Descobrir Portugal
Albufeira Desconhecida
Roteiro
  • Família
  • Sol e Praia
  • História e Cultura

Albufeira Desconhecida

Quem ouve falar em Albufeira pensa logo em praia, nos restaurantes junto ao mar e na vida noturna. Mas esta conhecida cidade algarvia também tem, nas suas ruas, muitahistória que vale a pena descobrir. Entre um mergulho e um gelado.

29 de abril 2016
Praia dos Pescadores

Dia1

Há melhor maneira para começar o dia do que com uma ida à praia? No centro de Albufeira vai encontrar um extenso areal que convida a banhos de sol e de mar.
Se estiver na época balneária verá que a Praia dos Pescadores é um local muito concorrido, mas o que não falta é espaço para estender a toalha e muitas infraestruturas de apoio para que passe umas boas horas a deliciar-se com o sol algarvio.

Ricardo's Pizzaria

Depois de uma manhã passada na praia fique a almoçar junto ao mar antes de começar a visita pelo centro da cidade.
O que não faltam são opções. Uma delas, bastante acessível para a carteira e um local que agrada naturalmente às crianças, é a Ricardo’s Pizzaria.
Suba até ao último andar para almoçar com vista sobre a praia. Mas vá cedo porque este piso não é muito grande e é sempre o mais concorrido.

Museu Municipal de Arqueologia

Saia pelas traseiras do restaurante para a Rua da Bateria em direção à Praça da República. Pelo caminho vai passar pela Travessa da Igreja Velha. Foi aqui que em tempos existiu uma mesquita árabe, contudo destruída pelo terramoto de 1755. A arcada que vê é um dos poucos vestígios que resistiu.
Já na Praça da República, na antiga câmara municipal, vai encontrar o Museu Municipal de Arqueologia.
Entre para conhecer melhor a história da cidade, desde os tempos pré-históricos até ao século XVII. Verá que foram muitos os povos que por aqui passaram.
O museu está aberto entre as 9h30 e as 17h30 e encerra à segunda-feira. Para visitá-lo terá que pagar 1€.

Torre do Relógio

Mesmo em frente ao Museu de Arqueologia está a Torre do Relógio. Este é um dos ex-libris de Albufeira. A torre está inserida na velha cadeia comarca e é comum vê-la iluminada em dias de festa.
A coroa de ferro, ali colocada no século XIX, confere-lhe uma característica única e é ela que sustenta o sino das horas.

Exposição Capela da Misericórdia

Percorra a Rua Henrique Calado para chegar à Capela da Misericórdia. O edifício que agora pode ver, com um portal gótico e arco triunfal, já foi uma mesquita árabe transformada em capela em 1499.
No interior verá um retábulo em talha dourada no altar-mor com estátuas que remontam ao século XVIII e ao início do século XX.
Se visitar a capela até ao dia 20 de novembro deste ano vai poder apreciar 14 obras de cariz religioso numa exposição inserida nas comemorações do Jubileu da Misericórdia.
Na continuação do quarteirão, a Antiga Albergaria é um dos 27 imóveis que resistiram ao terramoto de 1755. Era aqui que a misericórdia acolhia os viajantes e os mendigos.

Muralha do Castelo de Albufeira

Continue pela Rua Henrique Calado até à Rua Joaquim Pedro Samora. A Muralha do Castelo de Albufeira está mesmo ao virar da esquina. Ou o que resta dela. Este pequeno vestígio foi o que sobreviveu ao terramoto e, posteriormente, à crescente urbanização da cidade.
Viaje no tempo para imaginar a estrutura de defesa da então praça árabe e saiba que aqui estaria uma das torres de proteção.

Igreja de São Sebastião

Na Praça Miguel Bombarda, a Igreja de São Sebastião é a próxima paragem neste roteiro. Construída em meados do século XVIII, os traços arquitectónicos cruzam os estilos manuelino e barroco.
É aqui que pode visitar o Museu de Arte Sacra, aberto durante todo o ano (encerra às 16h30).
No interior vai poder admirar um espólio de peças angariadas por várias paróquias do concelho, entre elas um retábulo com imagens de santos datado da segunda metade do século XVIII.

Igreja Matriz de Albufeira

Andando 100 metros pela Rua da Igreja Nova chega à Igreja Matriz de Albufeira. Neste templo ao estilo neoclássico — construída em 1782, após a destruição provocada pelo terramoto — vai encontrar um retábulo da autoria do pintor albufeirense Samora Barros. À sua frente, a imagem de Nª Srª. da Conceição, padroeira da cidade.
No arco da porta principal repare na cruz de Aviz, um sinal da ordem religiosa e militar da qual Albufeira fez parte.
A torre sineira foi construída em 1869 e guarda no topo um carrilhão de oito sinos.

Igreja de Sant'Ana

Pela Rua Miguel Bombarda até ao Largo Jacinto D’Ayer para poder visitar a Igreja de Sant’Ana, uma bonita ermida do século XVIII, e a estátua de São Vicente de Albufeira.
Este frei da ordem de São Agostinho nasceu na cidade e ficou conhecido por pregar a fé além-fronteiras, em países como o México ou o Japão. Acabaria preso e posteriormente executado neste último destino.

Galeria de Arte Pintor Samora Barros

Siga caminho pela Rua 5 de Outubro em direção ao Largo Eng.º Duarte Pacheco. Esta é uma rua do comércio, por isso perca-se nas lojinhas coloridas, pelos souvenirs e roupas de praia.
Já no largo, descanse da caminhada numa das muitas esplanadas e não saia sem entrar na Galeria de Arte Pintor Samora Barros. O edifício data de 1926 e funcionava como uma antiga central elétrica.
Na fachada pode ver azulejos e elementos decorativos da autoria de Samora Barros. Lembra-se? É o mesmo autor do retábulo na Igreja Matriz.

Marina de Albufeira

Sugerimos que acabe o dia na Marina de Albufeira. Pegue no carro e viaje até lá.
O colorido dos prédios de habitação choca com os traços clássicos da Ermida de Nª Sr.ª da Orada. Originalmente do século XVI, também esta capela sofreu com o terramoto de 1755, sendo posteriormente reconstruída. É daqui que parte todos os anos, na primeira quinzena de agosto, a procissão em honra de Nª Sr.ª da Orada, com o cortejo a entrar para o mar.
Escolha uma das esplanadas da Marina para terminar o dia a olhar para as várias embarcações por lá ancoradas.

Desafio

Turista de Albufeira

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Praia dos Pescadores
  • Museu Municipal de Arqueologia
  • Muralha do Castelo de Albufeira
  • Igreja Matriz de Albufeira
  • Galeria de Arte Pintor Samora Barros
  • Marina de Albufeira

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas