Descobrir Portugal
Conhecimento Local — Alenquer, Vila de História, Artistas e Tradição
Artigo
  • História e Cultura

Conhecimento Local — Alenquer, Vila de História, Artistas e Tradição

Ricardo Graça Santos, gestor do Centro Operacional do Carregado da Brisa, acompanha-nos numa visita por Alenquer, uma vila que se cruza com as páginas da História de Portugal. Aceite o convite e conheça o património e as gentes desta terra.

13 de janeiro 2020
A apenas 30 minutos de Lisboa, Alenquer passa debaixo do radar de muitos viajantes. Mas Ricardo Graça Santos, gestor do Centro Operacional do Carregado, não vê local melhor para nos levar a passear. Afinal, “esta terra tem muita história e muito para visitar”.

Colaborador da Brisa há 18 anos, e desde 2012 a trabalhar nas imediações da localidade, surpreende-se ainda hoje com a riqueza da vila e das suas gentes.

Nesta viagem por Alenquer, Ricardo apresenta-nos o Convento de São Francisco, o primeiro mosteiro franciscano fundado em Portugal, e o bonito Palácio Municipal de Alenquer.

Leva-nos também a conhecer o trabalho do pintor João Mário, naquele que é o maior museu particular da Europa, e a vida e obra de Damião de Góis. Há ainda tempo para uma paragem no Museu do Vinho e um passeio pelo Jardim das Águas.

Surpreendido com tanto para ver? Ora, siga a sugestão de Ricardo Santos e embarque nesta viagem.
Agradecimentos: Município de Alenquer; Santa Casa da Misericórdia
Desafio

Alma de Alenquer

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Convento de São Francisco

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas