Descobrir Portugal
City Break Em Braga
Roteiro
  • Família
  • História e Cultura

City Break Em Braga

Braga terá sido a primeira cidade de Portugal. Também já foi a cidade mais jovem da Europa. E é conhecida como a cidade dos arcebispos. Braga é tudo isto e muito mais. É por isso o nosso destino de fim de semana.

Dia1

No centro está a virtude e no caso de Braga está mesmo! Chegando à zona mais central da cidade prepare as pernas e a máquina fotográfica que há muito para visitar. Comece por subir a Avenida da Liberdade, a principal artéria da cidade, agora parcialmente pedonal. Vire para a Rua do Raio e visite a Fonte do Ídolo, um santuário rupestre do séc. I. Logo ali, no cruzamento com a Rua de São Lázaro tem o Palácio do Raio, um deslumbrante exemplar da arquitetura barroca de meados do séc. XVII.


Siga até ao Largo da Santa Cruz e tente descobrir os 3 galos na fachada da igreja. Diz a lenda que a moça que o fizer tem casamento garantido... histórias à parte, a Igreja de Santa Cruz é um dos expoentes do típico estilo barroco bracarense.

Está agora a menos de 400 metros da Sé de Braga. Começou a ser construída no século XI e é a mais antiga sé catedral do país. E assim se explica a expressão “mais velho que a Sé de Braga”. Vale bem a pena visitar o seu interior (gratuito), bem como o Museu da Sé (pago) onde encontra um acervo que lhe permite viajar ao longo de 1500 anos da história eclesiástica e artística da cidade de Braga.

O roteiro segue pela Rua do Souto onde encontra muitas lojas de comércio tradicional e casario típico e ainda o Largo do Paço onde está localizada a Reitoria da Universidade do Minho. Finda essa rua aproveite para tomar um café num dos mais antigos cafés da cidade A Brasileira. Daqui já consegue tomar o pulso à Praça da República com as suas famosas Arcadas, esplanadas e o chafariz. É talvez a zona mais movimentada da Bracara Augusta e onde vale a pena demorar-se. Percorra o Jardim da Avenida Central, entre na Igreja dos Congregados e estenda o passeio até à Senhora-a-Branca.


Ainda aqui por estas bandas, pergunte pelo “bananeiro”. Esta mercearia típica – A Casa das Bananas - tornou-se num local de culto onde todos os anos, na noite da consoada, milhares de bracarenses cumprem uma curiosa tradição – brindar com moscatel e comer uma banana.

Antes de terminar o dia passe Torre de Menagem, um dos poucos vestígios do Castelo de Braga, e pelo Jardim de Santa Bárbara, junto ao antigo Paço Episcopal, e onde os tons fortes das flores contrastam com o cinzento da pedra. Se procura um postal da sua visita a Braga, eis o local indicado.  


A maneira mais gira de chegar ao Bom Jesus é mesmo de funicular. Está em funcionamento desde 1883 e apesar da viagem ser curta é encantadora, uma subida de quase 300 metros através de densa e fresca vegetação. Sabia que o funicular do Bom Jesus é o mais antigo, movido a água, de toda a Península Ibérica?


O Santuário do Bom Jesus do Monte é a sala de visitas de Braga. A escadaria, imponente e ladeada por estátuas, desafia a boa forma física de qualquer um, e no topo, ergue-se a igreja neoclássica. Podemos afirmar que a vista daqui é uma das melhores do país! 

Terá que continuar a subir para chegar ao Santuário do Sameiro. Depois de Fátima, este é o maior centro de culto mariano em Portugal. Se puder faça a visita durante a semana. O silêncio é irrepreensível.

Claro está que não pode sair de Braga de alma cheia e barriga vazia. É ali mesmo, no Santuário do Sameiro que lhe deixamos uma sugestão gastronómica – o Restaurante Maia. O bacalhau à casa ou com natas são os pratos com maior saída. Mas se prefere carne tem sempre um arroz de pato ou a vitela assada. Agora sim, pode despedir-se da cidade dos arcebispos.


Desafio

À Descoberta da Cidade dos Arcebispos

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Avenida da Liberdade
  • Sé de Braga
  • Avenida Central
  • Casa das Bananas
  • Jardim de Santa Bárbara
  • Elevador do Bom Jesus
  • Santuário do Bom Jesus do Monte
  • Santuário do Sameiro

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas