Descobrir Portugal
5 Bons Motivos Para Visitar Silves
Top
  • Gastronomia e Vinhos
  • Sol e Praia
  • História e Cultura

5 Bons Motivos Para Visitar Silves

É um dos maiores concelhos do Algarve e também um dos mais ricos em termos culturais e naturais. Silves é uma mão-cheia de pretextos para rumar ao barlavento algarvio.

26 de janeiro 2016
1 Vinhas

Vinho e Laranjas

Há quem não goste de misturas mas estes dois produtos dividem as terras do concelho de Silves.
A laranja do Algarve é reconhecida por todo o país (e além fronteiras)    e Silves é a capital portuguesa deste fruto. Devido à construção da barragem do Arade e da implementação de um novo sistema de irrigação, o concelho tornou-se no maior produtor regional.
Já os vinhos, esses, têm merecido crescente atenção por parte do público e dos especialistas. Não fosse este o município que concentra o maior número de produtores da região algarvia. São oito as quintas que têm trabalhado os néctares da região e que têm merecido o reconhecimento dos peritos em concursos internacionais.
Não acredita? Tire as teimas numa das provas de vinhos organizadas por algumas das herdades locais.

2 Cenário Subaquático

A Areia e o Mar

Armação de Pêra, no concelho de Silves, é um dos destinos de verão mais procurados do Algarve. E se junto da área urbana por vezes se torna difícil estender a toalha, a Praia Grande (na zona de Pêra) oferece um extenso areal de dunas e areia dourada para dias mais descansados.
A qualidade da praia já por si é motivo de visita mas é a quatro milhas da costa, em frente a Armação de Pêra, que se encontra um tesouro natural que tem despertado a curiosidade da comunidade científica. Estamos a falar de um dos maiores e mais extraordinários recifes de coral da costa portuguesa.

3 Observação de Aves

Observação de Aves

Muito falamos de observação de aves no Algarve. Mas, sejamos sinceros, se esta zona de Portugal nos encanta a cada visita, imagine para os amigos de asas.
Seja durante todo o ano ou apenas nas alturas de migração, no inverno ou no verão, a região de Silves é paraíso de poiso para mais de 150 espécies de aves.
A foz da Ribeira da Alcantarilha e a Lagoa dos Salgados são as áreas de maior avistamento de espécies como o borrelho-de-coleira-interrompida, o perna-longa e até o flamingo ou o colhereiro.

4 Festival Internacional de Esculturas na Areia

Feiras e Festivais

O Festival Internacional de Esculturas na Areia quase dispensa apresentações. Afinal, é a maior exposição deste género no mundo e acontece desde 2003 em Pêra. Ou, pelo menos, acontecia, já que em 2016 vai mudar-se para outra freguesia do Algarve.
Mas não faltam outros eventos merecedores de uma visita. Comecemos pela Feira do Folar que se realiza há mais de dez anos em S. Marcos da Serra. As celebrações da Páscoa são a desculpa perfeita para provar não só o folar desta zona, como os doces, o mel, os licores e o medronho.
Por norma em junho, Armação de Pêra recebe o Festival da Caldeirada e do Petisco do Mar, onde os restaurantes da vila promovem um dos pratos emblemáticos da gastronomia armacenense.
Já na primeira quinzena de agosto, o centro histórico de Silves é tomado pela Feira Medieval. Aqui, e durante dez dias, é recriada a história do período medieval da antiga capital do Reino do Algarve... isto é, do Al-Gharb.

5 Sé Catedral de Silves

Património Cultural

Há ainda tanto para ver na cidade de Silves. Nos tempos árabes esta era a capital algarvia e a passagem deste povo reflete-se no Castelo, o maior do Algarve. Visite a Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânea, bem como o Centro de Interpretação do Património Islâmico para compreender a influência cultural nesta região.
A Sé Catedral de Silves é outro dos pontos de paragem obrigatória. Note a sua construção em arenito vermelho – o Grés de Silves, que caracteriza a tonalidade da cidade.
Não se vá embora sem uma passagem pela Ponte Velha ou pelo Museu Municipal de Arqueologia.

Desafio

O Al-Gharbiense

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Castelo de Silves

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas