Nova Tapada da Ajuda convida a passeios em Lisboa — Via Verde
Descobrir Portugal
Tapada da Ajuda
Artigo
  • Natureza e Ar Livre

Nova Tapada da Ajuda convida a passeios em Lisboa

Com novos trilhos e espaços verdes renovados, a Tapada da Ajuda está de cara lavada e pronta a receber os amantes da natureza.

11 de janeiro 2021
Com mais de 100 hectares, a Tapada da Ajuda é um dos espaços verdes por excelência da capital lisboeta. Foi agora renovada oferecendo novos trilhos para quem a visita.

Num projeto que envolveu a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto Superior de Agronomia e a Junta de Freguesia de Alcântara, o visitante pode contar com novos caminhos, quer pedonais, como cicláveis, que unem as principais portas de entrada, assim como o Parque Florestal de Monsanto ao resto da cidade através de Alcântara.

Tapada da Ajuda
Para além de novos troços, que contam com sinalética para ajudar quem os percorre, a Tapada da Ajuda é ainda conhecida pela sua parte botânica, incluindo, por exemplo, uma floresta de zambujeiros, reconhecida internacionalmente.

Também o património edificado é boa desculpa para andar pela tapada, com elementos tão importantes como o Observatório Astronómico de Lisboa, que data de 1850, ou o Pavilhão de Exposições de 1884.

O Chalet da Rainha D. Amélia e o Jardim da Rainha, com os bancos cobertos de azulejos que retratam a história nacional, são outros dos elementos a não perder, aos quais se juntam os vários miradouros que permitem um olhar único sobre Lisboa.

Para mais informação sobre o acesso à Tapada da Ajuda, consulte o site do Instituto Superior de Agronomia.
Fotografias: ©Lisboa Green Capital 2020 / Câmara Municipal de Lisboa

Sugestões relacionadas