Os encantos da Vagueira — Via Verde
Descobrir Portugal
Praia da Vagueira
Artigo
  • Natureza e Ar Livre
  • Sol e Praia

Os encantos da Vagueira

Um passadiço que separa a ria e o mar, a antiga arte xávega e o melhor pescado da região. Estes são apenas alguns dos atrativos da Praia da Vagueira.

26 de abril 2021
Os residentes consideram-na como “a melhor praia do mundo” e quem vem de fora tende a concordar. O extenso areal da Praia da Vagueira conquista todos os que a visitam, em Vagos, no distrito de Aveiro.

Por aqui ainda se mantém a tradição da pesca com arte xávega. A mesma que coloca no pequeno mercado local o peixe mais fresco, capturado a pouca distância da costa e usado nos pratos que enchem as ementas dos restaurantes.

Arte Xávega
Muitas iguarias ganharam fama ao longo do tempo por aqui, como a caldeirada de enguias ou o marisco. Esses ingredientes vêm da Ria de Aveiro, ali mesmo ao lado.

Para conhecer estes dois mundos, entre o mar e a ria, estão os Passadiços da Vagueira, que atravessam um grande cordão dunar e se estendem até à Praia do Labrego.

Passadiços da Praia da Vagueira
Uma caminhada por esta estrutura de madeira é a oportunidade perfeita para respirar a brisa salgada e lançar o olhar sobre uma zona de sapal que atrai inúmeras espécies de aves.

Para fãs de desportos aquáticos, pode sempre optar por uma sessão de stand up paddle ou canoagem na ria, ou virar-se para o mar e experimentar surf, já que está numa das melhores praias da região para o fazer.

Sugestões relacionadas