Descobrir Portugal
Estrelas Michelin — Constelação de Restaurantes Portugueses
Artigo
  • Gastronomia e Vinhos

Estrelas Michelin — Constelação de Restaurantes Portugueses

São 27 os restaurantes portugueses distinguidos com as famosas Estrelas Michelin para 2020. Conheça quem compõe a lista e quem nela  entrou pela primeira vez.

27 de novembro 2019
Portugal ganhou uma representação de peso no Guia Michelin de 2020 para a Península Ibérica, com 27 restaurantes nacionais a serem distinguido com as famosas Estrelas Michelin.

Apesar de não ter havido nenhum restaurante português a levar para casa as tão almejadas três estrelas, há novas entradas a registar e muitas renovações.

Porto, Lisboa e Algarve em destaque

Aos seis restaurantes que viram renovadas as suas duas estrelas são: Belcanto de José Avillez (Lisboa); Alma de Henrique Sá Pessoa (Lisboa); The Yeatman de Ricardo Costa (Vila Nova de Gaia); Ocean de Hans Neuner (Porches); Vila Joya de Dieter Koshina (Albufeira); e Il Galo D’Oro de Benîot Sinthon (Funchal).

À lista juntou-se, pela primeira vez, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, coordenada pelo Chef Rui Paula.
A Casa de Chá da Boa Nova “cativou os inspetores pela singularidade do local, sobre as rochas da Praia da Boa Nova, como pela intensa proposta do chef português Rui Paula, que brinca com a memória, técnicas modernas e cozinha de proximidade para dar um verdadeiro sabor atlântico aos seus pratos”, refere a organização.

Por outro lado, foram 20 os restaurantes que  mereceram uma Estrela Michelin, havendo aqui quatro novidades: Epur de Vincent Farges (Lisboa); Fifty Seconds de Martin Berasategui (Lisboa); Vistas de Rui Silvestre (Vila Nova de Cacela); e o Mesa de Lemos do Chef Diogo Rocha. Localizado em Silgueiros, a 14 quilómetros de Viseu, este último tornou-se no primeiro restaurante Estrela Michelin da zona centro de Portugal.

De acordo com o comunicado de imprensa divulgado pela Michelin, que este ano comemora 110 anos do guia referente à Península Ibérica, “é satisfatório ver como Espanha e Portugal aderem às tendências culinárias globais, dando mais destaque a alimentos fermentados, cardápios vegetarianos, produtos de proximidade, sustentabilidade, e reciclagem incipiente… a excelência desses dois países continua a crescer, e a criatividade dos seus chefs mostra um movimento permanente”.
Desafio

Chefs Estrelados

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Casa de Chá da Boa Nova

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas