Há anos que é a imagem do surf nortenho. Matosinhos tem crescido em fama e em surfistas, principiantes e mais experientes, que procuram aquelas ondas para momentos de diversão.
Integrando a frente atlântica da região do Porto, a Praia de Matosinhos é um extenso areal, pintado com algumas formações rochosas, que tanto oferece ondas fáceis e divertidas — em dias de ondulação pequena — ou um nível mais difícil quando o mar decide mostra a sua força.

O areal vai desde o Castelo do Queijo, passando pelas imediações do Parque da Cidade, pelo Edifício Transparente até à foz do rio Leça. Aliás, a zona em frente ao Edifício Transparente é uma das mais concorridas, sendo o local de eleição para a realização de competições nacionais e internacionais.
Com o crescimento da modalidade, também as lojas e escolas de surf têm vindo a multiplicar-se. A primeira escola abriu portas na década de 1990 e hoje são já cerca de 10.

É também aqui que encontra a maior surfshop do norte do País, ao que se juntam restaurantes de várias tendências e até uma loja da Nutella (a 3ª a abrir na zona do Porto). Mas antes de ir às compras e petiscar, faça-se ao mar!