Descobrir Portugal
Campeonato Mundial de Surf em Peniche Portugal
Artigo
  • Sol e Praia
  • Surf
  • Festivais e Eventos

Campeonato Mundial de Surf — bem-vindo ao maior espetáculo do mundo!

Pegue na toalha e no chapéu de sol. O verão já acabou mas a praia de Supertubos vai ser o seu destino durante os últimos dez dias de outubro. Vêm aí os melhores surfistas do mundo!

22 de julho 2020

A etapa portuguesa do Campeonato Mundial de Surf já ganhou espaço no coração dos portugueses e dos surfistas que correm o circuito mundial.
Peniche recebe uma vez mais o Moche Rip Curl Pro Portugal, entre 20 e 31 de outubro.
Os melhores surfistas do mundo vão à praia de Supertubos para conquistar terreno no ranking, naquela que é a penúltima etapa do ano.

Adriano de Sousa

Luta pelo título no Campeonato Mundial de Surf em Peniche

E a corrida está renhida. Mick Fanning, Adriano de Sousa e Julian Wilson já levantaram o troféu português em edições passadas e estão taco-a-taco na corrida para o título de 2015.
A juntar à matemática estão também Owen Wright e Gabriel Medina, tendo este último - campeão mundial em título - saído vitorioso da etapa em França que antecedeu a prova portuguesa.
Se for a Peniche pode ainda ver outros nomes incontornáveis da modalidade como Kelly SlaterFilipe Toledo, Jeremy Flores, Bede Durbidge, Josh Kerr ou John John Florence. Já para não falar de uma nova geração de surfistas que estão a dar cartas, como Italo FerreiraNat Young ou Wiggolly Dantas, entre tantos outros.

Vasco Ribeiro

Presença portuguesa

A grande ausência sentida no circuito deste ano tem sido a do português Tiago Pires, que no ano passado não se conseguiu qualificar para o tour. Mas não guarde já a sua bandeira porque o “Saca”, como é conhecido, vai marcar presença no Moche Rip Curl Pro Portugal. Ele, juntamente com Frederico Morais, ganharam o lugar de atletas que não vão poder estar presentes nesta etapa.
E não serão os únicos portugueses na água. Também a fazer parte da armada lusa estará o surfista de Cascais Vasco Ribeiro, vencedor de um wilcard pelo seu resultado no último Allianz Billabong Pro Cascais.

Supertubos

Praia de Supertubos no centro do mundo

A Praia do Medão, mais conhecida como Supertubos, está entre as melhores praias de Peniche e ganhou o apelido pelos seus tubos que têm tanto de perfeitos como de difíceis e que permitem testar as qualidades dos surfistas naquela que é a manobra-rei da modalidade.
A verdade é que o Moche Rip Curl Pro Portugal representa um grande impacto económico para a Região Oeste e para Peniche (cerca de 13,6 M€ para a vila, apenas durante o evento de 2014).
No ano passado pisaram o areal de Supertubos 138 mil pessoas, sendo uma das provas do circuito com mais público presente durante a competição, o que a tornou num caso de sucesso mundial.
Se esteve em Peniche nas últimas edições sabe que vai poder contar com muita animação, dentro e fora de água.

Sugestões relacionadas