Conhecer as lendas de Sintra — Via Verde
Descobrir Portugal
Centro Interpretativo Sintra Mitos e Lendas
Artigo
  • História e Cultura

Conhecer as lendas de Sintra

Apelidada por muitos como a “montanha mágica”, Sintra está envolta em lendas e mistérios. E há um núcleo interpretativo no centro histórico da vila onde pode ficar a conhecê-los.

24 de fevereiro 2021
Ao longo da história a beleza e mística de Sintra sempre inspirou contos que roçam a realidade e a ficção, e que são apresentados nas páginas de livros e nas imagens de filmes.

Estas lendas passam de geração em geração, sendo provavelmente acrescentado um ponto a cada conto lembrado.

O manancial de referências mitológicas é de tal ordem que no posto de turismo da vila nasceu o Centro Interpretativo Sintra Mitos e Lendas, o qual dá a conhecer as histórias em redor da Serra de Sintra, dos seus lugares e monumentos.

centro interpretativo Sintra Mitos e Lendas
Com recurso à cenografia, à multimédia ou a experiências sensoriais, neste espaço pode percorrer 17 áreas distintas onde lendas sobre Sintra são contadas pelas vozes de narradores e personagens, sendo possível interagir com muitos dos elementos.

Histórias de outros tempos contadas ao dia de hoje

O Centro Interpretativo Sintra Mitos e Lendas reúne o trabalho de arquitetos e cenógrafos, bem como de especialistas em audiovisuais, hologramas, efeitos sensoriais, realidade aumentada e filmes 3D. Tudo para proporcionar ao visitante uma experiência única.

Um dos exemplos é a conhecida lenda do “Túmulo dos Dois Irmãos” — que gira em torno de uma disputa entre irmãos pelo amor de uma mesma mulher —, aqui contada num cenário inovador e com recurso a um holograma de dimensões reais.

Pode também ter a sensação do que é entrar no Poço Iniciático da Quinta da Regaleira. Esta é uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral que desce por nove patamares que muitos creem ser os nove círculos do Inferno, Paraíso e Purgatório, como descrito na “Divina Comédia” de Dante.

A juntar a isto existem ainda cenários e hologramas do universo pagão presente nas lendas e mitos de Sintra, através da representação de animais e fadas.

A visita termina com a envolvência do verde da serra e os sons da floresta, dando o mote para a descoberta da natureza desta “montanha mágica”.
Fotografias: ©Câmara Municipal de Sintra

Sugestões relacionadas