A magia do cinema faz-se nos ecrãs que durante décadas passam as películas que encantam os fãs de todo o mundo. As salas de cinema enchem as cadeiras com público que ri, que chora, que tem medo ou que se aventura num mundo imaginário que só a 7ª arte consegue criar.
O
Cinema São Jorge, em Lisboa, é uma dessas salas emblemáticas. Abriu as portas a 24 de fevereiro de 1950, com o filme “Os sapatos vermelhos”, e são incontáveis os sucessos de bilheteira que já passaram pelas telas das suas três salas de exibição.
A maior, a Sala Manoel de Oliveira, com mais de 800 lugares, faz com que o São Jorge seja hoje o último grande cinema de Lisboa.
Percorrer os cantos do Cinema São Jorge
O que lhe propomos é uma visita virtual por esses auditórios, pelas zonas de projeção, pelos camarins, e até pelas casas de banho deste
edifício premiado com o Prémio Valmor.
Para conhecer os segredos do Cinema São Jorge pode
fazer um tour guiado e bem-humorado (em vídeo, claro está) na companhia do escritor e guionista Pedro Vieira.
Mas se quiser ir ao seu próprio ritmo, escolhendo o caminho a tomar, embarque numa
viagem virtual 360º.
Qualquer que seja a opção, vai descobrir um local que evoluiu com o passar do tempo e que hoje une várias formas de expressão cultural, desde o cinema, ao teatro, à música ou à comédia. Uma verdadeira casa das artes no centro de Lisboa.