Descobrir Portugal
8 Turismos Rurais Para Descobrir no Alentejo
Top
  • Natureza e Ar Livre

8 Turismos Rurais Para Descobrir no Alentejo

Quem pensa em Alentejo lembra-se das vastas planícies, do calor dos dias ou das iguarias regionais à mesa. Estes oito turismos rurais oferecem tudo isso e vão ainda buscar outras tradições para proporcionar momentos  bem ao ritmo alentejano.

14 de março 2019
1 Casa do Roxo

Casa do Roxo

Localizada na Mina da Juliana, perto de Santa Vitória, no concelho de Beja, a Casa do Roxo fica em plena planície alentejana, sendo a unidade ideal para quem procura o sossego e o silêncio.
Nesta casa reina a arquitetura moderna, com uma decoração simples nos quartos. Por aqui, a madeira clara parece ser uma extensão da planície que se vê lá fora, apenas interrompida pelo azul do céu e da piscina, um oásis em dias de maior calor.
Paredes-meias com a Albufeira da Barragem do Roxo, a estadia aqui convida à descoberta da fauna e flora local. Aceite dar uma volta numa das bicicletas disponibilizadas pela Casa do Roxo ou um passeio de kayak nas águas de um dos afluentes do Sado.
2 Herdade do Sobroso

Herdade do Sobroso

Se é apreciador de vinhos, provavelmente uma das garrafas da Herdade do Sobroso já lhe passou pela mesa.
No concelho da Vidigueira, a apenas 9 km da Barragem do Alqueva, esta propriedade estende-se por 1600 hectares que acolhem os visitantes com uma bonita paisagem emoldurada pela Serra do Mendro a norte, pelo Guadiana a leste e a sul pela planície a perder de vista.
Na Herdade do Sobroso o vinho é tónica comum, quer seja nos vinhedos que avistamos, nos pormenores de decoração ou na adega de onde saem os néctares pelos quais ficaram conhecidos. Uma wine tour é quase uma obrigação.
A hospitalidade é feita de braços abertos, à boa maneira alentejana, a decoração dos quartos é rústica e típica de monte alentejano. Já os sabores à mesa agradam  aos paladares mais exigentes, da mesma forma que conquistam prestigiados concursos de gastronomia.
3 Monte Alto

Monte Alto

A 7 km de Campo Maior, vila conhecida pelas Festas das Flores, pelo vinho e pelo café, está o Monte Alto, uma herdade com 300 hectares de montado de azinho e pastorícia de ovelhas e porcos da raça alentejana.
Por aqui nasceu um turismo rural, fruto da recuperação de um antigo monte onde estão agora instalados oito quartos, prontos para receber todos os que procuram dias passados ao ritmo alentejano.
As salas têm lareira para fazer frente ao frio do Inverno, mas o calor estival é recebido na piscina e nos alpendres com vistas largas.
4 Monte do Giestal

Monte do Giestal

O Monte do Giestal fica a pouco mais de 12 km de Santiago do Cacém, na freguesia de Abela, em pleno litoral alentejano.
Esta típica herdade da região, rodeada de sobreiros e com uma extensão que ultrapassa os 70 hectares, tem 10 casas de campo, cada uma única e com decoração que assenta nas tradições alentejanas.
Por aqui não faltam coisas para fazer. Das caminhadas aos passeios de bicicleta, dos piqueniques aos mergulhos na piscina. E que tal um livro lido à beira de água?
Para todos os que procuram o conforto do corpo e da mente, a tranquilidade vivida no Monte do Giestal é ainda mais intensificada com uma massagem ou tratamento no spa desta unidade de turismo rural. Pura descontração campestre!
5 Monte Gois

Monte Gois

A 7 km de Almodôvar, na Serra do Mú, encontra o Monte Gois. As cores desta unidade de turismo rural falam mais alto na paisagem típica do Baixo Alentejo. A decoração, quer dos quartos, quer do restante monte, cruza-se entre a tradição alentejana e o etnicismo africano, o que dá um ambiente acolhedor e cativante a este espaço.
Há muita planície para descobrir, mas também uma agradável piscina e uma quinta com cavalos, cabras-anãs e porcos alentejanos que fazem a delícia de todos.
As refeições são preparadas com carinho e, sempre que possível, utilizando produtos orgânicos. E nem faltam tratamentos de spa ou sessões de ioga e meditação para alimentar o espírito.
Quem fica no Monte Gois pode optar pela praia fluvial na barragem da propriedade, mas pode também sair à descoberta das belas praias da Costa Vicentina ou até mesmo do litoral algarvio.
6 Quinta da Samoqueirinha

Quinta da Samoqueirinha

A 10 minutos de carro de Vila Nova de Milfontes, a Quinta da Samoqueirinha é um refúgio para quem pretende abrandar o ritmo de vida. A herdade estende-se por 25 hectares de jardins selvagens e a paisagem caraterística do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina.
Entre dias passados à beira da piscina ou a descobrir a “Princesa do Alentejo”, na Quinta da Samoqueirinha há uma relação próxima com os animais. Entre as 10h00 às 11h00, o portão abre-se para que os hóspedes possam conhecer e acarinhar os animais da quinta, desde o burro, ao pónei, passando pelas vacas, as cabras, ovelhas, coelhos, patos, galinhas, entre outros.
7 Refúgio das Origens

Refúgio das Origens

O Refúgio das Origens é um turismo rural situado em Monte Novo do Vale Lousal, nas Ermidas do Sado, no concelho de Santiago do Cacém. 
Este é um espaço familiar inserido numa herdade com 20 hectares onde se destacam as árvores de grande porte com mais de 200 anos de vida. 
Por aqui, o contacto com a terra e com a agricultura é incentivado. Vai ser convidado a colocar as mãos na terra, a observar a apanha da azeitona e de espargos ou a tirada da cortiça.
A mesa do pequeno-almoço enche-se de produtos da herdade e pode também experimentar pratos típicos alentejanos, como a açorda de beldroegas.
E já que está neste refúgio, não deixe de conhecer alguns dos ex-libris da região, como as Minas do Lousal, com o Museu de Ciência Viva, as Ruínas Romanas de Miróbriga ou o Castelo de Santiago do Cacém.
8 Tons da Terra

Tons da Terra

Quem chega ao Monte Tons da Terra sabe que está realmente no Alentejo. Os segredos deste local são desvendados pela planície, pela construção tradicional e pelos detalhes culturais incluídos na decoração. Localizado em São Domingos, a menos de 30 km da praia, este turismo rural procura na terra alentejana os tons que lhe dão nome.
A preocupação ambiental e a sustentabilidade são recorrentes e, por isso, a maioria da propriedade é alimentada por energia solar e todos os quartos têm um terraço, ideal para deixar entrar luz na habitação, ver o pôr do sol ou colocar a leitura em dia.
Para além da zona de spa, com sauna, jacuzzi, banho tropical e solário, pode ainda ir a mergulhos na piscina exterior. Já à mesa não faltam produtos locais como o pão caseiro, azeitonas, azeite, queijo e vinho da terra.
Desafio

Alentejo no Pensamento

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Quinta da Samoqueirinha
  • Casa do Roxo
  • Herdade do Sobroso
  • Monte do Giestal — Casas de Campo & Spa
  • Monte Gois Country House & Spa
  • Monte Tons da Terra
  • Monte Alto
  • Refúgio das Origens

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas