Descobrir Portugal
Ferreira do Zêzere — Onde o Azul e o Verde Se Misturam
Top
  • História e Cultura
  • Natureza e Ar Livre

Ferreira do Zêzere — Onde o Azul e o Verde Se Misturam

É certo dizer que em Ferreira do Zêzere a Natureza tomou conta e o Homem é um mero visitante. Neste top mostramos-lhe quatro referências a conhecer que testemunham a História e a tradição desta região do centro do país.

01 de julho 2016
1 Dornes

Vila Histórica de Dornes

Conhecida como a “Península Encantada”, Dornes ergue-se no centro das águas do Zêzere, envolvida por uma paisagem exuberante.
A beleza desta vila, no concelho de Ferreira do Zêzere, já lhe valeu a nomeação de uma das cinco mais belas e preservadas de Portugal. Da lista constam ainda Castelo de Vide, Marvão, Monsaraz e Óbidos.
No centro vai encontrar a Igreja de Nossa Senhora do Pranto, uma das principais referências do culto mariano, onde ocorrem todos os anos milhares de peregrinos, muitos oriundos do norte do país.
Logo ao lado, a Torre Templária de Dornes, uma construção pentagonal mandada construir por Gualdim Pais, grão-mestre da Ordem dos Templários, como parte integrante do sistema militar defensivo do Tejo.

2 Gruta de Avecasta

Gruta de Avecasta

A Gruta de Avecasta, em Ferreira do Zêzere, foi classificada como local de interesse público e zona especial de proteção em 2013, pelo seu valor em termos de preservação paleoambiental, tendo em vista a investigação histórica das diversas comunidades que por ali passaram.
A gruta está inserida num ambiente de grande biodiversidade, numa zona muito procurada para a realização de percursos pedestres.

3 Lago Azul

Lago Azul da Albufeira de Castelo de Bode

A atividade náutica é um dos principais segmentos do turismo em Ferreira do Zêzere. Afinal, o rio tem mais de 25 km e oferece condições únicas para desportos aquáticos como a canoagem, o wakeboard, ski aquático, remo ou para simplesmente um passeio de barco.
Estamos a falar de um paraíso de água cristalina, rodeado de encostas verdejantes e um pouco de história a espreitar as margens.
A Praia Fluvial da Castanheira, na albufeira de Castelo de Bode, também conhecida como Lago Azul, é o centro de toda a atividade, oferecendo um centro náutico e uma piscina flutuante. Aliás, foi este local que, em 2015, recebeu o Campeonato do Mundo de Wakeboard.

4

Gastronomia

Sabia que Ferreira do Zêzere é considerada a Capital do Ovo? O título deve-se ao facto deste ser o concelho que produz mais ovos em toda a Península Ibérica — cerca de 520 milhões por ano.
Claro que esta nomeação tem que ser acompanhada por um evento a rigor — o Festival do Ovo — que todos os anos acontece no mês de junho. Mas outras mostras gastronómicas animam o concelho e fazem vénia às Migas (janeiro), ao Lagostim (abril), à Fava (maio) e à Abóbora (novembro).
Quem visita a região de Ferreira do Zêzere tem de ir preparado para colocar a gastronomia na agenda, porque outras iguarias fazem a fama da região.
Desde o peixe de rio, como não podia deixar de ser, ao javali e ao leitão, sem esquecer as sobremesas, com a tradicional tigelada ou os bolos regionais Bons Maridos e Boas Esposas.

Desafio

Rio Dentro e Fora

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Torre de Dornes
  • Praia Fluvial da Castanheira

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas