Descobrir Portugal
À Conquista da Berlenga
Artigo
  • Sol e Praia
  • Natureza e Ar Livre

À Conquista da Berlenga

A Reserva Natural das Berlengas é um local único em Portugal. A pouca distância de Peniche, a Berlenga Grande oferece uma fauna e flora singulares. Vá conhecê-la este verão.

19 de junho 2018
O porto de Peniche enche-se todas as manhãs, durante a época balnear, de turistas ávidos para apanhar o primeiro barco rumo à Berlenga. A principal ilha que integra o Arquipélago das Berlengas atrai visitantes de todo o país, que procuram conhecer uma das mais extraordinárias reservas naturais de Portugal.

A viagem não é longa. Bastam cerca de 30 minutos (que podem ser agitados caso escolha fazer o trajeto em dia de maior ondulação) para atracar no pequeno porto que serve de sala de visitas do ilhéu. Logo ali, a enseada convida a banhos, mas há ainda tanto para fazer.

Ilha da Berlenga
O que visitar na Berlenga?
Na ilha existem dois trilhos que o encaminham pelas principais atrações. O primeiro — o trilho da Berlenga — vai do Bairro dos Pescadores, mesmo junto ao ancoradouro, à Fortaleza de São João Baptista, passando pelo Farol do Duque de Bragança, no ponto mais alto da ilha. Aliás, neste percurso prepare-se para muitos altos e baixos.

A fortaleza foi mandada erguer pelo Rei D. João IV, como posto de defesa do território. Após o abandono em 1847, no final do século passado foi renovada e adaptada a alojamento. Para além do forte, a área reservada ao campismo junto do Bairro dos Pescadores é o outro local onde pode pernoitar na Berlenga.

Forte da Berlenga
Biodiversidade única
O segundo caminho que lhe oferece uma boa visão sobre a área, bem como sobre as restantes ilhas que integram o arquipélago — as Estelas e os Farilhões —, é o Trilho da Ilha Velha. Por aqui será conduzido até ao habitat preferido de uma das espécies de aves mais comuns na Berlenga: as gaivotas.

A ínsula é um local de nidificação para várias espécies marinhas e ponto de passagem e repouso para outras tantas migratórias. O paraíso para os amantes de birdwatching.

Mas se a avifauna não faz parte da sua lista de preferências, não saia da Berlenga sem explorar o “Furado Grande”, um túnel natural que atravessa a ilha e que se junta às dezenas de grutas existentes no local, muitas delas submersas e que fazem as delícias dos fãs de mergulho e snorkeling.
Desafio

Capitão da Berlenga

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Bairro dos Pescadores, Berlenga Grande

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas