Descobrir Portugal
Mostra de Doçaria Conventual — Doce Gula
Artigo
  • Gastronomia e Vinhos
  • Festivais e Eventos

Mostra de Doçaria Conventual — Doce Gula

A Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais está de volta aos claustros do Mosteiro de Alcobaça e vem acompanhada por espetáculos de música e videomapping. Para descobrir entre 14 e 17 de novembro.

11 de novembro 2019
Cornucópias, Pão-de-ló de Alfeizerão, Pastéis de Santa Clara e Pudim Abade de Priscos. Se está a começar a salivar é porque é um dos muitos apreciadores da famosa doçaria conventual.

Entre 14 e 17 de novembro, o Mosteiro de Alcobaça recebe a Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais e é lá que vai encontrar estas e outras iguarias de gemas, açúcar e amêndoa.

A 21ª edição conta com  a maior presença de sempre de produtos confeccionados em mosteiros cistercienses. Em representação de Portugal estão as Monjas Cistercienses de São Bento da Porta Aberta (Ordem de Cister), o Mosteiro do Santíssimo Sacramento do Louriçal (Ordem de Santa Clara) e o Mosteiro de São Bento de Singeverga (Ordem de São Bento), bem como dezenas de pastelarias oriundas de todo o país.

A mostra distribui-se por vários espaços no interior do mosteiro, entre o Claustro D. Dinis, a Sala dos Monges e o refeitório. Na Praça D. Afonso Henriques estará a “Botica dos Monges”. Será um espaço dedicado aos licores, cuja história está, também, ligada aos monges cistercienses, que produziam elixires e licores a partir de plantas, frutas e bagas.

Sons divinos na Mostra de Doces e Licores Conventuais

Classificado Património da Humanidade pela UNESCO, o Mosteiro de Alcobaça é, igualmente,  por estes dias palco de vários concertos de música sacra. Pela nave central daquela que é a maior igreja monástica cisterciense de Portugal e uma das maiores da Europa, irão ecoar as vozes do “The Choir of Saint Paul’s Cathedral”, de Londres, bem como do Coro Gregoriano de Lisboa, do Coro Capela Nova e do Coro de Câmara Lisboa Cantat. A entrada é limitada à lotação da igreja.

Diariamente, entre as 18H00 e as 23H00, poderá ainda assistir a um espetáculo de videomapping alusivo à história do mosteiro, à presença dos monges cistercienses e à sua herança gastronómica.

O bilhete diário da Mostra Internacional de Doces e Licores Conventuais tem um custo de 1€, podendo optar pela pulseira livre trânsito para os quatro dias do evento e que tem o custo de 2.5€.

Para mais informações, consulte o site oficial desta mostra gastronómica.
Fotografias: ©Câmara Municipal de Alcobaça
Desafio

Pecado Original

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Mosteiro de Alcobaça

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas