Descobrir Portugal
13 Parques Naturais Para Descobrir Em Portugal
Top
  • Natureza e Ar Livre

13 Parques Naturais Para Descobrir Em Portugal

Portugal é rico em espaços de valor ambiental, mas há locais cuja relevância lhes valeu o título de parque natural. Descubra o seu favorito.

08 de março 2019
1 Parque Natural do Alvão

Alvão

Provavelmente já ouviu falar das Fisgas de Ermelo, uma das maiores cascatas de Portugal. O que pode não saber é que esta se encontra em pleno Parque Natural do Alvão, em Mondim de Basto. Aliás, a queda de água chega mesmo a ser um dos ex-libris do parque e merece destaque no seu símbolo oficial.
O Parque Natural do Alvão marca a transição entre o Minho e Trás-os-Montes e reúne o melhor que a natureza oferece nestas duas regiões.
Aqui, vive-se o clima húmido de montanha e isso influencia a fauna e flora que ali cresce. Por todo o parque avistam-se os matos baixos e as formações rochosas, mas também vestígios da população local, com os tradicionais espigueiros, capelas e azenhas.
2 Parque Natural da Arrábida

Arrábida

Abrangendo os concelhos de Sesimbra, Palmela e Setúbal, o Parque Natural da Arrábida é um dos maiores tesouros naturais a sul do Rio Tejo. A reserva conta com bosques e matas que albergam um sem-número de espécies animais e vegetais e o seu subsolo esconde grutas de grande beleza e até alvo de estudos internacionais — a Gruta do Frade e a Gruta da Figueira Brava.
Entre praias de sonho e estradas panorâmicas, a Arrábida é um verdadeiro cartão de visita da natureza, que ali dá as boas-vindas a todos os que a visitam.
3 Parque Natural do Douro Internacional

Douro Internacional

O que não faltam são boas razões para visitar o Parque Natural do Douro Internacional. Primeiro, são os desfiladeiros monumentais e as matas e bosques que guardam inúmeros animais, sendo um local privilegiado para birdwatching.
Depois, as belas albufeiras que ficam na passagem de vários trilhos que conduzem por terras onde o mirandês ainda se faz ouvir. Junte-se a história antiga que marca os vários concelhos da região e não serão necessários mais motivos para se pôr a caminho.
4 Parque Natural do Litoral Norte

Litoral Norte

O Parque Natural do Litoral Norte estende-se por 16 km de costa, entre a foz do Rio Neiva e a Apúlia. Da linha marítima, com os sistemas de recife e dunas, aos estuários dos rios Cávado e Neiva, até às zonas de floresta, esta reserva natural é um espelho da riqueza do litoral minhoto.
Os moinhos de vento na Apúlia tornaram-se num chamariz para os visitantes, que rapidamente se apaixonam pelo som do mar muitas vezes revolto — a banda sonora para a descoberta — pelos trilhos e caminhos e por toda a fauna e flora que por ali habitam.
5 Parque Natural de Montesinho

Montesinho

Integrado na Terra Fria Transmontana, o Parque Natural de Montesinho abrange os concelhos de Bragança e Vinhais, fazendo fronteira com Espanha.
No seu âmago acolhe mais de 90 aldeias nortenhas que convivem com a natureza no seu estado mais puro.
Dois grandes maciços — a Serra da Coroa e a Serra de Montesinho — marcam a paisagem de altitude, que se estende por mais de 74 mil hectares.
Nesta reserva natural, o olhar perde-se nos prados naturais e campos de cultivo, nas formas graníticas, nas giestas, nos rios e quedas de água.
6 Parque Natural da Ria Formosa

Ria Formosa

É um dos locais mais fascinantes do Algarve e estende-se por 60 km no litoral. O Parque Natural da Ria Formosa é local privilegiado para fazer birdwatching, em especial se pretende vislumbrar a galinha-sultana, ave de bico encarnado que merece destaque no símbolo desta reserva.
Abarcando os concelhos de Vila Real de Santo António, Faro, Olhão e Tavira, está entre os lugares especiais para conhecer no Algarve, com o seu vasto sistema lagunar, que serve de casa para uma série de aves aquáticas que agradecem o clima quase sempre ameno.
7 Parque Natural da Serra da Estrela

Serra da Estrela

É o ponto mais alto de Portugal Continental e a sua importância ambiental valeu-lhe o estatuto de parque natural. A Serra da Estrela tem encanto todo o ano, quer seja no inverno, quando a neve preenche a montanha, quer no verão, quando a paisagem ganha nova vida e abre caminho à descoberta de tantas riquezas naturais.
Dos penedos graníticos, aos prados e lagos, passando por alguns ex-libris como a Lagoa Comprida ou o Covão dos Conchos, há muito para ver nesta região. Já para não falar na flora e fauna que convive com as temperaturas mais extremas que se fazem sentir no Parque Natural da Serra da Estrela em algumas alturas do ano.
8 Parque Natural da Serra de São Mamede

Serra de São Mamede

É a maior cadeia montanhosa abaixo da linha do Tejo. O Parque Natural da Serra de São Mamede inclui os concelhos de Arronches, Castelo de Vide, Marvão e Portalegre e neles bebe o espírito alentejano.
Dos castelos espalhados pelo território, aos vestígios rupestres, a história está bem presente nesta reserva natural e convive em harmonia com a paisagem composta por vegetação exuberante e fauna local — águias, bufos-reais, javalis ou veados.
9 Parque Natural das Serras de Aires e Candeeiros

Serras de Aires e Candeeiros

Explorar as Serras de Aire e Candeeiros é entrar num dos maiores reservatórios de formações calcárias de Portugal.
Abrangendo os concelhos de Alcanena, Alcobaça, Ourém, Porto de Mós, Rio Maior, Santarém e Torres Novas, este parque natural é rico em fauna e flora, mas foi com as suas grutas que ganhou fama — as Grutas de Mira de Aire.
Não é à toa que por aqui residem mais de 18 espécies de morcegos, um fenómeno bem retratado no seu símbolo oficial.
A beleza da região é tal que nem os dinossauros resistiram por ali passar há milhões de anos, deixando marcas que hoje podem ser visitadas na povoação de Bairro, em Ourém.
10 Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

Local que acolhe a famosa Rota Vicentina, o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina estende-se desde São Torpes até ao Burgau, já em território algarvio.
Pelo caminho vêem-se inúmeros habitats naturais, compostos por áreas de água doce, charnecas, matos e florestas. Porém, é na zona costeira que esta reserva vai buscar maior encanto, com bonitas arribas e falésias, praias, dunas e barrancos.
11 Parque Natural Sintra-Cascais

Sintra-Cascais

Quando pensamos em Sintra, a antiga vila, as quintas e palácios, logo vêm à lembrança. Mas o Parque Natural Sintra-Cascais é muito mais que isso e abrange locais icónicos como o Cabo da Roca ou a Costa do Sol.
A história habita neste território, mas também uma grande variedade de fauna e flora que compõem a paisagem e o tornam ainda mais especial.
12 Parque Natural do Tejo Internacional

Tejo Internacional

Entre os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Vila Velha de Ródão, seguindo o curso daquele que é o maior rio português, o Parque Natural do Tejo Internacional não deixa ninguém indiferente.
As águas fluviais que atravessam a reserva rivalizam com a paisagem de montado, o matagal mediterrânico e as florestas de eucaliptos e sobreiros, local perfeito para o desenvolvimento de espécies como a cegonha-preta, o abutre do egito ou até os gatos bravos.
13 Parque Natural do Vale do Guadiana

Vale do Guadiana

Que a paisagem do Guadiana convida a um passeio ninguém tem dúvidas. Falamos de 70 mil hectares de vegetação atravessada por cursos de água, que se estende pelos concelhos de Mértola e de Serpa.
As serras da Alcaria e de São Barão surgem como os pontos mais altos do Parque Natural do Vale do Guadiana, e dali consegue-se uma incrível panorâmica sobre todo o território, com os vales encaixados no rio e a serra algarvia à espreita.
Desafio

Fanático Por Parques

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Cabo da Roca
  • Portinho da Arrábida
  • Torre da Serra da Estrela
  • Praia Cabanas de Tavira
  • Centro de Interpretação Ambiental do Parque Natural do Tejo Internacional
  • Farol do Cabo de São Vicente
  • Grutas de Mira de Aire
  • Pulo do Lobo
  • Castelo de Marvão
  • Centro Interpretativo do Parque Natural de Montesinho
  • Castelo de Miranda do Douro
  • Cascata de Fisgas de Ermelo
  • Moinhos de Apúlia

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas