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Vinho Em Casa
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Vinho Em Casa

Estar por estes dias em casa é a melhor coisa, até para os fãs de vinho. É que multiplicam-se as ações e ideias para aprender mais e apreciar um bom néctar português.

27 de março 2020
Os produtores de vinhos nacionais e instituições ligadas a este segmento viram-se, nesta fase, obrigados a fechar portas.

Com clientes e enófilos em isolamento social, o que não têm faltado são ações e alguma imaginação para levar os vinhos até às casas portuguesas. A começar pelo Mercado de Vinhos Digital. Depois de se verem obrigados a cancelar os eventos vínicos presenciais que tinham programados, a equipa do TintoCão.com vai organizar este sábado e domingo, 28 e 29 de março, um autêntico festival do vinho.

Em directo, nas páginas do Facebook e do Instagram, entre as 10h de sábado e as 20h de domingo, dezenas de produtores e sommeliers nacionais vão falar, claro está, de vinho, dos seus projetos e responder a perguntas de quem estiver online.

Nesta verdadeira maratona vinícola estão previstas palestras e provas comentadas, podendo ainda encomendar alguns dos néctares através de uma loja online criada para o efeito.

beber vinho em casa

Provas de vinho feitas em casa

E por falar em comprar vinho para ter em casa, a Ervideira, que também se viu forçada a fechar portas por esta altura, não quer deixar os clientes de copo vazio. Por isso, está a dinamizar, com várias novidades, a sua loja online e disponibilizou um código promocional — “portesgratis” —, que permite usufruir de portes de envio gratuitos para todo o Portugal Continental.

Já o Monte da Ravasqueira leva o seu enólogo ao pequeno ecrã e todas as terças e quintas-feiras, às 22h, Vasco Rosa Santos está na página de Instagram da marca a fazer o “Notas de Prova”. Por aqui fica a conhecer como um determinado vinho é pensado, criado e como deve ser degustado. O enólogo está disponível para responder às perguntas dos mais curiosos ou a trocar histórias e experiências. Sempre em direto.

monte da ravasqueira De resto, o Instagram parece ser a plataforma de eleição para estas iniciativas. Muitas são as marcas que andam por lá a fazer directos e a enriquecer o conhecimento sobre os vinhos nacionais.

Desde o Esporão, que já tem uma agenda marcada até dia 9 de abril com directos que vão desde as conversas sobre vinhos e cerveja artesanal a técnicas de fazer pão ou dicas gastronómicas; à Quinta da Aveleda com workshops de provas e harmonizações; e ao “Quarantine Tastes” com o escanção António Lopes.

Quem também anda por esta rede social a partilhar conhecimento é o sommelier Rodolfo Tristão com a sua “Wine Hour at Home”, bem como os enólogos da Quinta da Lagoalva que apresentam em directo os vinhos da casa.

A Norte, a Quinta do Soalheiro vai um pouco mais longe introduzindo um novo conceito de enoturismo: o “Soalheiro Digital Tasting”.

Aquela que é a primeira marca de Alvarinho de Melgaço propõe uma prova digital comentada pelo enólogo de serviço Luís Cerdeira onde não vai ficar nada por saber acerca da famosa casta Alvarinho.

Para isso, terá que comprar um kit que inclui três dimensões Soalheiro — Granit 2019 (lançamento), Terramatter 2018 (natural, sem filtração) e Reserva 2018 (nova colheita), um vídeo comentado pelo enólogo da Soalheiro, Luís Cerdeira, informação técnica da marca, fichas técnicas dos vinhos, notas de prova, entre outras ofertas. “Em breve, tudo voltará à festa e ao convívio. Nós acreditamos”, refere a marca.
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