Descobrir Portugal
Fátima — Pelos Caminhos da Fé
Artigo
  • História e Cultura
  • Família

Fátima — Pelos Caminhos da Fé

Todos os anos, cerca de 6 milhões de pessoas visitam Fátima. Há quem lá vá pela fé, para pagar uma promessa ou em busca de paz espiritual. Ou apenas para conhecer aquele que é um dos mais importantes santuários católicos do mundo.

É certo que os visitantes chegam a Fátima ao longo de todo o ano mas é em maio e outubro, quando se celebram as aparições de Nossa Senhora aos pastorinhos, e em Agosto, pela altura da missa do emigrante, que a pequena cidade tem os seus momentos altos. Nestes dias, o Santuário acolhe mais de 200 mil pessoas.

Cidade pequena, cheia de fé
Fátima é uma cidade pequena do concelho de Ourém. Os seus 15 mil habitantes estão há muito habituados ao constante vaivém de autocarros de turismo que ali largam visitantes vindos, literalmente, dos quatro cantos do mundo. A fé não tem nacionalidade e em Fátima isso é bem evidente.

A 13 de Maio de 1917, Nossa Senhora terá surgido a 3 pastores – Lúcia, Jacinta e Francisco, pela primeira vez. A imagem da santa foi avistada no topo de uma azinheira no lugar da Cova da Iria. Nesse local foi erguida uma pequena capela – a Capela das Aparições.

Capela das Aparições 

O templo foi destruído em 1922 mas bastou um ano para ser reerguido. Na pequena capela, localizada junto à Basílica de Nossa Senhora do Rosário, destaca-se a imagem de Nossa Senhora de Fátima, original de 1920. 

Ali ao lado, encontramos a azinheira. Não é a original sobre a qual terá surgido a santa até porque, assim que o milagre começou a ser espalhado, os fiéis que ali se deslocavam foram retirando pequenos ramos da árvore. E da singular azinheira nada sobrou mas a que lá está tem um século de vida.

Na Rota do Santuário
Entrando no Santuário a partir da Rua Cónego Nunes Formigão, uma das principais artérias da cidade, consegue ter uma boa perspectiva da grandiosidade do recinto. É limitado, nos topos, pelas duas Basílicas – a norte pela de Nossa Senhora do Rosário, a sul pela da Santíssima Trindade.

 

A primeira como que parece que abraça os peregrinos que chegam ao santuário, imponente com os seus mais de 70 metros de comprimento. A cruz que à noite se avista ao longe está no topo da torre sineira, erguida a 65 metros de altura. É nesta basílica que estão sepultados os três pastorinhos.

Do lado contrário, temos uma das mais recentes construções do Santuário de Fátima – a Basílica da Santíssima Trindade cuja edificação teve início em 2004, um ano antes da morte da irmã Lúcia. Acolhe mais de 8 mil e 600 fieis o que lhe aufere o título do quarto maior templo católico do mundo! 

Também recente é a Cruz Alta, uma imagem de Cristo na cruz, criada pelo alemão Robert Schad, feita em aço e com 34 metros de altura. Está à entrada da basílica, junto à estátua de João Paulo II.

 

Tornou-se um autêntico local de culto uma vez que homenageia um dos papas mais queridos do povo português e que visitou Fátima por três vezes, a primeira das quais em Maio de 1982 para agradecer à Nossa Senhora o facto de ter sobrevivido ao atentado sofrido na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Católicos e não só
Mesmo quem não é católico não fica indiferente à atmosfera que se vive em Fátima. As demonstrações de fé, mais ou menos subtis, estão espalhadas por todos os cantos do santuário. Facilmente nos cruzamos com alguém que, de joelhos, percorre a passadeira que se estende da Basílica da Santíssima Trindade até à Capela das Aparições. Nos rostos de quem paga uma promessa tanto se vê cansaço e dor, como contentamento de quem chega ao fim de um caminho duro.

Local muito concorrido é o tocheiro onde se encontram todos aqueles que prometeram “acender uma velinha à Nossa Senhora de Fátima”. As velas passam de mão em mão, procurando o lume alheio, e nos mais diferentes formatos. São toneladas de cera que se queimam ali todos os anos... tudo, em nome da fé.

Desafio

O Prometido É Devido

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Santuário de Fátima
  • Capela das Aparições

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas