Descobrir Portugal
Peniche — Há Mais Ondas Para Lá dos Supertubos
Artigo
  • Sol e Praia
  • Surf

Peniche — Há Mais Ondas Para Lá dos Supertubos

A Praia dos Supertubos ficou conhecida por ser o palco do Campeonato Mundial de Surf. Mas a cidade que é já considerada como a Meca portuguesa do surf tem muitas outras ondas que lhe justificam o título.

04 de janeiro 2017

Todos os anos, em outubro, os olhos do mundo do surf viram-se para a praia de Supertubos, em Peniche. Foi lá que, em 2009, aconteceu a primeira prova do atual circuito mundial. Primeiro, como um evento móvel que, naquele ano, aterrou em Portugal, mas depois, dado ao seu sucesso e à qualidade das ondas, com lugar fixo no calendário competitivo.

Campeonatos à parte, Peniche continua a ser um dos destinos portugueses mais escolhidos por surfistas nacionais e estrangeiros. E não é para menos. Para lá dos Supertubos, a região tem várias praias cheias de boas ondas, que funcionam com diferentes condições de ondulação e de vento.

Praias de Peniche

Se viajar para a esquerda de Supertubos encontra praias como a Consolação e o Porto Batel. A primeira, é uma direita longa que quebra sobre uma bancada de pedra, sendo que, do outro lado da fortaleza, dá de caras com outra onda que só funciona quando a ondulação está maior.

Já o Porto Batel, a cerca de um quilómetro da Consolação, é para surfistas mais experientes uma vez que são ondas que quebram em fundo de rocha, muitas vezes a pouca profundidade.

Em direção aos Belgas
Voltamos até aos Supertubos, para seguir para a direita até encontrar o Molhe Leste. O nome vem do quebra-mar que protege o Porto de Pesca de Peniche e este é também um ponto muito procurado por surfistas e bodyboarders, principalmente em dias de vento norte e ondulações maiores.

Baía de Peniche

Pela Avenida da Praia percorre-se a longa baía de Peniche e neste extenso areal há surf para todos os tipos de surfistas. Mas tenha em atenção: quanto mais a meio da baía, maiores são as ondas.

Daí, basta percorrer um quilómetro para chegar ao Lagide, mesmo junto à Ilha do Baleal. Um fundo de rocha que forma ondas para a esquerda muito compridas e que funciona com quase todas as marés.

Do Lagide até à Praia dos Belgas, muitos são os picos de ondas que pode descobrir, a maioria quebrando em fundo de areia. Contudo, as praias a caminho da Lagoa de Óbidos são pouco vigiadas, pelo que se aconselha alguma prudência caso se aventure no mar.

Desafio

Surfista Penicheiro

Faça check-in com a App Via Verde e suba no ranking
Pontos de check-in:
  • Praia da Consolação
  • Praia do Molhe Leste
  • Baía de Peniche
  • Praia do Lagide

para ver os check-ins já feitos.

Ao completar Desafios, pode ganhar portagens gratuitas!

Programas relacionados

Ver mais Programas

Sugestões relacionadas