Descobrir Portugal
Festa dos Tabuleiros de Tomar — Tradição Secular
Artigo
  • História e Cultura
  • Festivais e Eventos

Festa dos Tabuleiros de Tomar — Tradição Secular

A Festa dos Tabuleiros está de volta em 2019 e vai encher de cor as ruas de Tomar. Prepare-se para assistir a uma das mais antigas tradições do centro de Portugal.

25 de junho 2019
A Festa dos Tabuleiros, cuja história remonta ao séc. XVI, está de volta e, entre 29 de junho e 8 de julho, promete encher as ruas de Tomar com muita cor e animação.

O evento realiza-se de quatro em quatro anos, tornando-se num momento muito aguardado não só pela população local mas pelos milhares de visitantes oriundos de todo o país que acorrem à cidade por esta altura.

Todos Querem Assistir à Festa dos Tabuleiros

Os dez dias de festividades incluem vários momentos de relevo destacando-se o enfeitar das varandas com colchas e flores nas ruas por onde passa o desfile principal ou os cortejos parciais, e a exposição dos tabuleiros. Ambos acontecem com a chegada dos tabuleiros de fora da cidade.

Festa dos Tabuleiros de Tomar
Mas o acontecimento mais esperado é o Grande Cortejo dos Tabuleiros, no domingo, dia 7 de julho. Às 16H00, o Mordomo abre os portões da Mata dos Sete Montes, na Praça Infante D. Henrique e dá início ao desfile.

O cortejo, que se estende por 5km e tem uma duração de aproximadamente quatro horas, reúne cerca de 2 mil participantes, entre as raparigas e os rapazes dos tabuleiros, os membros da comissão, os aguadeiros, os fogueteiros, os gaiteiros, etc.

As raparigas levam na cabeça o famoso Tabuleiro de Tomar que, segundo a tradição, deve ter a altura da pessoa que o transporta e ser decorado com flores de papel, espigas de trigo e 30 pães, colocados em canas que saem de um cesto com um pano bordado de branco. No topo das estruturas surge a Cruz de Cristo ou a pomba do Espírito Santo.

Festa dos Tabuleiros de Tomar

Uma agenda cheia

A Praça da República é um dos principais pontos de paragem no desfile, local onde decorre a Benção dos Tabuleiros. Passando por outros locais, como as principais igrejas de Tomar ou o Parque do Mouchão, o cortejo termina na Avenida General Bernardo Faria, junto à Várzea Grande.

Durante os dias da Festa dos Tabuleiros pode ainda contar com várias exposições, mostras de gastronomia e artesanato, jogos tradicionais, arraiais e os concertos da Blaya, Quinta do Bill, Rui Veloso ou Ana Moura, entre outros, a terem lugar no Estádio Municipal de Tomar.

Consulte o site da Festa dos Tabuleiros para conhecer toda a programação e veja o mapa do Cortejo dos Tabuleiros para escolher o melhor local para assistir. Vá com tempo para o local e tenha em conta que os acessos e circulação na cidade podem estar condicionados.
Desafio

De Tabuleiro Na Cabeça

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Praça da República de Tomar

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas