Descobrir Portugal
Passadiços da Ponta da Piedade
Artigo
  • Natureza e Ar Livre

Explorar a pé a Ponta da Piedade

Agora que o verão já se foi, vá até à Ponta da Piedade e descubra a pé uma das zonas mais bonitas do litoral algarvio.

16 de outubro 2020
Há quem diga que é na época baixa que se descobre o verdadeiro Algarve. Por esta altura, aquela que é a região portuguesa mais concorrida durante o verão, sossega o ritmo. Tanto nas ruas das cidades e vilas, como à beira-mar.

Este é, portanto, o melhor momento para descobrir os cantos e encantos do bonito litoral algarvio. E nada mais indicado do que propor-se a uma caminhada nos passadiços da Ponta da Piedade.

Esta estrutura de madeira, com uma extensão de cerca de 2,5 km, nasceu no Barlavento Algarvio, a cerca de 4 km do centro de Lagos, para proteger as arribas onde se encontra e, simultaneamente, proporcionar uma viagem pela fauna e flora da região.

Um percurso que tem início junto do Farol da Ponta de Piedade e termina na Praia do Canavial, resultando numa caminhada feita em aproximadamente 1h30. Por isso, guarde uma manhã ou uma tarde para percorrer os 5 km, ida e volta.

Os fascínios da Ponta da Piedade

Conhecida pelas arribas e falésias de tons alaranjados e a geometria das formações rochosas, a Ponta da Piedade sempre foi alvo de curiosidade para quem visita a região.

Por aqui não faltam pontos de interesse que pode conhecer ao longo dos passadiços. Logo à partida, o Farol da Ponta da Piedade, um dos seis que existem ao longo do Algarve, construído onde um dia existiu uma ermida e em funcionamento desde 1913. Se tiver oportunidade de entrar e subir os 200 degraus que levam ao topo, pode ver a beleza daquele troço de costa.

Seguindo então caminho pelos passadiços encontra vários detalhes da fauna típica deste local e várias espécies de aves, como a gralha-de-nuca-cinzenta ou o pombo-das-rochas, que fizeram daquelas falésias uma casa com vista de luxo.

Depois, claro está, surgem as grutas da Ponta da Piedade, cuja beleza atrai visitantes todo o ano.

E já que está na Ponta de Piedade porque não sair fora do percurso para conhecer a Praia do Camilo, tida como uma das mais bonitas do Algarve, ou visitar Lagos? Temos um roteiro que pode seguir.

Cuidados a ter nos passadiços

Os passadiços da Ponta da Piedade são bastante expostos, por isso, evite dias de maior calor, vento forte ou chuva.

Água e calçado apropriado são mandatórios, mas saiba que existem ao longo do percurso várias zonas de descanso.

Pode também ir atento aos painéis informativos que encontra pelo caminho para compreender melhor o local onde se encontra e nunca se esqueça de deixar este sítio tal como o encontrou ou melhor. Por isso, leve o lixo consigo.

Por fim, apenas tem que apreciar a caminhada e a bela a paisagem, sozinho, em família ou com amigos. Daqui pode vislumbrar um dos mais bonitos pores do sol do país, por isso, leve a máquina fotográfica consigo.
Desafio

Natureza algarvia

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Farol da Ponta da Piedade

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas