Descobrir Portugal
6 Praias a Norte do Porto
Top
  • Surf
  • Sol e Praia

6 Praias a Norte do Porto

Esqueça o Algarve. A norte de Portugal encontra várias praias de encantar e areais de perder a cabeça. E, no verão, até a temperatura da água ajuda e convida a banhos.

14 de julho 2017
1 Praia de Moledo Caminha

Praia de Moledo, Caminha

Na ponta de Portugal e com os olhos postos na vizinha Espanha, a Praia de Moledo é uma das mais bonitas do norte do país. O seu vasto areal divide espaço com a Mata do Camarido, o que atribui uma beleza natural a este pedaço de costa.
Conhecida pelo vento abundante e pelas ondas que por ali teimam em quebrar, é uma das praias mais procuradas por quem pratica desportos como surf, windsurf ou kitesurf.
Destaque ainda para o Forte da Ínsua, construído no século XV, que pode ser avistado numa pequena ilha rochosa mesmo em frente.

2 Praia de Afife Viana do Castelo

Praia de Afife, Viana do Castelo

A poucos quilómetros de Viana do Castelo, a Praia de Afife apresenta um extenso areal que pode ser acedido através de um longo passadiço de madeira que percorre o cordão dunar.
Esta praia é também conhecida pela pequena lagoa que se forma na zona do estuário do Rio de Afife. Mais desconhecido é um monumento megalítico, da época do Neolítico, um dos mais importantes da região Norte e que também se encontra ali perto.
Também as formações rochosas de xisto ou quartzo que espreitam à beira-mar tornam ainda mais especial esta praia nortenha.

3 Praia do Cabedelo Viana do Castelo

Praia do Cabedelo, Viana do Castelo

Junto ao Rio Lima, no lado sul do esporão do Cabedelo, encontra uma vasta área de areia dourada, muito procurada por adeptos de desportos de ondas, como o surf ou kitesurf.
Também aqui, longos passadiços de madeira rompem as dunas proporcionando agradáveis caminhadas pelo meio da vegetação selvagem daquela que já foi considerada uma das melhores praias do Minho.

4 Praia de Ofir Esposende

Praia de Ofir, Esposende

Se visitar esta praia em pleno verão talvez tenha alguma dificuldade em encontrar um bom espaço para estender a toalha. Mas como estamos a falar de um vasto areal, basta que ande um pouco para estar mais à vontade. Esta é muito concorrida pelos banhistas das redondezas, dado o seu bonito areal e águas claras.
No local, tem várias infraestruturas para receber os visitantes, nomeadamente junto à calçada que antecede o acesso à praia.
Também aqui pode apreciar uma zona de vegetação dunar, protegida por cercas e passadiços.

5 Praia da Apúlia Esposende

Praia da Apúlia, Esposende

As formações rochosas dão-lhe charme, bem como os moinhos de vento, hoje transformados em casas de habitação, que podem ser avistados numa antiga duna.
A Praia da Apúlia, em Esposende, está inserida numa área de paisagem protegida e é rodeada por dunas que a protegem dos ventos fortes que muitas vezes se sentem por ali.
Conhecida por ser rica em iodo e pela sua abundância de algas, é muitas vezes o destino favorito — e inclusivamente recomendado por médicos — dos banhistas nortenhos.

6 Praia do Mindelo Vila do Conde

Praia do Mindelo, Vila do Conde

Mais uma das praias favoritas dos adeptos dos desportos de ondas a norte. A Praia do Mindelo é rica em ondulação, mas tal não impede que os muitos banhistas que ali rumam todos os anos dêem os seus mergulhos frescos.
Com cerca de 2 km de extensão, o Mindelo é caraterizado pelas suas areias brancas e algumas formações rochosas que lhe dão a sua graça.
Para quem não gosta de caminhadas na areia, o passadiço em madeira que acompanha a praia é igualmente uma boa opção.

Desafio

Banhista Nortenho

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Praia de Moledo
  • Praia do Cabedelo
  • Praia de Afife
  • Praia de Ofir
  • Praia da Apúlia
  • Praia do Mindelo

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas