Descobrir Portugal
No Coração de Melgaço
Roteiro
  • Natureza e Ar Livre
  • História e Cultura

No Coração de Melgaço

Melgaço respira história e tradição. Desde o castelo ao convento, do cinema ao Alvarinho. Há muito para conhecer nesta vila do Alto Minho.

21 de julho 2017
Ruínas Arqueológicas da Praça da República

Dia1

Comece por conhecer a história antiga de Melgaço com uma visita às ruínas arqueológicas na Praça da República.
Este núcleo museológico situado no centro da vila leva-o até debaixo de terra, a um fosso medieval onde é possível ver alguns vestígios da antiga fortaleza.
Restos de uma couraça em pedra e várias calçadas datadas de diferentes épocas são explicadas por painéis informativos que explicam o sistema defensivo da vila entre os séculos XII e XVII.
Aproveite que está na Praça da República e aprecie os edifícios de relevo que encontra neste local.

Castelo de Melgaço

É um dos marcos mais importantes da vila. O Castelo de Melgaço foi mandado construir por D. Afonso Henriques, entre os séculos XII e XIII. Da estrutura inicial restam a torre de menagem e a antiga cerca da urbe.
Este castelo teve um importante papel na linha defensiva da região do Alto Minho, explicado no Núcleo Museológico que encontra no interior da torre. A exposição vai mais longe, apresentando a história do concelho desde o período pré-histórico aos tempos contemporâneos.
Não saia deste local sem deitar o olhar sobre o centro histórico e as serras vizinhas.

Igreja Matriz de Melgaço

A poucos metros do castelo, a Igreja Matriz — também conhecida como a Igreja de Santa Maria da Porta — data de 1187, apesar de ter sido alvo de várias remodelações ao longo dos tempos.
Da época barroca restam dois portais românticos que dão as boas-vindas e convidam à entrada. Já no interior, procure um retábulo do final do século XVI.
Aproveite para almoçar num dos vários restaurantes que aqui encontra e, depois, vá até à Igreja da Misericórdia, um edifício romântico do século XIII, com referências maneiristas, barrocas e neoclássicas.

Solar do Alvarinho

A região de Melgaço é conhecida pelo vinho Alvarinho e, como tal, uma visita ao seu solar é obrigatória.
Inaugurado em 1997, o Solar do Alvarinho veio ocupar uma antiga casa seiscentista, também conhecida como o “Edifício dos Três Arcos”.
No interior pode obter informação variada sobre esta casta, a região vinícola e os principais produtores. Pode ainda participar em provas e comprar artesanato e outros produtos regionais.

Museu do Cinema

Continue em torno das muralhas do castelo até encontrar o Museu do Cinema Jean Loup Passek. Entre no antigo edifício da guarda-fiscal para visitar um interessante espólio doado por Passek, antigo diretor cinematográfico do Centro Georges Pompidou, em Paris, e grande apaixonado pela vila de Melgaço.
Neste local faz-se o percurso do cinema ao longo dos anos através de milhares de cartazes e fotografias, equipamentos que vão desde o tempo do cinema mudo aos dias de hoje, e ainda vários objectos raros, como lanternas mágicas ou praxinoscópios. Tudo numa incrível coleção que Jean Loup Passek levou cerca de cinco décadas a compilar.

Convento das Carvalhiças

10 minutos a pé é o que demorará a chegar ao Convento das Carvalhiças. Também conhecido como Convento de Nossa Senhora da Conceição, este antigo mosteiro foi construído no século XVIII. O edifício principal é hoje propriedade privada, mas ainda pode visitar a igreja conventual franciscana, com toda a sua estrutura maneirista e decoração rocócó.

Parque Urbano do Rio do Porto

Termine o dia no Parque Urbano do Rio do Porto, uma zona verde de eleição no interior da vila.
Neste jardim pode percorrer simpáticos trilhos e descansar num dos bancos estrategicamente colocados junto a um pequeno ribeiro.
Se dormir em Melgaço, aproveite o dia seguinte para ir conhecer os percursos marginais do Rio Minho.

Fotografia: Município de Melgaço e Wikimedia Commons
Desafio

O Melgacense

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Solar do Alvarinho
  • Ruínas Arqueológicas da Praça da República
  • Castelo de Melgaço
  • Igreja Matriz de Melgaço
  • Museu do Cinema de Melgaço
  • Convento das Carvalhiças
  • Parque Urbano do Rio do Porto

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas