Descobrir Portugal
Oceanário de Lisboa — Respirar Debaixo de Água!
Artigo
  • Família

Oceanário de Lisboa — Respirar Debaixo de Água!

Tem quase 20 anos mas continua a ser um dos espaços mais modernos de Portugal. Já alguma vez viu um cirurgião-amarelo? Ou um Tubarão-Touro? E um Peixe-Picasso? Não? Então venha connosco ao Oceanário de Lisboa.

26 de outubro 2015

Sabia que o Oceanário de Lisboa é um dos equipamentos culturais mais visitados em Portugal? Pois é. E há muito boas razões para isso. O mundo dos oceanos está já ali, ao alcance de uma visita. Fauna, flora, biodiversidade, conservação ambiental e um sem fim de atividades para os mais pequenos.

Era uma vez um aquário...
Foi o especialista em aquários Peter Chermayeff quem desenhou o Oceanário de Lisboa a tempo de ser inaugurado para a Expo 98. Desde logo um sucesso, este equipamento passou a receber cerca de 1 milhão de visitantes por ano. Dois edifícios unidos por uma ponte, um em terra, outro cercado pelas águas do Tejo.

Oceanário de Lisboa

Há 20 anos que o objetivo se mantém – dar a conhecer a vida dos oceanos e alertar para a necessidade de preservação do mundo que existe debaixo de água.

Todos os oceanos num só
Começa-se em terra, termina-se no mar. É assim que funciona a exposição ao Oceanário de Lisboa. Numa primeira parte, percebemos como funcionam os habitats da costa, partindo depois à descoberta do verdadeiro mundo subaquático.

Oceanário de Lisboa

São 24 aquários com mais de 8 mil exemplares de animais e plantas que retratam a vida nos oceanos, aqui unidos como se de apenas um se tratasse. Peixes, tubarões, papagaios, pinguins, lontras marinhas, estrelas do mar, polvos, medusas, caranguejos e corais.

Aquilo que os olhos vêm junta-se o que os ouvidos captam. A visita ao Oceanário de Lisboa é sempre acompanhada por sons que nos remetem para os diferentes habitats que vamos espreitando.

Florestas Submersas
Desde Abril de 2015 que o Oceanário de Lisboa acolhe as “Florestas Submersas”. A exposição de Takashi Amano é a maior criação alguma vez feita pelo aquascaper japonês. É uma viagem pelo universo aquático através de um conceito que une a natureza à arte.

Exposição Florestas Submersas

De dimensões notáveis, as “Florestas Submersas” estendem-se por um aquário com 160 mil litros, 40 metros de comprimentos e mais de 2 de largura. Para o ornamentar, Takashi Amano usou 4 toneladas de areia, 25 de rocha vulcânica açoriana e perto de 80 troncos de árvores. Uma floresta que alberga 40 espécies de peixes tropicais de água doce e 40 espécies de plantas aquáticas.

Desafio

Em Busca do Melhor Explorador Submarino!

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Oceanário de Lisboa

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas