Descobrir Portugal
3 Coisas Para Saber Acerca do Convento de Cristo
Top
  • História e Cultura

3 Coisas Para Saber Acerca do Convento de Cristo

Primeiro recebeu a Ordem dos Templários e, a partir de meados do século XIV, a Ordem de Cristo. É um dos mais grandiosos monumentos de Portugal e justifica uma ida a Tomar.

12 de maio 2017
1 É Património Mundial

É Património Mundial

A UNESCO declarou o Convento de Cristo — juntamente com o Castelo de Tomar — Património da Humanidade em 1983. Para esta classificação, para além de todo o conjunto arquitetónico, contribuíram, de forma significativa, a Janela Manuelina e a Charola dos Templários. Esta última, funcionava como oratório dos Cavaleiros Templários, sendo um dos poucos exemplares existentes de igreja em rotunda. 

2 Conjuga diversos estilos artísticos

Conjuga diversos estilos artísticos

O Convento de Cristo foi construído dentro do Castelo de Tomar, edificação de arquitetura românica. Desse estilo podemos, por exemplo, apreciar a charola. Do Gótico, ficaram os magníficos claustros do século XIV e do período Manuelino, a famosa janela, emoldurada em cordas e nós, com as esferas armilares e encimada pelo escudo de D. Manuel I. Já os aposentos dos habitantes do convento, e toda a ala doméstica, revelam influência da época renascentista
Uma visita atenta ao Convento do Cristo permite apreciar todos estes movimentos artísticos, que percorrem o vasto período entre os séculos XII e XVIII.  

3 Obra-prima do Manuelino

Obra-prima do Manuelino

Encaixada na fachada ocidental do Convento de Cristo, a Janela do Capítulo — também conhecida como janela manuelina — será, talvez, o ex-libris de todo este conjunto arquitetónico. Por muitos considerado como um exemplar perfeito de tudo aquilo em que consiste o estilo Manuelino, apresenta diversos elementos relacionados com o mar (época dos Descobrimentos) como as cordas e os nós, para além dos ícones referente à Ordem de Cristo, como a esfera armilar ou a cruz heráldica. 

Desafio

Visita ao Convento

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Convento de Cristo

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas