Descobrir Portugal
Azenhas do Mar — Paixão Pela Terra e Pelo Mar
Artigo
  • Romance

Azenhas do Mar — Paixão Pela Terra e Pelo Mar

É uma pequena aldeia do concelho de Sintra que parece saída de um postal. Muitos são os que sucumbiram à sua beleza, que continua a encantar quem a visita nos dias de hoje.

23 de junho 2020
As Azenhas do Mar fazem parte de qualquer roteiro de viagem para quem se aventura a descobrir os arredores de Sintra. Encaixada numa pequena encosta, sob o barulho constante das ondas do mar, esta pequena aldeia conquista quem a visita pela sua fotogenia, mas também pelas histórias do passado.
Por ela passaram nomes conhecidos como os escritores Vergílio Ferreira e José Saramago, ou os pintores Paula Campos, Júlio Pomar e Alfredo Keil. Afinal, quem consegue resistir a colocar, de forma eterna, esta terra numa tela?
Foi igualmente estância de férias do rei D. Carlos I e das rainhas D. Amélia e D. Maria Pia, recebendo também figuras como Perdigão Queiroga, Beatriz Costa ou Carmen Dolores.

Vista sobre as Azenhas do Mar

Visitar as Azenhas do Mar

Este miradouro natural lança o olhar sobre o litoral sintrense, a partir de um cenário pitoresco de pequenas casas brancas que pertencem à freguesia de Colares. Dos seus arredores saem grandes vinhos, feitos da uva que bebe do solo arenoso, e que sempre se destacaram na atividade económica desta povoação. A viticultura e a agricultura eram os maiores meios de subsistência no passado. Hoje, é o turismo que vai à procura da paisagem romântica, das piscinas naturais criadas junto ao mar e do peixe fresco que chega aos restaurantes da terra.
A capela de São Lourenço, datada de finais do séc. XVI, e a escola de 1972, do tempo do Estado Novo, são o pouco património edificado que por ali existe, mas que vale a pena ver, apesar do mar estar sempre a chamar.
Desafio

Pintor das Azenhas

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Piscinas das Azenhas do Mar

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas