Descobrir Portugal
Onde Ver Golfinhos em Portugal
Artigo
  • Família
  • Natureza e Ar Livre

Onde Ver Golfinhos em Portugal

Concentram-se em determinados pontos da costa portuguesa e, quando avistados, proporcionam grandes emoções.

27 de abril 2018
O Estuário do Sado e costa algarvia são zonas privilegiadas para a observação de golfinhos. A inteligência e a simpatia destes mamíferos fazem com que seja uma das espécies mais apreciadas por miúdos e graúdos. Por isso, não é à toa que nestes locais proliferem as empresas turísticas que proporcionam passeios de barco pela costa em busca destes animais.

Roazes do Sado
Tursiops Truncatos. Talvez não saiba, mas é este o nome científico da espécie de golfinhos que habita no Estuário do Sado. É uma das 32 existentes e por aquelas bandas é também chamada de Roaz-Corvineiro. A designação vem do facto de roerem as redes dos pescadores em busca de uma das suas iguarias preferidas — a corvina. 

A comunidade de roazes que habita no Sado é a única residente em Portugal e uma das três existentes em toda a Europa. As características do local e a riqueza de alimento faz com que se tenham fixado ali há já várias décadas.

Atualmente, o número de roazes que vive no Estuário do Sado ronda os 30 exemplares, três dos quais nasceram em 2017. São devidamente monitorizados e acompanhados por uma equipa da Reserva Natural do Estuário do Sado de forma a manter protegida esta importante comunidade de mamíferos. 


Pelo Algarve
A probabilidade de conseguir avistar golfinhos num passeio pela costa algarvia é alta, mas estes não habitam aqui. Vão circulando pelas águas em busca das temperaturas mais altas e locais com maior quantidade (e qualidade) de alimento. 
Nas zonas de Sagres, de Olhão ou de Faro é possível observar os roazes- corvineiros ou o golfinho comum (Delphinus delphis).

A melhor maneira para observar golfinhos será mesmo num passeio numa embarcação ao longo da costa, aproveitando, assim, também para admirar as magníficas formações rochosas. 

Desafio

Golfinhos à Vista!

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Portinho da Arrábida
  • Doca de Faro

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Sugestões relacionadas