Descobrir Portugal
Passadiços de Aveiro — A Ria Com Outro Olhar
Artigo
  • Bem-Estar
  • Romance
  • Natureza e Ar Livre

Passadiços de Aveiro — A Ria Com Outro Olhar

Os Passadiços de Aveiro tornaram-se num local de visita obrigatória naquela cidade do Centro. Por aqui, a natureza fala mais alto e a ligação à ria é mais forte que nunca.

28 de novembro 2018
Aveiro é conhecida pela Arte Nova, pelos moliceiros que andam pelos canais que atravessam a cidade e, principalmente, pela ria que durante séculos foi motor económico e foco de tradições desta terra.

Passear pela ria tornou-se numa atividade incontornável para quem visita Aveiro e, por isso, no verão passado, nasceram os passadiços que lançam um novo olhar sobre a zona e  permitem uma ligação aquele ecossistema tão especial.

Passadiços de Aveiro

7 km da Ria de Aveiro

Divididos entre uma estrutura de madeira e terra batida, os Passadiços de Aveiro estendem-se por 7 km, fazendo a ligação entre o antigo Cais de São Roque, no centro da cidade, perto da estação de comboios, e as localidades de Mataduços, Póvoa do Paço e Vilarinho. O caminho faz-se a pé, de bicicleta ou a correr, sempre junto às águas da ria.

Caso não queira fazer a totalidade do percurso pode sempre estacionar no Cais da Ribeira da Esgueira e partir daí.

Entre zonas de sapal ou arvoredo, este é local perfeito para birdwatching, uma vez que são muitas as aves que fazem da ria ponto de paragem, entre flamingos, milhafres-negros, garças ou perna-longas.

Ria de Aveiro

Tradições locais

Andando pelos Passadiços de Aveiro pode, igualmente, encontrar vários pontos de descanso com curiosidades regionais, que vão desde dizeres populares ou elementos identificados com a vivência na ria. Sabe o que significa “andar à rola” ou o que é um “envergue”? Vai descobrir nesta viagem.

Se é amante de aves, escolha o período da manhã para fazer o caminho, altura em que estas estão mais ativas, mas saiba que os finais de dia são garantia de pores do sol memoráveis, caso a meteorologia o permita.
Desafio

Amante da Ria

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Cais da Ribeira de Esgueira

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas