que entramos na cave da Adega Cooperativa Lourinhã sentimos que ali se faz história.

Muitos desconhecem que o produto que sai daquelas barricas é resultado de uma das três únicas regiões demarcadas de aguardente vínica em espaço europeu. Provavelmente, já ouviu falar das francesas Cognac e Armagnac. A Lourinhã junta-se a este grupo de elite com a sua aguardente, trazendo fama internacional para Portugal.

Adega Cooperativa da Lourinhã
As datas nas barricas de carvalho mostram o processo de envelhecimento, sendo 24 meses o tempo mínimo de estágio. Mas muito do líquido ali descansa, procurando o momento certo para ser retirado e levado para a zona de engarrafamento. Afinal, uma aguardente quer-se bem velha.

Não espere ver uma cave sem fim, cubas intermináveis ou uma linha de montagem gigantesca. Na Adega Cooperativa da Lourinhã a sensação é ainda de negócio familiar, onde todos os que trabalham são filhos da terra e cumprem com orgulho as suas funções.

Adega Cooperativa da Lourinhã
O negócio é antigo, mas soube adaptar-se ao evoluir dos tempos. Da tradicional Aguardente DOC "Lourinhã" derivam agora outros produtos, como a aguardente engarrafada num vaporizador, para fins gastronómicos, ou o gin. Para o mercado saem anualmente um total que varia entre as 12 a 13 mil garrafas.

Em funcionamento desde 1957, a Adega Cooperativa da Lourinhã abre as portas a quem a quer visitar. Mediante marcação, as visitas guiadas permitem um maior conhecimento do negócio e da paixão que está por detrás de cada garrafa que chega ao consumidor.

Adega Cooperativa da Lourinhã
E porque se acredita que a introdução da produção de aguardente na Lourinhã foi feita pelos franceses que permaneceram na região após as Invasões Francesas, nada como aproveitar a viagem e visitar o Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.
Desafio

Fã de Aguardente

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Adega Cooperativa da Lourinhã

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas