Nos bastidores do Cinema São Jorge — Via Verde
Descobrir Portugal
Cinema São Jorge
Artigo
  • História e Cultura

Nos bastidores do Cinema São Jorge

Cinema emblemático da cidade de Lisboa, entre nas salas do São Jorge e fique a conhecer os seus segredos... mesmo sem sair de casa.

26 de março 2021
A magia do cinema faz-se nos ecrãs que durante décadas passam as películas que encantam os fãs de todo o mundo. As salas de cinema enchem as cadeiras com público que ri, que chora, que tem medo ou que se aventura num mundo imaginário que só a 7ª arte consegue criar.

O Cinema São Jorge, em Lisboa, é uma dessas salas emblemáticas. Abriu as portas a 24 de fevereiro de 1950, com o filme “Os sapatos vermelhos”, e são incontáveis os sucessos de bilheteira que já passaram pelas telas das suas três salas de exibição.

A maior, a Sala Manoel de Oliveira, com mais de 800 lugares, faz com que o São Jorge seja hoje o último grande cinema de Lisboa.

Cinema São Jorge

Percorrer os cantos do Cinema São Jorge

O que lhe propomos é uma visita virtual por esses auditórios, pelas zonas de projeção, pelos camarins, e até pelas casas de banho deste edifício premiado com o Prémio Valmor.

Para conhecer os segredos do Cinema São Jorge pode fazer um tour guiado e bem-humorado (em vídeo, claro está) na companhia do escritor e guionista Pedro Vieira.

Mas se quiser ir ao seu próprio ritmo, escolhendo o caminho a tomar, embarque numa viagem virtual 360º.

Qualquer que seja a opção, vai descobrir um local que evoluiu com o passar do tempo e que hoje une várias formas de expressão cultural, desde o cinema, ao teatro, à música ou à comédia. Uma verdadeira casa das artes no centro de Lisboa.
Fotografias: © Câmara Municipal de Lisboa

Sugestões relacionadas