Descobrir Portugal
Comemorar o Dia de Reis em 2019
Artigo
  • Família
  • Festivais e Eventos

Comemorar o Dia de Reis em 2019

O Dia de Reis marca o final das celebrações do novo ano. Mas antes de guardar a árvore de natal, vá comemorar esta festa tão cheia de tradição.

04 de janeiro 2019
O Dia de Reis é comemorado de norte a sul do país e, por todas as regiões, há tradições que são mantidas há várias gerações. Na zona Castelo Branco os fumeiros estão repletos de enchidos; nas regiões vinícolas prova-se a jeropiga; ouve-se Cante Alentejano em Castro Verde; queima-se o madeiro em terras de Beja e come-se a romã no Algarve,  guardando-se a coroa para dar sorte e dinheiro para o novo ano.

O clássico bolo-rei é uma constante em todas as mesas portuguesas e as Janeiras são cantadas na noite de 5 para 6 de janeiro.

Embora todas as atenções da estação estejam voltadas para os dias de Natal e de passagem de ano, existem muitos municípios e instituições que não deixam passar em branco o dia que celebra, de acordo com a simbologia cristã, a visita dos Três Reis Magos ao recém-nascido Jesus Cristo.

Reis Magos Dia de Reis

Música pelo Dia de Reis

Por esta altura, multiplicam-se os Concertos de Reis. Este sábado, 5 de janeiro, o Norte Shopping, no Porto, apresenta, às 18H00, uma atuação da Banda Sinfónica Portuguesa.

Já pela noite, a Camerata Vocal de Torres Vedras vai encher de música a Igreja de Santa Maria Madalena, no Turcifal, às 21H30. A essa mesma hora, no Cineteatro Camacho Costa, em Odemira, sobe ao palco o Coral Atlântico.

Domingo, dia 6, continuam os momentos musicais. O Centro Cultural de Celorico da Beira vai reunir, pelas 15H00, vários grupos musicais do concelho. Já em Viseu, no Palácio do Gelo, vão entoar, pelas 16H00, as vozes de um coro gospel.

O Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, recebe ao final da tarde a Orquestra de Câmara de Sintra, enquanto que na Igreja Matriz de Santa Maria, em Évora Monte, vai ouvir-se a música da Sociedade Filarmónica Luzitana. Após o concerto, às 17H30, o convívio faz-se no encerramento da fogueira de natal, na Praça dos Aviadores.

Madeiro Dia de Reis

Fim de Semana em Festa

Ainda no sábado, dia 5, a festa faz-se também com a vizinha Espanha. A Cavalgata Internacional de Reis está marcada para as 15H15 no Largo da Estação, em Valença. Às 16H00 tem início o cortejo que ruma até Tui. Espere carruagens alegóricas, figurantes e, segundo a organização, “centenas de quilos de caramelos”.

No dia 6, várias atividades prometem preencher a tarde de Reis. O Museu de Lamego lança o desafio para descobrir o seu património com uma programação que reúne música, oficinas, visitas guiadas e gastronomia.

Évora começa o ano a cantar as Janeiras com 18 grupos corais, polifónicos e instrumentais, bem como a Banda Filarmónica “Liberalitas Julia”. A atuação dos grupos vai ter lugar em diversos locais, culminando, às 19H00, na Praça do Sertório.

Por último, em Castelo de Paiva, o Largo do Conde enche-se de música e animação com o Baile dos Reis.  E nem vão faltar insufláveis, tendinhas de artesanato, pinturas faciais e um bolo-rei gigante de 27 metros para todos os que estiverem de visita.

E já que falamos em bolo-rei ao metro, também no domingo de Reis, na Avenida José da Costa Mealha, em Loulé, poderá provar uma fatia dos 150 metros de bolo-rei estendidos ao longo daquela artéria da cidade. E nem vai faltar animação musical a acompanhar a degustação marcada para as 17H00.
Desafio

Festa de Reis

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Museu de Lamego
  • Avenida José da Costa Mealha
  • Jardim do Largo do Conde de Castelo de Paiva
  • Praça do Sertório

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas