Descobrir Portugal
Balões Invadem os Céus de Coruche
Artigo
  • Festivais e Eventos

Balões Invadem os Céus de Coruche

O terceiro Festival de Balonismo de Coruche já está no ar e promete encher de cores e formas os céus do Ribatejo.

30 de outubro 2019
Até ao dia de 3 de novembro, o Flutuar — III Festival de Balonismo de Coruche vai encher o céu daquela vila ribatejana com 30 balões de ar quente e também muitas atividades no chão.

Este ano, a organização pretende consciencializar o público para a importância do montado através do balonismo. “A Floresta de Montado está, segundo a World Wild Fund for Nature (WWF), na base de um dos 35 ecossistemas mundiais mais importantes para a conservação da biodiversidade, estando equiparada à Amazónia, à savana africana ou ao Bornéu”, refere o site do festival.

Para além da vertente de sensibilização, o Flutuar conta com a participação de 30 equipas de balonismo europeias (das quais seis são portuguesas) e brasileiras que irão surpreender todos com vários formatos e cores. Assim, pode assistir aos voos de balões com a forma do Bidu — um dos personagens da banda desenhada brasileira “A Turma da Mônica” — ou do rosto do pintor holandês Vincent van Gogh. Ambos estreias em Portugal.
No ar estará igualmente o maior balão de ar quente do mundo a voar comercialmente com passageiros. Operado pela Windpassenger, a aeronave conta com 42 metros de altura, 3 mil metros de tecido e um cesto que transporta 34 passageiros.

Durante os dias do festival, o céu de Coruche será ainda partilhado com apresentações de aviões ultraleves e auto-gyro pela Escola de Pilotos Ultraleves Aerolazer.

A festa também se faz no chão

Durante o Flutuar os olhares não estarão apenas voltados para cima. O exterior da Praça de Touros, no Parque do Sorraia, e o Pavilhão Multiusos de Coruche serão palco para inúmeras atividades.

Na primeira localização decorrerá o Street Food Fest e, entre 1 e 3 de novembro, conte com várias atividades de animação gratuitas (air bungee, parede de escalada insuflável, jogos tradicionais, carros de pedais, etc), animação de rua e uma selfie zone.

Ainda no Parque do Sorraia, entre as 19H00 e as 22H00, está um balão de ar quente estático.

Já o Pavilhão Multiusos acolhe as 31ª Jornadas da Gastronomia Tradicional e as V Jornadas “Sabores do Arroz”; a XXXV Feira do Livro de Coruche e a Coruche Constrói 2019, uma exposição feita com recurso a peças Lego.

Não saia de Coruche sem assistir ao espetáculo Night Glow, no dia 1 de novembro, pelas 21H00. Este é um dos pontos altos do festival, onde os pilotos, com os balões presos a alguns metros do chão, intercalam as chamas lançadas pelos queimadores com música, criando um espetáculo visual único.

Para mais informações sobre Flutuar — III Festival de Balonismo de Coruche consulte o site oficial e tenha em conta que o evento poderá estar sujeito a alterações dependendo das condições meteorológicas.
Fotografias: ©Windpassenger
Desafio

Ver Encher o Balão

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Praça de Touros

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas