Descobrir Portugal
5 Locais Temáticos a Não Perder no Alentejo
Top
  • História e Cultura
  • Natureza e Ar Livre
  • Família

5 Locais Temáticos a Não Perder no Alentejo

Seguimos a sugestão do Turismo do Alentejo e fomos conhecer alguns dos parques temáticos da região. Já tem planos para o fim de semana? Ora, aponte.

11 de janeiro 2019
1 Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros

Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros

Na vila de Fronteira, no distrito de Portalegre, viaja-se pela história de uma das mais importantes batalhas lideradas por Nuno Álvares Pereira. No Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros revisita-se o combate que pôs frente-a-frente portugueses e castelhanos a 6 de abril de 1384. É explicado o contexto e as consequências históricas que teve, com recurso à cenografia, num espaço que conta com as assinaturas do arquiteto Gonçalo Byrne e do projetista de conteúdos Johan Schelfhout.

2 Fluviário de Mora

Fluviário de Mora

Nasceu em 2007 e continua a ser um dos parques temáticos mais conhecidos do Alentejo. O Fluviário de Mora está integrado no Parque Ecológico do Gameiro e fica a apenas 10 minutos da vila com o mesmo nome.
Por ali aprende-se como é a vida nos leitos fluviais de Portugal e da restante Península Ibérica, mas também de algumas regiões em África e América do Sul. E nem falta um lontrário para fazer as delícias dos mais novos.
Dependendo da altura da visita, pode também tirar partido do restante parque ecológico, fazendo um piquenique na zona de merendas ou uma paragem na praia fluvial.
3 Aldeia da Terra

Aldeia da Terra

Chamam-lhe “a aldeia mais caricata de Portugal” e é mais uma boa razão para visitar Arraiolos. A Aldeia da Terra de pequena nada tem: são 3 mil metros quadrados de figuras feitas em barro. O “chefe da aldeia” é o artesão Tiago Cabeça que acrescenta sempre boa disposição às peças que cria.
Pegue nas crianças e vá conhecer ao detalhe casas, faróis, animais, motas e até roulotes de bifanas. Tudo em ponto pequeno!
4 Monte Selvagem

Monte Selvagem

O Alentejo é conhecido pelos seus montes e este é ainda mais especial. O Monte Selvagem, em Lavre, a 20 km de Montemor-o-Novo, é casa para mais de 300 animais de 60 espécies diferentes.
Nesta reserva, onde reina a preocupação ambiental e a proteção da biodiversidade, é fácil encontrar animais mais comuns, como vacas, ovelhas ou cegonhas, mas também crocodilos, macacos, zebras ou lémures, entre tantos outros.
Para planear uma visita tenha em consideração que o Monte Selvagem está aberto ao público de fevereiro a outubro.
5 Badoca Safari Park

Badoca Safari Park

Sabia que é possível fazer um safari em Portugal? O Badoca Safari Park abriu portas em 1999 e desde aí é quase paragem obrigatória para miúdos e graúdos de visita ao Alentejo.
Em cerca de 90 hectares de “savana alentejana”, localizados em Vila Nova de Santo André,  é possível ver girafas, búfalos, zebras, avestruzes, gnus, lémures, macacos, araras, entre outros animais. Na verdade, são 450 animais selvagens de quase 70 espécies que encontraram nas bonitas paisagens e clima do litoral alentejano a casa perfeita.
Também aqui tenha em conta que o Badoca Safari Park inicia a época de visitas a partir de março.
Desafio

Brincar e Aprender no Alentejo

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Aldeia da Terra
  • Fluviário de Mora
  • Badoca Safari Park
  • Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros
  • Monte Selvagem

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas